Saúde: caminhar rápido é melhor que correr

caminhar rápido é melhor que correr

Caminhar ou correr? Os dois fazem bem à saúde, mas caminhar rápido reduz o risco de doenças cardíacas com mais eficácia que a corrida, em igualdade de gasto calórico. Assim revela um estudo publicado na revista científica Arteriosclerosis, Thrombosisand Vascular Biology da American Heart Association.

Os pesquisadores compararam os dados das duas pesquisa, conduzidas respectivamente em 33.060 corredores e 15.045 caminhadores. Com a mesma quantidade de energia utilizada, o segundo grupo obteve maiores benefícios para a saúde que os corredores. Os efeitos sobre os participantes, de idades entre 18 e 80 anos, foram observados em um período de 6 anos.

A corrida reduz o risco de doenças cardíacas em 4,5%,enquanto a caminhada rápida, em 9,3%. “Comparar o caminhar com o correr fornece um teste ideal dos benefícios para a saúde que uma atividade física moderada ou intensa pode trazer, porque ambas envolvem os mesmos grupos musculares”, disse o chefe do estudo, o doutor Paul Willians do Lawrence Berkeley National Laboratory, na Califórnia.

O que revelou a pesquisa? Em igualdade de gasto calórico, quem diria?, os resultados sobre a saúde do coração eram melhores para os caminhadores. Outras vantagens? O risco de pressão sanguínea alta se reduz em 4,2% para a corrida e em 7,2% para a caminhada rápida. Enfim, o risco de diabetes foi reduzido em cerca de 12% seja para os que praticam a caminhada que para os que praticam a corrida. Agora não existem mais desculpas: basta uma simples caminhada de pelo menos meia hora ao dia para melhorar a saúde!