O Psoas – como treinar o músculo da alma


O nome é esquisito, eu não conhecia até pesquisar sobre ele e escrever este artigo. Esquisito e desconhecido apesar deste ser o músculo mais profundo e estabilizador do nosso corpo e, importantíssimo para a manutenção da saúde, vitalidade e bem-estar emocional. Dele depende, também, a saúde da nossa alma e o bem viver nesta Terra.

O psoas, ou ílio psoas como também é conhecido, quando mal tratado (encurtado, enrijecido, doente) vai afetar o nosso equilíbrio estrutural, a amplitude dos movimentos que conseguimos fazer, a mobilidade articular e até o funcionamento dos órgãos internos no abdômen.

Ele liga a coluna vertebral às pernas, é responsável por nos manter em pé e é ele que nos permite levantar as pernas para andar.

Toda essa correlação, e muito mais, foi trabalhado, estudado, pesquisado e divulgado por Liz Koch e confirmado pelos centros de yoga, mundo à fora.

psoas 2

Mas, o mais interessante é que o psoas é também um órgão de percepção – ele é um músculo feito de tecido bio-inteligente e tem dentro de si o nosso desejo mais profundo de sobreviver e florescer. Então, ele é como um porta-voz das nossas emoções e um mensageiro primário do sistema nervoso central.

É por isso que, quando estamos ansiosos sentimos aquelas “borboletas na barriga”, sabia? É ele, o psoas, que tremelica ao compasso da nossa ansiedade. E também está ligado aos movimentos respiratórios, acelerados, quando estamos nervosos ou em estresse – ele tem uma ponta agarrada ao diafragma, o danado.

Quando a gente vive acelerado, estressado, a adrenalina constante mantêm nosso psoas tenso – e aí estaremos sempre “prontos para correr ou entrar em ação, armados para lutar ou fugir”, que é para o que serve o estresse. Mas, se este é contante, bom, vai esgarçar, como tudo, não? Ou encurtar, ficar rígido, enfim, perder sua maravilhosa mobilidade.

É por isso que a gente, estressado, ansioso, tem dor nas costas, ciático inflamado, os discos vertebrais se desconjuntam, as menstruações são problemáticas e super dolorosas e, claro, temos problemas digestivos até dizer chega. Psoas curto, enrijecido, carregado de adrenalina, preparado para correr ou lutar, é isso ai!

E mais, nessa situação de sobrecarga, o psoas, que é bio-inteligente e cumpre sua função, fica mandando sinais de alerta para o sistema nervoso central – e aí fica uma bagunça pois ele altera o movimentos dos fluídos do nosso corpo, e o vai-e-vem ritmado da nossa respiração (aí vem inchaço, comprometimento renal, digestão deficiente, crises de asma e bronquite, esgotamento das glândulas supra-renais e do sistema imunológico). Bom, e tudo piora com os maus hábitos sedentários, as posições erradas de estar sentado, a contração constante de uns músculos mais do que outros. E isso tudo precisará ser reajustado.

Liberar, treinar, alongar, reajustar o psoas – como se faz?

Nas tradições orientais o psoas é chamado de “músculo da alma” e considerado um órgão de canalização da energia, um núcleo que nos conecta com a terra, pelo qual fluirá, ou não, a nossa energia, da Terra ao Universo, sem tropeços por dentro de nós – já explicamos acima que ele é bio-sensível e altamente emocional, não? Mas, a verdade é que, com alguns exercícios que visem o treinamento do psoas podemos conseguir superar ansiedade e medos. Vamos tentar?

Alguns exercícios você deve fazer deitado de costas, como na yoga, para relaxar o psoas e alongá-lo. Outros exercicios bons são os do pilates e também um método conhecido como no Shiatsu você encontra muita ajuda para o seu psoas rendido.

Na foto e no video abaixo você pode observar uma sequência de treino para trabalhar o psoas.

psoas treino

A vida é uma luta – é bom que tanto para o nosso desenvolvimento interior é o primeiro passo – e cuidar do nosso corpo e nossa mente de exercícios físicos, respiração e relaxamento, para melhorar a forma de como lidar com a vida cotidiana e não esquecer o vínculo que existe entre o nosso corpo e nossa mente.

Especialmente escolhido para você:

HATHA YOGA: ORIGEM, BENEFÍCIOS E PRINCIPAIS POSIÇÕES

CONHEÇA UMA NOVA PRÁTICA DE RELAXAMENTO: A IOGA DA RAIVA

YOGA PARA INICIANTES: POSES, SEQUÊNCIAS E DICAS

Fonte: Body divine yoga




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...