A solidão faz LITERALMENTE mal ao coração


Solidão faz mal ao coração, mas não “apenas” no sentido metafórico da tristeza, da dor… A solidão faz literalmente mal ao coração, de acordo com um estudo.

Em uma sociedade que preza pelo egoísmo e individualidade, a incidência da solidão só está aumentando. Tudo já andava por esse caminho quando veio a pandemia para fortalecer a falta de socialização com o trabalho em casa (smart working ou home working), os aplicativos de paquera onde as pessoas ficam em chats infinitas, a didática à distancia, o lockdown e uma série de restrições e medos que fez com que as pessoas ficassem cada vez mais sozinhas.

A solidão ameaça seriamente nosso bem-estar e saúde porque somos, por natureza, animais sociais.

A solidão é para todos os efeitos uma questão de saúde pública tanto que a própria Organização Mundial de Saúde já se tinha manifestado sobre as medidas de isolamento social para contenção da pandemia, considerando-as uma das principais causas do aumento dos níveis de solidão, depressão,  abuso de álcool e drogas, automutilação e ou comportamento suicida nos últimos anos.

Um estudo

Os mais frágeis e os que mais sofrem com a solidão são os idosos. Um estudo recentemente publicado na Psychosomatic Medicine envolveu pacientes idosos hospitalizados com insuficiência cardíaca. O estudo demonstrou que, uma vez liberados, os pacientes que viviam longe da família e que não tinham amigos ou outras pessoas, tiveram duas vezes mais chances de voltar a ter problemas cardíacos e morrer de ataque do coração nos dois anos seguintes após o primeiro episódio, comparados aos que voltaram ao convívio social que tinham antes da doença.

O problema da solidão é que muitas vezes quem se sente sozinho acaba abusando de álcool e de substâncias nocivas, entrando em uma espiral de mal-estar que favorece o aparecimento dos problemas de saúde.

Talvez te interesse ler também:

Na Holanda, supermercado cria ‘caixas de bate-papo’ para combater a solidão

Adeus solidão nas grandes cidades, estando em contato com a natureza

Pandemia da solidão assola o Japão e faz o país criar um ministério para tratar o problema

Nasce o primeiro Ministério para a Solidão do mundo: no Reino Unido

A solidão e o isolamento social encurtam a vida mais do que a obesidade

O que é Red Pill e o que pensam os redpillados?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...