Fumar cotonete: modinha estúpida e perigosa nas redes sociais


Mais uma modinha, entre tantas outras, que pipoca nas redes sociais e coloca em risco a saúde e a vida de crianças e adolescentes, inocentes e desavisados. O perigo da vez é a moda de fumar cotonete.

Isso mesmo! Fumar tudo: da haste à ponta de algodão.

Os vídeos começaram a circular com mais frequência recentemente nas redes sociais. Neles,  jovens acendiam a ponta do cotonete com um isqueiro, inalavam a fumaça e contavam sobre a experiência.

Alguém até disse ter fumado tanto que viciou.

A queima de qualquer material é potencialmente perigosa, pois libera fumaça tóxica danosa aos pulmões, pior ainda se inalado. Plástico e algodão causam problemas específicos e ainda piores.

Especialistas em saúde informam que não se deve de nenhuma maneira participar dessas brincadeira de mau gosto, até porque, os danos não são totalmente conhecidos.

“É uma coisa muito recente, então não deu tempo de conduzir estudos científicos mais apurados sobre o assunto. Mas, por princípio, a combustão, que gera a produção de fumos e fumaças, que vão ser inaladas pelos pulmões, sempre é potencialmente danosa, sempre, independentemente do material que vai ser submetido à queima”, diz o médico pneumologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Claudio Luiz Ferraz.

Fumar cotonete pode causar doenças respiratórias graves como bronquite, asma ou, ainda pior, a bissinose, uma doença reativa das vias respiratórias que ocorre em indivíduos que trabalham com algodão, linho e cânhamo, causada pela inalação de pequenas partículas de fibras desses materiais.

Quem apresentar sintomas como tosse, chiado, falta de ar, febre ou dor no peito, deve procurar um pneumologista para avaliação dos possíveis danos pulmonares.

Atenção pais! É preciso alertar sempre os filhos de que essas modinhas vão e vêm, e em muitos casos, alguns participantes embarcam em aventuras que não têm volta.

Cadê aqueles pais que diziam sempre aos filhos “você não é todo mundo”. Porque adolescentes têm essa mania de seguir o que os outros fazem para se sentirem incluídos. Nada mais triste quando essa inclusão é pura exclusão.

Informem seus filhos pois essa não é a primeira, e infelizmente não será a última, modinha perigosa das redes sociais.

Fonte: R7

Talvez te interesse ler também:

Desafio perigoso: lixar os dentes vira nova modinha do TikTok

Modinha do TikTok: crianças e adolescentes bebendo energético é um perigo!

Modinha no TikTok: como chocar ovo de pata comprado no supermercado. Funciona!

Tomar suplemento a seco: a nova perigosa moda perigosa no TikTok

YouTuber é preso na Índia depois de postar vídeo de seu cachorro voando

Cansadas de esconder olheiras, no TikTok a moda é reforçá-las!

Polêmica no TikTok: menina menor de 14, namorando homem adulto

A polêmica da professora que faz dancinha no Tik Tok: entretenimento ou adoecimento? 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...