Hair Love, a história de um pai em luta com o cabelo rebelde da filha, indicado ao Oscar 2020


Um dos poucos filmes  indicados ao Oscar 2020 que dará representatividade negra na premiação é o “Hair Love”, indicado a melhor curta-metragem de animação. O filme conta a história de um pai em verdadeira luta contra o cabelo rebelde da filha, e nos ensina a amar como somos.

Quem anda pelas ruas, atualmente, identifica uma diversidade muito maior nos tipos de cabelo do que há alguns anos. E isso não se deve a uma nova moda, mas sim a uma luta antiga por aceitação.

A comunidade negra, especialmente, sofre há séculos discriminações que também passam pela questão estética. Por isso ativistas como Marcus Gavey, que incentivou os negros a assumirem sua aparência natural, ao invés de tentarem imitar os brancos, são tão importantes.

E produtos culturais podem fazer toda a diferença. Como o é caso do curta metragem Hair Love.

Criado e dirigido por Matthew A. Cereja e produzido pela Sony Picture Animation, o curta Hair Love conta a história de uma menininha chamada Zuri e de seu pai na tentativa de “domar” o cabelo “rebelde” da criança.

Por trás da singela rotina dos dois é possível se emocionar com a mensagem que a animação passa de aceitação e de fortalecimento de uma cultura, que foi por tantos anos menosprezada, principalmente no Ocidente.

Hair Love é uma história sobre autoestima e representatividade que, certamente, vai te emocionar.

Talvez te interesse ler também:

ALIKE, O CURTA-METRAGEM QUE TODOS OS PAIS DEVERIAM VER COM SEUS FILHOS

KITBULL: O NOVO CURTA DA PIXAR SOBRE A AMIZADE ENTRE UM PITBULL E UM GATO PERDIDO QUE VAI CONQUISTAR SEU CORAÇÃO

A VIDA DA MORTE: PURA POESIA SOBRE VIDA E MORTE EM UM CURTA-METRAGEM




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...