Como montar uma lancheira saudável para as crianças. Super Dicas!

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lancheira saudável

Os hábitos alimentares, assim como outros aspectos, são ensinados já na primeira infância. Uma criança que só come produtos industrializados, cheios de açúcar e sódio, dificilmente vai ficar feliz ao ver uma porção de cenouras como lanche. No entanto, se alimentar bem é mais fácil do que parece, embora exija disciplina e comprometimento por parte dos pais.

A merenda de todos os dias, por exemplo, é um desafio para muitos. Como tempo é um recurso escasso graças ao modo de vida atual, é comum que os pequenos acabem levando alimentos práticos, mas nada nutritivos. No entanto, algumas dicas podem ajudar na hora de montar a lancheira das crianças. Confira abaixo algumas delas e sugestões de lanches deliciosos e saudáveis.

1. Coloque alimentos de todas as classes nutricionais necessárias

Uma boa lancheira deve conter carboidratos - alimentos energéticos essenciais para dar energia; proteínas (os construtores) e reguladores (que contém vitaminas e minerais, como frutas e legumes).

Lembre-se de equilibrar também os doces e salgados, para não mandar muito açúcar para a criança todos os dias, por exemplo.

2. Evite os industrializados

Embora seja tentador comprar produtos já prontos para consumo, essa escolha é ruim para a saúde da criança, pois esses alimentos são cheios de açúcar, gordura, conservantes e sódio.

Evite, por exemplo, mandar salgadinhos, bolachas recheadas ou embutidos na lancheira.

3. Organize tudo antes

Crie o hábito de montar um cardápio, que pode ser semanal, do que a criança vai levar. Assim, quando for ao supermercado, vai saber o que comprar e ter opções a semana toda. Se sobrar um tempinho, teste aquela receita diferente e nutritiva que viu e deixe a criança levar para a escola.

4. Use o congelador a seu favor

Bebidas naturais podem ser colocadas em cubinhos de gelo e descongeladas pouco antes da saída da criança para a escola. Isso possibilita que os minerais e vitaminas das frutas sejam conservados por mais tempo.

Dá também para congelar aquele bolo ou biscoito que você fez na semana e tirar da geladeira um dia antes para a criança levar.

5. Use a criatividade

Inove ao fazer sanduíches com formato de estrelas, mande espetinhos de frutas, deixe tudo bem colorido para que a criança se sinta atraída pela comida.

Aproveite para fazer também patês caseiros e aproveite as sobras para incrementar o lanche.

Sugestões de cardápio

  • Sanduíche integral com queijo branco e cenoura ralada + suco natural + 1 porção de fruta
  • Bolo caseiro + suco natural + morangos inteiros + mix de oleaginosas, como amêndoas, nozes e castanhas;
  • Salada de frutas com granola + iogurte natural adoçado com mel;
  • Wrap com recheio de preferência (pode ser de ricota com atum, tomate cereja e rúcula) + água de coco + 1 banana;
  • Pão de mandioquinha ou cenoura com ricota + suco integral de uva + fruta cortadinha (pode ser maça ou pera – com casca para não escurecer, manga, melancia, entre outras)
  • Cookies integrais + palitos de cenoura e queijo cortadinho + suco natural
  • Pão de queijo caseiro + 1 yakult + 1 porção de fruta
  • Torrada integral com geleia + água saborizada + 1 fruta
  • Biscoito de polvilho + suco integral de uva + 1 fruta + castanhas
  • Biscoito cream cracker com manteiga + chá de erva-doce com capim santo + 1 fruta
Esperamos que com estas dicas as crianças tenham opções mais saudáveis em suas lancheiras, para o bem-estar delas mesmas. Alimentação é saúde!

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