10 brincadeiras para estimular nas crianças o amor à natureza


Quando se fala em agradar crianças, as pessoas logo pensam em brinquedos de plástico, objetos caros, eletrônicos, cheios de luzes e habilidades. No entanto, não é raro que a criança se encante mais pela caixa de papelão que envolve o brinquedo do que com o brinquedo em si. Isso porque, a brincadeira na infância é algo intuitivo e exige bem poucos objetos.

Então, pensando nisso, que tal unir o útil ao agradável e estimular na criança o amor pela natureza? Existem diversas ideias interessantes disponíveis. Conheça abaixo algumas delas.

Caça ao tesouro

Convide a criança a passear no parque ou visitar uma pracinha perto de casa e promova uma caça ao tesouro com objetos da natureza. Você pode listar, antes de sair, itens que quer que o pequeno encontre, como galhos, uma folha verde, outra amarela, um pouco de areia e por aí vai, mas pode também improvisar na hora o que quer que seja encontrado. O importante é não arrancar folhas das árvores, mas sim orientar a criança a colher aquelas que estão no chão. O desafio certamente vai fazer sucesso!

Leia também:

Brincando de meteorologista

Chame a criança para brincar de fazer previsão do tempo. Vocês podem utilizar desenhos de dias ensolarados ou chuva para deixar a brincadeira ainda mais divertida. Dá ainda para observar as nuvens e falar o que elas parecem ou mesmo imitar um dia de tempestade, fazendo sons de chuva, de trovão e o que mais a imaginação permitir.

Jardinagem

Um vasinho ou espacinho no quintal, sementes e uma pá são suficientes para que a criança aprenda a cultivar suas próprias plantinhas. Ensine para ela a importância de cuidar da natureza e como funcionam os ciclos naturais: a chuva, o sol, o vento e como isso é essencial para a manutenção da vida.

Arte com folhas

Separe algumas folhas secas e peça para a criança fazer arte com ela. Dá para fazer uma atividade de “continue o desenho” a partir das folhas, transformando-as em borboletas, joaninhas e por aí vai ou mesmo montar um quadro de folhas ou uma árvore desenhada com folhas naturais. Tem muitas ideias bem legais que vão agradar a criançada.

Brincar com areia ou terra

©Helena Lopes/Pexels

Construir castelos ou fazer comidinha, cavar buracos ou fazer chuva de areia. O fato é que mexer com terra ou areia é uma das atividades preferidas das crianças. Então, esqueça um pouco a sujeira e deixe a criançada explorar a natureza em suas formas naturais.

Brincar com chuva

Que tal um banho de chuva? Ou mesmo deixar a criança brincar com água em um dia de muito calor. A água traz possibilidades quase infinitas de brincadeira: pular em poças, bolhas de sabão, guerra de bexiga de água…as ideias são muitas. Basta colocá-las em prática mas sempre, explicando a importância da água e de não desperdiçá-la!

Que tal explorar o céu?

Além do convite para ver desenhos diferentes nas nuvens enfeitando o céu, dá também para brincar com o vento, através de pipas coloridas ou aviões de papel. Aproveite o elemento ar para estimular na criança essa vontade de brincar com natureza.

Adote um pet

Essa dica dá um pouco mais de trabalho, mas vale muito a pena. Ter um animalzinho em casa para cuidar e acompanhar o desenvolvimento é um grande presente para as crianças. Prefira sempre adotar os pets, ensinando as crianças que amigos não se compram.

Faça brinquedos

Dá para fazer pinceis de folhas, peteca, bonecos de graveto, bonecos de pedrinhas, barcos de madeira, sinos do vento e muito mais.  Existem diversas ideias disponíveis na internet e o mais legal é que esse é um brinquedo que não custa caro quanto tantos outros.

Brincar ao ar livre

Não precisa de muito para estar em contato com a natureza: uma visita a um parque próximo de casa, ao parquinho da cidade ou mesmo um passeio pelas ruas para colher pedrinhas e folhas no chão são suficientes para alegrar as crianças. Experimente!

Fontes:

  1. empojunto.com
  2. buggyandbuddy.com
  3. mybigfathappylife.com
  4. educandotudomuda.com.br
  5. mundobrink.com
  6. adventure-in-a-box.com

Talvez te interesse ler também:

20 maneiras de ensinar sustentabilidade para as crianças

Será que seu filho é superdotado? Reconheça os sinais

Meninas podem se depilar? Com qual método e em que idade?

A polêmica da professora que faz dancinha no Tik Tok: entretenimento ou adoecimento? 

Para as crianças, animais de fazenda não são comida!

Brasil, povo alegre e otimista? Só que não. Nossos jovens são um dos mais pessimistas do mundo




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...