Zero refrigerante e outras bebidas açucaradas (nem suco natural) a crianças menores de 5 anos

  • atualizado: 
bebidas-crianças

Muito se fala sobre a introdução alimentar das crianças e o quanto os pais devem incentivar uma alimentação saudável e variada desde cedo. Mas poucos são os que se preocupam com o que as crianças tomam. Não é raro que bebês pequenos experimentem sucos de fruta, logo após desmamarem e, algumas vezes, até antes.

No entanto, as principais organizações sanitárias norte-americanas (as Academy of Nutrition and Dietetics, American Academy of Pediatric Dentistry, American Academy of Pediatrics e American Heart Association), elaboraram um material informativo para orientar os pais e cuidadores, nesse sentido.

São diretrizes sobre bebidas permitidas para crianças de até 5 anos. Nessa lista, até mesmo sucos naturais ficam de fora, pois também podem ajudar a alterar o paladar, de modo a fazer a criança ficar acostumada demais com o “doce” de tais bebidas.

A seguir, confira quais são as recomendações dos especialistas:

Bebês de até 6 meses – Nessa fase tudo que a criança precisa é de leite materno, ou fórmula, caso a mãe não possa amamentar. Nada mais que isso. O leite tem todos os nutrientes que o bebê precisa;

Bebês de 6 meses até 1 ano – Além de continuar com o leite materno ou fórmula, os pais podem dar um pouco de água, assim que começarem a introduzir os sólidos;

Crianças de 1 a 2 anos – Elas devem tomar de 1 a 4 xícaras de água, a depender do quanto são ativas, da quantidade de leite que ainda ingerem e dos alimentos, como sopas, que tomam diariamente. Nessa faixa etária já é possível introduzir leite integral pasteurizado (uma dose de 2 ou 3 xícaras por dia);

Crianças de 2 a 3 anos – Já é permitido dar à criança meia xícara de suco de frutas 100% integral, além da quantidade de água anteriormente recomendada (de 1 a 4 xícaras). Além disso, prefira o leite desnatado ou semidesnatado para ajudar no controle de calorias e gorduras;

Crianças de 4 a 5 anos – Nessa etapa, dê cerca de 2 xícaras e meia de leite desnatado ou semidesnatado por dia e aumente a quantidade de água para 5 xícaras.

guia bebidas criancas

O que não se deve dar de beber a uma criança menor de 5 anos

Bebidas açucaradas, com cafeína, refrigerantes, leites vegetais (que não suprem as necessidades nutricionais), energéticos, leites aromatizados e sucos de frutas devem ser evitados até os 5 anos.

A ideia é evitar que as crianças adquiram um paladar “viciado” para doces e acostumem-se com líquidos mais saudáveis, como a água.

Talvez te interesse ler também:

CONTRA PAIS E FILHOS MALCRIADOS, MENSAGEM VIRALIZA NA INTERNET

O MÉTODO DINAMARQUÊS QUE COMBATE O BULLYING ENSINANDO EMPATAI E FELICIDADE ÀS CRIANÇAS

O CORPO DAS CRIANÇAS ESTÁ CHEIO DE SUBSTÂNCIAS PLÁSTICAS, DIZ ESTUDO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!