Papa Francisco: “Os casais não querem mais filhos, mas têm cães e gatos. Isso tira a humanidade”


Para Francisco volta a “causar”. Depois de ter sido notícia mundial ao se declarar favorável ao casamento homossexual (ainda bem!), agora ele vem falar sobre a baixa da natalidade humana:

“Muitos casais não têm filhos porque não querem ou não querem ter mais de um, mas têm cães e gatos que ocupam o lugar dos filhos. Esta negação da maternidade e da paternidade diminui as pessoas, tira a humanidade, a civilização fica velha e sem humanidade porque a riqueza da paternidade e da maternidade se perde.

Questão de economia

A preocupação todavia, parece mais econômica que humanitária:

“E uma pátria que não tem filhos sofre”.

“Agora quem vai pagar os impostos da minha aposentadoria se não há filhos?”, continuou citando o questionamento de uma pessoa.

O discurso foi feito hoje, durante uma audiência geral, conforme informações do Fanpage.

O papa teria ainda pedido a redescoberta da paternidade e da maternidade, também por meio da adoção.

Peço a São José a graça de despertar as consciências e de pensar nisto: ter filhos, a maternidade e a paternidade é a plenitude da vida de uma pessoa”. Gerar filhos ou adotar “é um risco, mas mais arriscado é não tê-los, é negar a maternidade e a paternidade”.

“Um homem que não desenvolve o senso de paternidade está perdendo alguma coisa”, continuou.

Para o papa, ser pai ou mãe não significa gerar a prole. A adoção é tão ou mais importante que gerar filhos porque

“Não basta dar à luz a um filho para dizer que é pai ou mãe”, a adoção é um  “tipo de escolha que está entre as formas mais elevadas de amor. Quantos filhos no mundo esperam que alguém que cuide deles! E quantos cônjuges desejam ser pais e mães, mas não conseguem por motivos biológicos”?

Uma época de orfandade

Para Francisco Bergoglio vivemos em uma época de doloroso sentimento de orfandade:

“Nossa civilização é um pouco órfã, sentimos essa orfandade que hoje nos dói tanto, é um sentimento tão ruim ”.

Com toda razão, hoje não sabemos se poderemos receber algum tipo de aposentadoria ou se morreremos trabalhando. Ninguém vem ao nosso encontro nem o pai do nosso pai, São José invocado pelo papa.

Que mundo deixar para os filhos?

A verdade é que o mundo metatarso que se delineia à nossa frente faz com que aqueles que não tiveram filhos se sintam afortunados. Além de um futuro desumano cheio de interações robóticas e realidades virtuais, a pandemia dá sinais de não acabar. Todo dia novas variantes, novas ondas e novas restrições de liberdade.

Só quem é muito corajoso planeja ter filho hoje em dia.

Não querendo ser aquelas velhas saudosistas “no meu tempo era melhor”, hoje o que podemos imaginar é um futuro cheio de doenças e escassez de recursos. O pior é que não é cartomancia nem vidência. É pura ciência.

São muitos os cientistas que estão avisando e ninguém faz nada. É lixo pandêmico a gogo e bilionários ficando trilhardários. Quem em sã consciência quer ter filho? Nem pet o pessoal mais quer ter pois quem ainda tem lucidez mental, sabe da responsabilidade de ter um animal quando o ganha-pão de todo dia não está garantido para ninguém, salvo raras exceções, como o papa por exemplo.

Diga aí o que você acha.

Talvez te interesse ler também:

Se continuar como está, a humanidade caminha para autoextinção

Vem aí um futuro de doenças transmitidas por animais!

Gelo do Ártico derrete em ritmo alarmante e pode libertar vírus e bactérias mortais

Forbes 2020: a pandemia fez os ricos ficarem mais ricos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...