Caruru - em chá, salada ou refogado. Veja aqui todos os benefícios e como usar

  • atualizado: 
Caruru

Caruru é o nome comum dado a uma diversidade de plantas alimentícias que abundam nos nossos campos.

O que é o caruru?

Aqui vamos falar especificamente do caruru da família Amaranthaceae, o Amaranthus flavus, e o Amaranthus viridis, alimentar e medicinal.

Caruru também pode ser chamado de Caruru-de-Cuia (Amaranthus lividus), Caruru-Roxo (Amaranthus hybridus), Caruru-de-Mancha (Amaranthus viridis), Caruru-de-Porco, Caruru-de-Espinho Amaranthus spinosus, Bredo-de-Chifre, Bredo-de-Espinho, Bredo-vermelho ou, somente, Bredo, como se usa falar na Bahia, pátria de um dos pratos típicos que usa esse nome - o famoso Caruru baiano em cuja receita vai quiabo, leite de coco, camarão seco, dendê (não podia deixar de ser), amendoim, gengibre e castanha de caju tendo incorporado, na receita tradicional, as culturas ameríndias e africanas.

Para não confundir com outras alimentícias e medicinais, cada qual no seu quadrado, saiba que há outras plantas cujo nome regional também é caruru mas que pertencem a outras famílias botânicas portanto, possuem outras características e qualidades: “É o caso do Caruru-de-Sapo, Oxalis martiniana Zuccini, família das Oxalidaceae; o Caruru-do-Reino, Boussingualtia baselloides H.B.K. família das Baselaceae; Caruru-Bravo, que é da família das Fitolacaceae; Caruru-das-Cachoeiras, Mourera fluviatilis Aublet, família das Podostemaceae; Caruru-Língua-de-Vaca, Talinum patens Jacquin, família das Portulacaceae; e muitas outras.”

caruru

foto: Amaranthus viridis

O que se faz com o caruru?

Das folhas do caruru se fazem saladas, molhos e refogados. Os talos e folhas também entram em receitas de panquecas, tortas, bolos e pastéis. E as suas sementes são acrescentadas à massa de pão. O caruru entra na alimentação regional camponesa como uma das plantas alimentícias não convencionais, ou seja, que não se compram nos mercados. Com suas riqueza salimentar e medicinal, completa a dieta daqueles que os conhecem bem. Esta é uma tradição muito antiga, dos tempos em que as pessoas tinham uma maior integração com a natureza e, não há razão nenhuma para que não volte a fazer parte da culinária de todos nós.

Chá de Caruru

O chá de caruru também é muito famoso e fácil de se fazer: basta você colocar 100gr da planta (folhas e sementes) em 1 litro de água fervente, abafar e tomar (2 a 3 xícaras ao dia é suficiente).

Mas, atente para não fazer o chá de caruru-bravo que é tóxico, veja no vídeo abaixo:

Benefícios do caruru

Toda a planta é comestível e rica em vitaminas A, B1, B2, C, ferro, cálcio e potássio. Na medicina popular, o caruru é indicado para fortalecimento de ossos e dentes, problemas hepáticos, infecções diversas (garganta, trato urinário) e hidropsia. Reconhecidamente, o caruru alivia e fortalece o fígado, seja tomando-o como chá ou comendo a verdura na alimentação diária.

Especialmente indicado para você:

setaBELDROEGA, UMA PLANTINHA DE NADA QUE VALE DE TUDO

setaCEBOLA E ALHO: VEM DA NATUREZA A AJUDA PARA EVITAR CÂNCER DE ESTÔMAGO

setaFOLHA DE PITANGA - CHÁ E ÓLEO: USOS E BENEFÍCIOS