O show pode continuar: espetáculo reúne 5 mil pessoas em Barcelona


Quem poderia imaginar, em plena pandemia, a organização de um show para 5 mil pessoas? O evento surreal aconteceu nesse fim de semana em Barcelona, na Espanha, mostrando que o show pode, ou deve, continuar.

Como parte de um programa chamado Festivals per la Cultura Segura, o show da banda espanhola de pop rock Love of Lesbian levou 5 mil pessoas ao Palau Sant Jordi, na capital da Catalunha, no último sábado, com aprovação governamental.

Todos os presentes passaram por um teste de Covid e eram obrigados a permanecer de máscara no local. Eles foram submetidos a testes de antígenos que identificam o coronavírus através de proteínas específicas que o vírus produz e que aparecem em sua superfície.

Os testes, que são rápidos porque não precisam de laboratório, foram realizados em três lugares de Barcelona por 80 enfermeiras. Após 15 minutos,  todos receberam os resultados por um aplicativo de celular.

Até o meio dia de sábado, 3 das 2,4 mil pessoas examinadas receberam um resultado positivo para Covid. Elas não puderam comparecer ao show e foram reembolsadas.

Após um ano sem haver eventos desse tipo, ficou evidente que, mesmo com  autorização e protocolos, não se tratava de um show convencional.

No valor do ingresso, estavam incluídos o teste e uma máscara.

Pelas imagens, parece que o evento foi uma catarse!

The show must go on

É muito discutível se o show deve continuar. Por um lado, o clima não é de festa por causa das mortes e das internações. Por outro, há uma morte da economia principalmente em setores sensíveis como o das artes e para os pequenos empresários que estão praticamente parados há um ano.

Com a falta de esperança de que essa pandemia acabe em tempo breve, é preciso achar soluções para que a vida continue.

Há de se considerar que a pandemia não é apenas uma questão de saúde física. De fato, muitos estão falando em sindemia pois além da saúde física, tem a saúde mental, a saúde econômica e muitas variantes dessa situação, que circulam além dos vírus.

O que você acha disso?

Talvez te interesse ler também:

Transformar plástico em dinheiro, ajudar o planeta e as famílias de baixa renda

Existe pesca sustentável? Seaspiracy: novo documentário da Netflix está dando o que falar

Entre texturas e tessituras, artista mineiro viraliza com histórias em tecido




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...