Abacate: usos na saúde e na beleza. Benefícios comprovados!


Abacate é uma fruta riquíssima em nutrientes que proporcionam muitos benefícios, seja para a saúde do corpo que para a beleza, e isso tem sido confirmado pela ciência. Conheça todas as suas formas de uso e benefícios comprovados.

O abacate é rico em gorduras “boas”, é fonte de vitamina E, um antioxidante com potencial rejuvenescedor.

Essa fruta é de fácil digestão, é rica em sais minerais, fornece a energia que precisamos para encarar o dia, principalmente se for consumida de manhã.

As gorduras e os óleos do abacate servem também para tratamentos de beleza da pele e dos cabelos.

Vamos saber mais sobre os usos, as propriedades e os benefícios do abacate, com as comprovações científicas sobre os atributos dessa fruta maravilhosa!

Leia também: 

Abacate: benefícios cientificamente comprovadas

As propriedades benéficas do abacate têm sido comprovadas pela ciência, através dos estudos dos compostos contidos nesta fruta.

  1. Por ser fonte de carotenoides, o abacate beneficia nossa visão e contribui no combate dos radicais livres em nosso corpo.
  2. O óleo de abacate é um valioso aliado no combate ao envelhecimento precoce e aos efeitos dos radicais livres, além de prevenir e tratar certas doenças degenerativas e de ser um poderoso antibiótico natural.
  3. O abacate reduz o colesterol ruim (LDL) e contém glutationa, um poderoso antioxidante que contribui para a proteção do fígado.
  4. Um estudo feito pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, mostrou que o consumo de abacate reduziu os índices lipêmicos sanguíneos e aumentou significativamente o colesterol bom, o HDL, em 99% dos participantes na pesquisa. Aspectos como esses favorecem a saúde e a boa forma, evitando doenças causadas pelo colesterol ruim, atuando como preventivo do entupimento das artérias, trombose e avc.
  5. Outro benefício dos nutrientes desse fruto, é com relação ao açúcar no sangue, prevenindo e combatendo a diabetes, inclusive o consumo do caroço do abacate tem efeito positivo sobre os níveis de glicose no sangue.
  6. O óleo extraído da gordura do abacate tem efeito benéfico sobre a psoríase e, de modo geral, traz benefícios para a pele, por conta de seus nutrientes, proteínas e sais minerais, bem como vitaminas A, D e E, agindo como um excelente hidratante para a pele seca, danificada ou rachada, e até na cicatrização de feridas.
  7. O abacate por suas propriedades, atua na prevenção ou tratamento de certos tipos de câncer, como o de próstata. Neste estudo foi avaliado o potencial desta fruta em inibir o crescimento de células cancerígenas.
  8. Em um outro estudo de análise química do abacate, feita e divulgada pela American Chemical Society, descobriu-se que a pele do caroço do abacate contém diversos compostos medicinais e curativos. Foi constatado que o revestimento da semente do abacate, que geralmente não utilizamos, contém substâncias anticancerígenas e úteis, também, para combater a aterosclerose.

Leia mais:

Como escolher o abacate que esteja no ponto?

Antes de comprar um abacate, preste atenção à alguns detalhes para evitar adquirir um fruto que esteja maduro ou verde demais. Seguem algumas dicas:

  • Casca: quando o abacate está no ponto certo, ele tem uma pele verde escura, livre de amassados ou pontos que tendem ao marrom, isso não é suficiente para avaliar sua maturação, é necessário tocá-lo também.
  • Consistência: um abacate pronto para ser consumido tem uma textura mais suave, mas ao tocá-lo o dedo não deve afundar, se isso ocorrer é porque está muito maduro e a sugestão é que o utilize para os tratamentos de beleza.
  • Pecíolo (talo): se o talo sair facilmente, o abacate está maduro e se for difícil de sair, está verde. Geralmente, encontramos o talo no abacate quando é retirado diretamente da árvore.

O abacate é cultivado de forma sustentável?

Existem situações que o abacate não é cultivado de forma sustentável, tendo como consequência o desmatamento e a devastação dos recursos naturais.

Além do cultivo, o transporte de abacates à longas distâncias também repercute em impacto ambiental, por isso, o ideal é procurar produtores locais, que cultivem o abacat de forma orgânica e sustentável, praticando dessa forma o consumo consciente.

Sugestões de uso e receitas rápidas com abacate

abacate manteiga

Como substituto da manteiga

A polpa de abacate pode ser usada para substituir a manteiga na preparação de bolos, tortas ou biscoitos, podendo adicionar um pouco de óleo de coco gelado para ficar com a consistência mais encorpada, como a da manteiga ou margarina.

Salada de abacate

A polpa de abacate pode ser cortada em cubos e adicionada em saladas frescas, ótima pedida para o verão.

Junto com os pedaços do abacate, pode se acrescentar alface, rúcula, azeitonas verdes e pretas, milho, abobrinha e cenoura fatiada, temperando com azeite extra-virgem e suco de laranja ou limão.

Guacamole

O guacamole é uma receita tradicional mexicana que leva o abacate como ingrediente principal.

Uma forma de preparação do guacamole é amassar a polpa de um abacate e acrescentar o suco de meio limão, sal e pimenta do reino ou fresca a gosto. Pode-se acrescentar alho, cebola picada e tomates. Mas um ingrediente que dá um toque especial é o coentro picado.

O guacamole deve ser deixado na geladeira por 30 minutos antes de ser servido com pão torrado ou nachos.

Abacate recheado

Esta receita é um prato refrescante apropriado para o verão, e uma boa opção para variar o cardápio.

Divida o abacate em duas partes, retire o caroço e escave uma parte da polpa. Misture a polpa retirada com algumas colheres de creme vegetal, abobrinha crua cortada ralada ou cortada em quadradinhos, azeitonas temperadas, farinha de rosca e nozes tritadas. Coloque sal e pimenta-do-reino a gosto. Recheie as partes do abacate com esse mix de ingredientes e deixe repousar na geladeira até o momento de servir.

Sopa fria de abacate

Para preparar uma sopa fria de abacate, serão necessárias as polpas de três abacates maduros, que deverão ser batidas com um copo de caldo natural de legumes (a água do cozimento de legumes, resfriada, não quente), duas colheres de sopa de creme vegetal e sal a gosto.

A sopa pode ser enfeitada com sementes de cominho, ramos de salsinha ou erva-doce e acompanhada de croutons.

Aumente ou diminua a quantidade de caldo de legumes de acordo com a densidade desejada.

Outras receitas

O abacate é uma fruta muito versátil na culinária, que pode ser usada em muitas receitas. Além das já mencionadas acima, existem muitas outras deliciosas para variar no consumo dessa fruta tão saudável.

Seguem algumas sugestões, é só clicar em cada uma delas para ver as receitas.

Leia mais:

Tratamentos de beleza com abacate

immagine

Agora, veja algumas idéias de como utilizar o abacate em cuidados e tratamentos de beleza e saúde da pele e do cabelo.

Máscara capilar

A polpa de abacate é rica em vitaminas, por isso, sua aplicação como máscara capilar permite ter cabelos mais macios, brilhantes, lisos e sem frizz.

Esta máscara deve ser aplicada no cabelo antes do xampu normal. Para fazê-la, basta misturar a polpa de abacate com duas colheres de sopa de azeite ou óleo de jojoba, então, espalhe a máscara no cabelo úmido, use uma touca de banho, deixando a máscara agir por pelo menos 20 minutos, depois da lave e enxague normalmente.

Máscara facial

A vitamina E contida na polpa do abacate previne os sinais de envelhecimento, devido à ação dos radicais livres nas células da pele do rosto.

Para fazer esta máscara, basta misturar uma pequena quantidade de polpa de abacate com uma colher de chá de óleo de amêndoas, jojoba ou de rosa mosqueta.

Aplique na pele limpa e seca e deixe por 15 minutos, em seguida, enxágue com água morna.

Hidratante facial e corporal

Para obter um hidratante para o rosto e corpo, utilize a parte interna da casca do abacate, passando-a com suave massagem na pele.

O óleo da polpa que se encontra na parte interna da casca agirá hidratando a pele.

Deixe agir pelo menos dez minutos antes de retirar.

Esfoliante caseiro

Para fazer uma esfoliação com abacate, adicione duas colheres de sopa de farinha de aveia e uma colher de chá de suco de limão à polpa de abacate.

Misture tudo e use como esfoliante suave, que pode ser utilizado nas mãos e no rosto.

Para obter um esfoliante com poder de esfoliação maior, adicione uma colher de sopa de sal rosa.

Lave bem o rosto para não ficar nenhum resíduo do limão, que no sol pode manchar a pele

Para tratar o couro cabeludo

A polpa do abacate age contra a caspa e promove o crescimento dos fios capilares.

Para esse tratamento, misture três colheres de sopa de polpa de abacate com uma colher de chá de óleo de neem e algumas gotas de óleo essencial de lavanda.

Massageie esta mistura no couro cabeludo, de preferência com os cabelos úmidos, e deixe agir por um tempo variável entre 15 e 30 minutos. Depois lave e enxágue normalmente.

Leia mais:

Abacate um fruto valioso!

Por tudo que foi descrito de benefícios, propriedades e utilizações, pode-se definir o abacate como o fruto da beleza e da saúde. A ciência nos confirma isso!

Talvez te interesse ler também:

Como plantar abacate

Como amadurecer abacate rápido? 7 dicas e truques fáceis

Farinha de caroço de abacate: alto potencial nutritivo. Benefícios e como fazer

Folha de abacate emagrece: é diurética e inibe a absorção do colesterol

Abacate na cozinha – vários usos, não só como fruta

Metade de um abacate por dia mantém a fome bem longe

Folha do abacate para que serve: analgésica, antioxidante e muito mais




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...