Brasil, povo alegre e otimista? Só que não. Nossos jovens são um dos mais pessimistas do mundo


Os brasileiros sempre foram um povo famoso no mundo todo pela alegria de viver e pelo otimismo com o futuro. Mas, ao que parece, a situação mudou. Pelo menos é o que indica uma pesquisa feita pela Unicef.

Jovens brasileiros estão entre os mais pessimistas

Segundo esse levantamento feito em 21 países e recém-divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, somente 31% dos jovens brasileiros entre 15 e 24 anos acreditam que o planeta está melhorando.

Com isso, o Brasil está no penúltimo lugar do ranking, atrás apenas de Mali, na África Ocidental.

Outros dados da pesquisa

A pesquisa também traz outras conclusões preocupantes. Por exemplo, ao analisar os dados da mesma pesquisa feita com participantes acima de 40 anos, a situação é ainda mais crítica: nessa faixa etária, só 19% dos participantes acreditam que o mundo vai melhorar.

Querendo tirar um lado positivo da pesquisa, diretora-executiva do Unicef, Henrietta Fore, nota que as faixas etárias mais novas são, de qualquer modo, mais otimistas que as mais velhas.

“Não faltam motivos para o pessimismo: mudanças climáticas, pandemia, pobreza e desigualdade, aumento da desconfiança e crescimento do nacionalismo. Mas aqui está um motivo para otimismo: adolescentes e jovens se recusam a ver o mundo através das lentes sombrias dos adultos”, diz ela.

Leia mais AQUI, no site oficial da Unicef

Talvez te interesse ler também:

Psicologia do otimismo: como o pensar positivo pode mudar nossa vida

Otimismo e felicidade fazem bem ao coração

Positividade TÁTICA em vez de tóxica: pois pensar positivo não basta




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...