Nossa Senhora de Aparecida, a Intercessora Divina e Padroeira do Brasil


Dia 12 de Outubro é a data comemorativa dedicada à festa litúrgica em homenagem à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, mais conhecida por Nossa Senhora Aparecida, considerada a Padroeira do Brasil.

Essa data passou a ser feriado nacional brasileiro no ano de 1980.

Uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria, que fica na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo, é venerada por muitos fiéis e devotos como símbolo de Nossa Senhora de Aparecida.

Conheçam a história da aparição dessa imagem e o porquê de ela atrair tantos devotos.

História da Aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida

Existem duas fontes sobre a aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida, uma está no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida, e a outra no Arquivo da Companhia de Jesus, em Roma. Trata-se de histórias registradas pelos padres José Alves Vilela, em 1743; e a de João de Morais e Aguiar, em 1757.

De acordo com os relatos, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, em Guaratinguetá, quando Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, ao navegarem pelo rio Paraíba, encontraram em suas águas primeiramente o corpo de uma imagem da Virgem Maria sem a cabeça, e depois a cabeça da imagem. Assim que encontraram essa imagem fragmentada, a envolveram em um lenço.

Durante os quinze anos seguintes, a imagem com suas partes integradas ficou na residência de Filipe Pedroso. A devoção do povo da região foi crescendo cada vez mais em torno da imagem, com relatos de milagres por aqueles que oravam diante da santa.

A fama de seus poderes foi aumentando por todas as regiões do Brasil.

Várias pessoas que à noite faziam oração diante da imagem da santa, diziam que viam luzes que apagavam de repente e depois reacendiam sem intervenção humana.

A família de Filipe Pedroso construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que tornou-se pequeno para tantos fiéis.

Por volta de 1734, um vigário de Guaratinguetá construiu uma capela, no alto do morro dos Coqueiros. Este capela foi aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745.

No dia 20 de abril de 1822, o Príncipe Regente do Brasil, Dom Pedro I e sua comitiva, visitaram a capela e conheceram a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O local se tornou um importante ponto de peregrinação católica, pois a capela havia sido construída para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que viria a se tornar padroeira do Brasil.

Antigos relatos afirmam que Dom Pedro teria rezado na igrejinha e feito uma promessa, a de tornar a Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil independente.

Depois de se tornar imperador, Dom Pedro I escolheu São Pedro de Alcântara como padroeiro e não cumpriu sua promessa. O número de fiéis de Nossa Senhora de Aparecida não parava de aumentar e, por isso, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior, que viria a ser a atual Basílica Velha, tendo sido solenemente inaugurada e consagrada no dia 8 de dezembro de 1888.

Em 6 de novembro de 1888, a Princesa Isabel esteve pela segunda vez na basílica e ofertou à santa, em cumprimento a uma promessa à Nossa Senhora de Aparecida, uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente ornado. Em 8 de setembro de 1904, a imagem foi coroada com a coroa doada pela Princesa Isabel e portando o manto anil, bordado em ouro e pedrarias.

A celebração solene foi dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença de apóstolos, bispos, o presidente da República Rodrigues Alves e muita gente do povo.

No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor, em 5 de setembro de 1909.

Em 17 de dezembro de 1928, a vila que se constituiu ao redor da igreja, no alto do Morro dos Coqueiros, teve sua emancipação politica, deixando de pertencer a Guaratinguetá e se tornando o município de Aparecida, em homenagem à Nossa Senhora, que foi a razão principal da criação dessa cidade, devido a possuir tantos devotos.

A origem do feriado 12 de outubro

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI.

Pela Lei nº 6 802 de 30 de junho de 1980, foi decretado oficialmente o feriado de 12 de outubro, dedicado à devoção à Nossa Senhora de Aparecida, reconhecendo-a como padroeira do Brasil.

A data foi estipulada durante a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ocorrida em 1953 e foi escolhida por causa de alguns fatos ocorridos no mês de outubro.

Acredita-se que era um 12 de outubro, em 1717 quando os três pescadores encontraram a imagem da Santa as margens do rio Paraíba do Sul.

12 de outubro também seria a data em que os espanhóis chegaram ao continente americano, em 1492.

A construção da Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Com o tempo, houve a necessidade de um local maior para os milhares de devotos da santa, e em 1955 teve início a construção da Basílica Nova.

O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega.

Em 4 de julho de 1980, o papa João Paulo II, em sua vinda ao Brasil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida como o maior santuário mariano do mundo.

Aspectos relacionados à imagem de Nossa Senhora de Aparecida

A imagem retirada das águas do rio Paraíba em 1717 tem quarenta centímetros de altura, é de terracota, ou seja, argila que depois de ser modelada é cozida em um forno adequado.

A argila que foi utilizada para a confecção da imagem é proveniente da região de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo. A provável autoria da imagem foi atribuída ao frei Agostinho de Jesus, um monge de São Paulo, conhecido por sua habilidade artística na confecção de imagens sacras.

As características da imagem são: forma sorridente dos lábios, queixo encravado, flores em relevo no cabelo, broche de três pérolas na testa e porte empinado para trás.

A causa da imagem ter ido parar nas águas do rio Paraíba foi que, durante o período colonial, as imagens sacras de terracota eram jogadas em rios ou enterradas quando estavam quebradas.

A imagem foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat), em 2012, sendo considerada patrimônio do Estado de São Paulo.

Um atentado à imagem da Santa

Em 1978, a imagem da santa foi reduzida a quase duzentos fragmentos, por conta de um atentado para destruí-la. A imagem foi encaminhada à Pietro Maria Bardi, na época diretor do Museu de Arte de São Paulo (MASP), que a examinou juntamente com João Marinho, um colecionador de imagens sacras brasileiras.

A imagem foi totalmente restaurada no MASP, pelas mãos da artista plástica Maria Helena Chartuni.

Alguns Milagres de Nossa Senhora Aparecida

  1. Em 1748, o padre Francisco da Silveira, escreveu uma crônica onde aborda a imagem de Nossa Senhora como “famosa por muitos milagres realizados” e descreve que os peregrinos percorriam grandes distâncias para agradecer as graças alcançadas.
  2. Em uma noite serena, de repente duas velas que iluminavam a santa, se apagaram. Posteriormente as velas se acenderam sozinhas. Este relato, provavelmente ocorrido em 1733 é tido, pelos devotos de Nossa Senhora, como um milagre.
  3. Em torno de 1850, um escravo chamado Zacarias, estava acorrentado e ao passar pela igreja da imagem de Nossa Senhora Aparecida, pediu ao seu feitor permissão para rezar. Recebendo a autorização, o escravo se ajoelhou diante de Nossa Senhora Aparecida e rezou com muita fé. Durante a oração, as correntes soltaram-se dos pulsos de Zacarias, o deixando livre.
  4. Os membros da família Vaz de Jaboticabal – SP, devotos da santa, rezavam e falavam muito sobre os acontecimentos referentes a ela. O casal desta família tinha uma filha que era cega de nascença e que sempre ouvia o que os pais dela falavam de Nossa Senhora de Aparecida. A menina tinha muita vontade de ir até a Igreja onde estava a imagem da santa. Naquela época, quase todo lugar era sertão, o que tornava difícil o acesso à igreja. A filha, cega de nascença, da família Vaz de Jaboticabal – SP, acompanhada por sua mãe ao chegar na escadaria da Igreja exclamou:

“Mãe, como é linda esta Igreja!”.

Daquele momento, a menina passou a enxergar normalmente.

Os significados da imagem de Nossa Senhora de Aparecida

A imagem da Virgem Maria encontrada no rio Paraíba, foi consagrada padroeira do Brasil pela fé e devoção do povo brasileiro à esta santa.

Os devotos acreditam que Nossa Senhora é a Intercessora Divina e que ter sua imagem em casa facilita a comunicação com Deus, Divino Criador.

Muitos devotos, fiéis, peregrinos e romeiros visitam a Basílica consagrada à Nossa Senhora de Aparecida no dia 12 de Outubro para cumprir promessa ou expressar sua devoção e gratidão pelas graças alcançadas por intermédio dela.

Seja como for, a Mãe Divina personificada nesta santa, representa a intercessora dos humanos junto a Deus!

Nossa Senhora Aparecida é negra?

Sua imagem é negra, talvez por isso ela seja tão representante do nosso Brasil, mas pesquisadores acreditam que a cor verdadeira da imagem não era negra, mas que tendo ficado tantos anos submersa acabou ficando escura.

Como o Brasil é um país com grande parte de sua população negra, e como a maioria dos santos são representados como brancos europeus, inclusive Jesus Cristo que na verdade tinha pele e olhos escuros,  uma Santíssima Virgem Maria negra foi naturalmente amada pelos brasileiros e é muito bem representada como padroeira do Brasil: mulher e negra!

Oração à Nossa Senhora Aparecida

Você pode fazer sua própria oração mas deixamos abaixo o vídeo com a Consagração à Nossa Senhora Aparecida, a oração mais conhecida e rezada por seus devotos.

Quer acender uma vela à Nossa Senhora Aparecida? Uma vela na cor branca é sempre linda, mas as cores azul (do manto), verde ou amarelo (que invocam nossa bandeira) também são boas opções.

Recolha-se em um lugar silencioso e aproveite o momento para se conectar com essa linda força feminina, amorosa e iluminada.

Fontes:

  1. wikipedia
  2. UOL
  3. Exame
  4. Fonte foto

Talvez te interesse ler também:

Significados do Anjo da Guarda: orações, símbolos e curiosidades

Quem são e o que fazem os Mestres Ascensionados

O que a numerologia revela sobre nossa personalidade e destino

Escala de Hawkins: a influência das emoções na energia da vida

Como e por que elevar sua vibração: benefícios físicos e espirituais




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...