Folha De Louro → 8 USOS ALTERNATIVOS que vão te surpreender!

  • atualizado: 
Folha De Louro

Cada planta tem seus princípios ativos curativos - alguns a gente conhece há séculos, outros a ciência ainda nem descobriu. Este é o motivo de nós lutarmos tão veementemente para a preservação da biodiversidade. Afinal, tudo o que está na natureza tem sua razão de ser. Vamos ver, então, alguns usos diferentes para a folha de louro que a gente antes usava apenas em chá ou no feijão, certo?

Costumes nossos com o loureiro

Antigamente se costumava ter sempre um pé de louro, Laurus nobilis, o loureiro, perto de casa - era uma mão na roda ter as folhas frescas e a árvore, grande e sempre verde, ajudava na manutenção das boas energias do quintal (mas, também podia atrair raios, é certo).

O uso das folhas de louro vêm de longos séculos, na cultura dos povos mediterrânicos, região de onde é originária esta espécie - a coroa de louros dos imperadores, símbolo do mais alto status social e de poder fala, por si só, das qualidades desta planta nobre.

Na alimentação, as folhas de louro são usadas como tempero por seu potencial digestivo em grande variedade de receitas - molhos, guisados, temperos para leguminosas pois ajuda no processo digestivo.

O uso medicinal das folhas de louro também é bem conhecido como mostramos neste no nosso artigo LOURO: BENEFÍCIOS, USOS MEDICINAIS E COMO FAZER O CHÁ pelas propriedades curativas do óleo essencial de louro, que abunda em folhas e frutos (eucaliptol, o 1,8 cineol e diversos terpenos e o ácido láurico, basicamente). O fruto também é rico em ácidos graxos essenciais.

Usos alternativos para as folhas de louro

louro

1. Água de louro - para melhorar seu astral

Deixe 3 folhas de louro em um copo de água, durante a noite, e beba ao acordar, em jejum.

2. Banho de folhas de louro- Relaxa e tonifica os músculos aliviando tensões e preocupações

* Em 2 litros de água junte um punhado de folhas de louro (umas 20 folhas) e ferva por 15 minutos. Deixe abafado outro tanto. Coe e misture na água da banheira.

* Repouse nesse banho, por até 20 minutos.

3. Bálsamo de louro - Para dores musculares, de articulação, para herpes e problemas cutâneos

* Esmague, em um morteiro, um punhado de frutos maduros de louro, junte água até cobrir e leve a ferver em fogo baixo até a água secar.

* Esprema a massa cozida em um pano fino e reserve o creme. Use para massagear as áreas afetadas.

* Você também pode fazer este preparado macerando folhas verdes de louro em um morteiro e cozinhando-as em pouca água, até secar. Bata as folhas cozidas com um mixer, esprema-as em um pano fino.

* Use esta pasta, pura ou misturada a um óleo (azeite de oliva, óleo de coco, óleo de amêndoas ou de semente de uva) para massagear as áreas doloridas ou, para cobrir as áreas lesionadas de sua pele.

4. Óleo de louro - Contra acne

* Coloque um punhado de folhas de louro em 250ml de azeite de oliva. Use um vidro escuro e deixe de repouso por 15 dias, em local fresco. Coe o conteúdo e use este óleo para passar sobre as lesões de acne e outros problemas de pele semelhantes.

5. Chá de louro para regular a digestão e o ciclo menstrual

* Faça este chá por infusão: 2 folhas de louro para cada copo de água fervida. Abafe por 15 minutos, retire as folhas e tome, frio ou morno. Conserve na geladeira por até 24 horas. Beba 3 xícaras ao dia.

6. Fumaça de folha de louro - facilita a respiração, atenua dores de cabeça e reduz o estresse nervoso

* Acenda uma folha grande de louro, bem seca e, quando começar a queimar, sacuda-a para fazer fumaça. Inale essa fumaça e repita, quantas vezes ao dia precisar.

* Coloque folhas secas de louro em um pote com carvão em brasa e caminhe pela casa, para espalhar o aroma (defumar a casa com louro é muito relaxante).

7. Cataplasma de folhas frescas de louro - feridas e pele queimada por urtiga ou outras plantas urticantes

Cozinhe algumas folhas de louro em azeite de oliva, em fogo baixo. Deixe repousar, tampado, até amornar. Use as folhas cozidas para cobrir o local ferido.

8. Contra insetos, ratos e animais peçonhentos

* Espalhe folhas de loureiro pela casa, dentro das gavetas, atrás dos móveis ou por onde andam os animais que você quer espantar.

Efeito do louro nos meridianos

Segundo a medicina tradicional chinesa, o louro atua nos meridianos do baço-pâncreas e estômago atingindo o sistema imunológico, o digestivo e as mucosas internas da boca.

O excesso de louro pode fazer mal?

Sim, o excesso de louro - ingerido ou usado topicamente, poderá resultar em reações de saturação do organismo afetando tanto nossa saúde física (mau hálito, problemas digestivos, baixa de imunidade, dentre outros) como nosso equilíbrio emocional (excesso de preocupação, ideias fixas e pensamentos obsessivos).

Não use qualquer medicamento natural com louro (chás e banhos, incluídos) por mais de 10 dias consecutivos e nem ultrapasse a dosagem de até 3 xícaras de chá ao dia.

Antes de fazer qualquer uso tópico do loureiro convém ter certeza de que esta planta não lhe vai causar alergias (é raro mas acontece - experimente na pele fina do antebraço).

Especialmente indicado para você:

seta10 REMÉDIOS CASEIROS PARA MANTER OS INSETOS LONGE DE CASA

setaCOMO ELIMINAR AS BARATAS DE UMA MANEIRA NATURAL

seta18 PLANTAS QUE VÃO TE AJUDAR A REPELIR OS INSETOS DA CASA E PRAGAS DO JARDIM