Amendoim: benefícios, dicas de uso e receita do leite

amendoim

O amendoim, Arachis hypogaea, é originário da América do Sul e muito usado de diversas maneiras na culinária local pois as populações nativas reconhecem suas qualidades medicinais e nutricionais.

Qualidades medicinais do amendoim

Como ótima fonte de proteína, fibras e ácidos graxos monoinsaturados, o amendoim nos ajuda a ter uma saúde mais completa. Também é rico em magnésio, folatos, vitamina E e cobre - nutrientes indispensáveis para a saúde do seu coração. A sua riqueza em vitaminas do Complexo B e em arginina, aminoácido essencial, melhoram a circulação do sangue. A arginina, que é um potente vasodilatador, e a vitamina E, que é necessária à produção dos hormônios sexuais, dão ao amendoim qualidades afrodisíacas reconhecidas.

As vitaminas do Complexo B são também essenciais para a melhora do nível de serotonina disponível para o nosso cérebro e então, melhora nosso humor e alegria de viver.

Os ácidos graxos do amendoim nos dão ômega-3 e ômega-6 em quantidades equilibradas, reduzindo o nível dos triglicérides no sangue, e a pressão arterial.

E a casca do amendoim é tanto ou mais rica em antioxidantes do que um vinho tinto de boa qualidade pois, está cheinha de antocianinas.

Como usar o amendoim na alimentação

amendoim

O fruto do amendoinzeiro, o amendoim, pode ser consumido cru, torrado, assado ou cozido, e com ele se faz paçoca (deliciosa), bolos, tortas, sorvetes e farinhas. Também podem ser consumidas as vagens novas, ainda verdes, como feijão verde e as folhas novas da planta (leia aqui).

Nossa culinária tem um sem-fim de receitas em que entra amendoim. Amendoim torrado é um tira-gosto excelente, amendoim na granola é uma delícia, paçoca de amendoim é o céu, porém muito calórica. Você deve consumir amendoim mas, tenha atenção à quantidade - um punhado ao dia estará de bom tamanho, te trará os benefícios necessários sem te acumular de calorias extras.

Cuidados no consumo do amendoim

Tenha sempre em conta que amendoim bom é amendoim sem fungo. Sim, esse é um problema do amendoim que deriva das más condições de acondicionamento. O amendoim que foi guardado em local úmido pode ser transmissor de um fungo muito perigoso, o Aspergiullus flavus, que produz a toxina aflatoxina de forte ação teratogênica e carcinogênica. A aflatoxina afeta principalmente o nosso fígado e basta menos de 1mg por quilograma de peso corporal para esta ser tóxica. Portanto, tenha cuidado com a procedência do amendoim que comprar e, em sua casa, acondicione-o em lugar seco e fechado.

Os óleos de amendoim comestíveis são isentos das toxinas devido ao processo alcalino a que são submetidos no processamento.

Receita de leite de amendoim

O leite de amendoim é delicioso e tem um preparo muito fácil, descomplicado. Você pode usar esse leite como substituto de outros leites para fazer vitaminas de frutas e achocolatados.

Modo de fazer

Bata no liquidificador 1 xícara (chá) de amendoim torrado com casca em 2 xícaras de água.

Bata bem até dissolver tudo.

Depois, coe e use-o enquanto estiver fresco. 

Especialmente indicado para você:

setaLEITES VEGETAIS: 7 ALTERNATIVAS AO LEITE DE VACA

setaPASTA DE AMENDOIM: COMO FAZER EM CASA

setaNOZES E AMENDOINS: MEIO PUNHADO AO DIA PARA NÃO FICAR DOENTE

seta15 ÓLEOS VEGETAIS PRECIOSOS PARA SAÚDE E BELEZA