Bico-de-Papagaio ou Flor do Natal: a lenda conta que conquista corações


Você sabia que a Flor do Natal, Estrela do Natal, Poinsétia, também conhecida como bico-de-papagaio, rabo-de-arara, é nativa do México? Muito usada em decorações natalícias, esta planta ornamental pode chegar a 4 metros de altura.

E não faltam lendas dedicadas à esta planta que com o tempo tornou-se um dos símbolos mais conhecidos do Natal e um dos presentes mais populares para as festas natalicias.

Entre as estórias mais famosas relacionas à planta, está a lenda mexicana da Estrela do Natal que nos conta que esta é uma planta especial, capaz de conquistar os corações das pessoas.

Diz a lenda que em uma pequena vila mexicana viveu uma menina pobre que não tinha presente a oferecer a Jesus no dia de Natal.

Todos os habitantes da vila andavam a caminho da igreja com seus presentes, mas a menina que não tinha nada a oferecer, decidiu ficar em casa.

lenda mexicana 2

A menina estava muito triste pois não sabia como encontrar um presente para levar a Jesus e foi aí que um Anjo que lhe disse para pegar os ramos de árvores caídos pelas ruas e levá-los à igreja.

O Anjo lhe assegurou que seu presente seria o mais lindo de todos, porque vinha acompanhado do sentimento mais importante de todos, o de Amor.

A menina seguiu as instruções do Anjo, pegou os ramos e os levou cosigo para a igreja para oferecê-los como presente. Ela colocou o buquê de ramos perto do altar e começou a rezar.

Os ramos foram se transformando em uma planta com lindas flores vermelhas e foi assim que, segundo a lenda, nasceu a Estrela do Natal, tal como a conhecemos hoje.

Desde aquele dia, essa planta no México passou a ser chamada de “Flores de la Noce Buena“.

lenda mexicana 3

Além da lenda, sabemos historicamente que, em 1825, Joel Poinsett, embaixador americano para o México, levou para a América sementes da bico-de-papagaio e assim essa planta maravilhosa tornou-se conhecida no mundo inteiro 🙂

Linda, fica a dica de presente para este Natal.

lenda mexicana 4

lenda mexicana 5

Talvez te interesse ler também:

10 lindos presentes de Natal para cães e gatos

10 ideias de presentes de Natal faça você mesmo

Presente de Natal usado? Por que não? Veja as opções

O que dar de presente de Natal? Dê um curso profissionalizante

Panetone Vegano: 10 Receitas para um Natal Cruelty Free

Embrulhar presentes com jornais, revistas, papeis de pão para um Natal green




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...