Fruta-do-milagre: boa para perder peso! Anticâncer, antidiabetes e muito mais


Já pensou em saborear um limão doce? E um café sem açúcar? Para muitos isso já é muito comum sem usar de nenhum artifício, nem mesmo adoçante. Já para outros isso é praticamente impossível, pois muitas pessoas não conseguem consumir nenhum alimento azedo ou amargo sem adicionar açúcar ou adoçante.

A boa notícia é que existe uma frutinha milagrosa que pode salvar nesses casos… É a fruta-do-milagre! Ou Miracle Fruit, como é chamada nos Estados Unidos. Essa frutinha é bem pequenina, mas é suficiente para fazer uma mágica no paladar de qualquer um.

De acordo com as pesquisas, ao consumir a fruta-do-milagre, o paladar é modificado, fazendo com que se perca temporariamente a sensibilidade aos alimentos azedos e amargos, tornando-os doces. Isso mesmo! A fruta-do-milagre tem o poder de fazer o limão e o café ficarem doces sem precisar colocar açúcar neles!

Mas atenção: esse efeito é temporário e não deve ser utilizado para tudo o que se pretende ingerir na sequência, pois as consequências podem ser graves. Até mesmo se consumida em excesso, a fruta-do-milagre pode trazer efeitos colaterais. Por isso, veja todas as informações deste artigo e consulte um nutricionista especializado e atualizado para explicar mais sobre os poderes dessa frutinha milagrosa!

Leia também: Estes são os alimentos anticâncer que você deve comer todo dia 

Nomes populares, nome científico, descrição da fruta e da planta

A fruta-do-milagre é nativa das florestas pluviais da África Ocidental e cultivada por colecionadores de regiões tropicais, assim como no Brasil. Seu nome científico é Synsepalum dulcificum ou Sideroxylon dulcificum, mas ela também é conhecida como Fruta milagrosa, Miracle fruit e Miracle berry.

A planta foi documentada em 1725 pelo explorador Reynaud des Marchais durante uma expedição ao oeste da África, quando notou que as tribos locais mastigavam as frutas dessa planta antes das refeições.

Apesar da fruta não ser muito doce, ela contém uma molécula ativa de glicoproteína chamada miraculina. Esta molécula faz com que a percepção do gosto amargo e azedo dos alimentos sejam alteradas, tornando-os doces quando consumidos logo na sequência. Esse efeito dura entre trinta minutos a uma hora, dependendo do que é consumido depois.

A planta produz duas colheitas por ano, está sempre verde e com flores brancas que duram o ano todo. Produz frutos elipsóides avermelhados, aproximadamente do tamanho de uvas. Estes possuem casca muito fina e lisa, com polpa carnosa branca, sabor adocicado e levemente azedo, com apenas uma semente.

Por que “do milagre”?

Como dito anteriormente, a fruta-do-milagre recebe este nome porque ela é capaz de transformar alimentos azedos e amargos em doces, quando estes são consumidos logo na sequência.

Ela possui em sua polpa uma proteína chamada miraculina que, ao entrar em contato com as papilas gustativas, inibe a capacidade de saborear a acidez e o amargo dos alimentos.

Por este motivo, ela é bastante utilizada pelos africanos antes da ingestão de alimentos azedos ou amargos e nos Estados Unidos existem vários produtos preparados com a sua polpa.

No Brasil ela ainda é pouco conhecida, mas vem sendo cultivada por colecionadores de plantas raras e utilizadas por nutricionistas especializados em alimentos orgânicos.

Propriedades medicinais

Segundo uma publicação feita pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI), a principal característica apontada nas pesquisas realizadas com a “fruta milagrosa” está relacionada ao efeito sobre os receptores gustativos, resultando na sensação de doce quando ingeridas substâncias com conteúdo acídico.

Além disso, outras características benéficas desta fruta são suas capacidades antioxidantes e anticancerígenas, devido às várias amidas existentes na fruta. Outro ponto observado pelos pesquisadores foi o efeito antidiabético causado quando estudada em ratos. No entanto, mais estudos devem ser realizados para comprovar essa descoberta, inclusive com humanos.

Justamente por ser rica em propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e antioxidantes, se consumida em doses moderadas, a fruta-do-milagre pode prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico.

Por que é usada para perder peso?

Um dos principais motivos da fruta-do-milagre poder ser utilizada para quem quer perder peso é o fato de ajudar na substituição do açúcar ou adoçante. Como ela consegue transformar o limão e o café em alimentos doces, não é necessário colocar açúcar no café ou no suco de limão, por exemplo. Por este motivo ela vem sendo muito indicada por nutricionistas em caso de dietas restritivas.

No Brasil, é possível encontrar suplementos da fruta-do-milagre em algumas lojas de produtos naturais. No entanto, ainda não há comprovação científica relacionada ao emagrecimento.

Já nos Estados Unidos, a fruta-do-milagre vem sendo muito utilizada não só por aqueles que desejam reduzir a quantidade de açúcar nos alimentos, mas também pelos que querem tornar agradável o sabor de alguns alimentos ou substâncias.

Há relatos de uma série americana CSI mencionar a utilização da fruta para fazer um dos personagens ingerir ácido, algo extremamente perigoso e mortal. Por isso é necessário ter muito cuidado com o que colocamos na boca, principalmente vindo de estranhos. Na dúvida, não coma ou beba!

Uma frutinha de nada, que vale muito

Essa pequena frutinha pode ser consumida in natura ou armazenada congelada para ser aproveitada em diversas receitas culinárias, como por exemplo em sucos, compotas, mousses, caldas e cremes.

No entanto a recomendação é de não consumi-la em excesso, pois ela pode provocar aftas, irritação no estômago e hemorróidas. Assim como todo e qualquer alimento, a fruta-do-milagre pode ser uma excelente fonte de nutrientes para o organismo, mas quando consumida em excesso, pode provocar problemas no sistema digestivo.

Sendo assim, caso encontre exemplares dessa frutinha para colher ou comprar, tenha muito cuidado com a dose, procurando seguir sempre as orientações de um médico ou nutricionista experiente!

Talvez te interesse ler também:

META DE REDUÇÃO DE AÇÚCAR NO BRASIL PASSA A VIGORAR A PARTIR DE 2020

POR QUE O ARROZ INTEGRAL É MELHOR QUE O BRANCO? BENEFÍCIOS E RECEITAS

CONHEÇA OS ALIMENTOS REJUVENESCEDORES E MANTENHA SUA VITALIDADE EM DIA!




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 5 comentários

  1. Vera Lucia Rigaud de Freitas Bezerra
    Publicado em 17/02/2021 às 11:44 am [+]

    Muito boa a explicação!procurei justamente pelo interesse em adquirir uma muda.Gostaria apenas de saber,sobre a quantidade recomendada de ingestão dessa fruta.


  2. Daia Florios
    Publicado em 18/02/2021 às 9:19 am [+]

    Oi Vera, não tem quantidade recomendada. Coma como qualquer outra fruta, e sem exagero! Um abraço <3


  3. Dayane
    Publicado em 20/04/2021 às 3:59 pm [+]

    Maravilhosa!!!
    Só gostaria de saber a quantidade máxima para não incorretos em super dosagem e correr riscos gastrointestinais.


  4. Sandra Verlangieri Brasília DF
    Publicado em 18/07/2023 às 11:28 am [+]

    Comprei uma mudinha, depois de 1 anos ela está carregada de frutinhas, já fiz várias experiências com limão nas minhas amigas e elas ficaram chocadas com o milagre de fazer o limão se transformar em doce. E agora que fiquei sabendo dos benefícios que ela proporciona. Vou cuidar muito bem dela. Amei


  5. Daia Florios
    Publicado em 18/07/2023 às 3:29 pm [+]

    <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...