Tarsila para Criança: obras da artista adaptadas para o público infantil


Tarsila do Amaral é um dos principais nomes que associamos à Semana de Arte de 1922, por sua fundamental atuação no movimento modernista brasileiro.

Tarsila é uma das figuras centrais da pintura brasileira do século XX. Seu quadro Abaporu (1928) é internacionalmente reconhecido por seu valor artístico, sendo hoje parte do acervo permanente do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba). A artista estudou com importantes nomes da pintura no Brasil e na França, após uma temporada em Paris.

A obra dela poderá ser vista pelo público infantil a partir de uma recriação lúdica de seu universo artístico. A exposição “Tarsila para Criança” vai acontecer no Farol Santander, nos andares 19º e 20º , que foram divididos em sete estações temáticas, abrigando 490m² de área expositiva.

A mostra propõe uma passagem imersiva pelos quadros Tarsila fazendo uso da tecnologia, divulga a Revista Crescer. A interatividade permite às crianças estar em contato com as obras da pintora como se estivessem dentro de seus quadros. O Abaporu, por exemplo, graças à inteligência artificial, se transforma em uma personagem que conversa com as crianças.

No ambiente Toca da Cuca, os pequeninos se divertem em um Labirinto de Cordas, podendo brincar com os animais a partir de uma projeção que forma um tapete no chão. 

Os pequenos também podem mostrar o seu potencial criativo colorindo desenhos criados pela artista, os quais serão digitalizados para compor um mural interativo.

A exposição tem curadoria de Karina Israel, Patricia Engel Secco e produção da YDreams Global. A sobrinha neta da artista, que é sua homônima e, também, uma das curadoras, explica que:

“Como em uma viagem entre diferentes dimensões, é possível percorrer os ambientes inspirados em obras-primas desta espetacular artista, que, criada para ser uma mulher comum do início do século XX, apresentou ao mundo a cultura, as paisagens, o povo e a riqueza da flora e da fauna brasileiras. Criou obras repletas de vitalidade, quimeras e elementos fantásticos que, além de fascinar os adultos, conversam perfeitamente com o universo infantil em uma combinação única e cheia de personalidade”.

Quando: a partir de 23 de fevereiro

Onde: Farol Santander, localizado na rua João Brícola, 24 – Centro, São Paulo

Quanto: os ingressos custam entre R$ 12,50 e R$ 25 e podem se adquiridos pela internet.

Talvez te interesse ler também:

Mostras e exposições de arte. O que vai ter de melhor em 2020

Hair Love, a história de um pai em luta com o cabelo rebelde da filha, indicado ao Oscar 2020

Ilustradores do mundo inteiro prestam homenagens aos animais mortos nos incêndios da Austrália

Fonte foto




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...