O Dia das Crianças e sua Origem no Brasil: Por que 12 de Outubro?


O Dia das Crianças é uma data amplamente celebrada em todo o Brasil, um momento em que os pequenos são homenageados e suas vidas são celebradas. Mas por que essa comemoração ocorre em 12 de outubro? A resposta para essa pergunta remonta a eventos históricos e sociais que moldaram essa tradição.

O Congresso Sul-Americano da Criança

O marco inicial para a criação do Dia das Crianças no Brasil foi o Congresso Sul-Americano da Criança realizado em 1923. Sediado na então capital do país, o Rio de Janeiro, este evento reuniu políticos e estudiosos de vários países para discutir questões cruciais relacionadas à infância. Tópicos como educação, saúde, alimentação e segurança das crianças estavam no centro das atenções.

A relevância e o impacto internacional do congresso inspiraram uma proposta que logo se transformaria na celebração do Dia das Crianças. Em 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho apresentou um projeto de lei para oficializar o dia 12 de outubro como uma data dedicada às crianças no Brasil. A proposta foi aprovada e promulgada pelo presidente Artur Bernardes por meio do Decreto 4.867, tornando o Dia das Crianças uma data oficial no calendário nacional.

O Propósito do Dia das Crianças

A criação do Dia das Crianças tinha um propósito fundamental: enfatizar a importância de cuidar do desenvolvimento infantil e reconhecer a necessidade de assegurar um ambiente propício para o crescimento saudável dos menores.

A Coincidência com Nossa Senhora Aparecida

É interessante notar que o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro, o mesmo dia em que o Brasil celebra Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do país. Apesar de muitos acreditarem que essa escolha de data teve motivações religiosas, ligadas à devoção à santa, essa coincidência foi, na verdade, uma casualidade.

Somente em 1980, quando o Papa João Paulo II visitou o Brasil, o presidente João Figueiredo declarou o dia 12 de outubro como feriado nacional em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Isso solidificou a celebração do Dia das Crianças e estabeleceu uma dupla comemoração nessa data.

Ou seja…

O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, tem suas raízes no Congresso Sul-Americano da Criança de 1923 e na iniciativa do deputado Galdino do Valle Filho de criar uma data para honrar e valorizar as crianças no Brasil. Embora a coincidência com a celebração religiosa de Nossa Senhora Aparecida tenha contribuído para a popularidade dessa data, o foco principal sempre foi destacar a importância da infância e o papel da sociedade em garantir um futuro brilhante para nossas crianças.

Hoje, o Dia das Crianças é uma celebração alegre, repleta de presentes e carinho, lembrando-nos de dedicar tempo e atenção ao bem-estar das futuras gerações.

Nota: Vale ressaltar que o Dia Internacional das Crianças, reconhecido pela Unicef, é celebrado em 20 de novembro em referência à Declaração dos Direitos da Criança.

Fontes:

  1. Mundo Educação
  2. Exame

Leia também:

Dia das crianças – Menos presente e mais presença

12 de outubro: Dia das Crianças e também da Leitura

O que o desenho das crianças pode mostrar sobre elas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...