Como montar uma lancheira saudável para as crianças. Super Dicas!


Os hábitos alimentares, assim como outros aspectos, são ensinados já na primeira infância. Uma criança que só come produtos industrializados, cheios de açúcar e sódio, dificilmente vai ficar feliz ao ver uma porção de cenouras como lanche. No entanto, se alimentar bem é mais fácil do que parece, embora exija disciplina e comprometimento por parte dos pais.

A merenda de todos os dias, por exemplo, é um desafio para muitos. Como tempo é um recurso escasso graças ao modo de vida atual, é comum que os pequenos acabem levando alimentos práticos, mas nada nutritivos. No entanto, algumas dicas podem ajudar na hora de montar a lancheira das crianças. Confira abaixo algumas delas e sugestões de lanches deliciosos e saudáveis.

1. Coloque alimentos de todas as classes nutricionais necessárias

Uma boa lancheira deve conter carboidratos – alimentos energéticos essenciais para dar energia; proteínas (os construtores) e reguladores (que contém vitaminas e minerais, como frutas e legumes).

Lembre-se de equilibrar também os doces e salgados, para não mandar muito açúcar para a criança todos os dias, por exemplo.

2. Evite os industrializados

Embora seja tentador comprar produtos já prontos para consumo, essa escolha é ruim para a saúde da criança, pois esses alimentos são cheios de açúcar, gordura, conservantes e sódio.

Evite, por exemplo, mandar salgadinhos, bolachas recheadas ou embutidos na lancheira.

3. Organize tudo antes

Crie o hábito de montar um cardápio, que pode ser semanal, do que a criança vai levar. Assim, quando for ao supermercado, vai saber o que comprar e ter opções a semana toda. Se sobrar um tempinho, teste aquela receita diferente e nutritiva que viu e deixe a criança levar para a escola.

4. Use o congelador a seu favor

Bebidas naturais podem ser colocadas em cubinhos de gelo e descongeladas pouco antes da saída da criança para a escola. Isso possibilita que os minerais e vitaminas das frutas sejam conservados por mais tempo.

Dá também para congelar aquele bolo ou biscoito que você fez na semana e tirar da geladeira um dia antes para a criança levar.

5. Use a criatividade

Inove ao fazer sanduíches com formato de estrelas, mande espetinhos de frutas, deixe tudo bem colorido para que a criança se sinta atraída pela comida.

Aproveite para fazer também patês caseiros e aproveite as sobras para incrementar o lanche.

Sugestões de cardápio

  • Sanduíche integral com queijo branco e cenoura ralada + suco natural + 1 porção de fruta
  • Bolo caseiro + suco natural + morangos inteiros + mix de oleaginosas, como amêndoas, nozes e castanhas;
  • Salada de frutas com granola + iogurte natural adoçado com mel;
  • Wrap com recheio de preferência (pode ser de ricota com atum, tomate cereja e rúcula) + água de coco + 1 banana;
  • Pão de mandioquinha ou cenoura com ricota + suco integral de uva + fruta cortadinha (pode ser maça ou pera – com casca para não escurecer, manga, melancia, entre outras)
  • Cookies integrais + palitos de cenoura e queijo cortadinho + suco natural
  • Pão de queijo caseiro + 1 yakult + 1 porção de fruta
  • Torrada integral com geleia + água saborizada + 1 fruta
  • Biscoito de polvilho + suco integral de uva + 1 fruta + castanhas
  • Biscoito cream cracker com manteiga + chá de erva-doce com capim santo + 1 fruta
Esperamos que com estas dicas as crianças tenham opções mais saudáveis em suas lancheiras, para o bem-estar delas mesmas. Alimentação é saúde!

Talvez te interesse ler também:

A MELHOR RECEITA DE PÃO DE QUEIJO MINEIRO: CROCANTE POR FORA, MACIO POR DENTRO

COMO INCENTIVAR AS CRIANÇAS A SE ALIMENTAREM DE MODO SAUDÁVEL

CRIANÇA TAMBÉM TEM COLESTEROL ALTO! SAIBA COMO CONTROLAR




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...