Abacaxi é bom para a digestão, e não só

abacaxi

O abacaxi é uma planta tropical, uma bromélia que dá no chão, na areia, na terra, e não existe só essa fruta que você conhece, que pode comprar na feira ou na esquina de casa, o abacaxi comercial, Ananas comosus. E é riquíssima essa fruta, e medicinal das boas.

O abacaxi (que é palavra tupi que quer dizer, fruta de cheiro gostoso, ou algo assim, “bá+káa+ti) é conhecido por nós, latino-americanos, como a fruta que se vende no mercado. Os outros abacaxis, nativos e de menor porte, mais azedos, são denominados Ananás, que também é palavra de origem indígena (guarani, “naná”) e já era cultivado antes da colonização. O abacaxi é rico em fibras vegetais digestivas, vitaminas A, B e C, magnésio, manganês e potássio, cálcio e uma enzima muito importante, a bromelina ou bromelaína.

Leia também: setaQUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

E para que serve o abacaxi?

É delicioso, no verão principalmente, uma fatia de abacaxi, cheia de sumo, saborosa, cheirosa, docinha ou não (é do gosto de cada um) mas, você precisa conhecer que benefícios nos traz essa fruta.

1. O abacaxi é ótimo para a digestão: o miolo, o talo do abacaxi, é riquíssimo em bromelina que é uma enzima proteolítica que tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda na cicatrização de feridas.

2. O suco do abacaxi também tem alto nível de enzimas que ajudam na redução do refluxo ácido esofágico e, de quebra, vai curando as ulcerações que resultam desse incômodo.

3. Comer abacaxi limpa o figado, desintoxica, descarrega com as suas enzimas altamente digestivas.

Leia também: setaCONHEÇA 10 ALIMENTOS QUE PURIFICAM O FÍGADO

4. O abacaxi é muito bom para a limpeza do intestino: comer o abacaxi, com o miolo e tudo, é muito bom para manter seu intestino limpo de impurezas e toxinas pois esta fruta é rica em fibras, para além das funções das suas enzimas, já comentadas no item acima.

5. Abacaxi contêm citrato – mineral que dificulta a formação de cálculos renais.

6. A ingestão de abacaxi, em fruta ou suco, reduz a pressão arterial por conta do seu conteúdo em enzimas e em potássio. A bromelina reduz a formação de coágulos sanguíneos.

7. O abacaxi é uma fruta ácida que ativa o pH do estômago, que também é ácido mas que, depois de digerido, alcaliniza nosso sangue. Portanto, abacaxi é muito bom para manter o pH do seu organismo.

8. Xarope de abacaxi é muito bom para a tosse e problemas respiratórios em geral pois a bromelina também afina, fluidifica, o muco, catarro, dos pulmões.

Leia aqui: setaXAROPE DE MEL - FAÇA O SEU E MANDE O RESFRIADO EMBORA

9. A bromelina, enzima proteolítica do abacaxi, é eficiente no afinamento do sangue ajudando todo o sistema circulatório e especialmente o coração.

10. A bromelina também atua na melhora do sistema imunológico e é especialmente benéfica para os pacientes de quimioterapia.

Leia também:

setaSUCO DE ABACAXI COM GENGIBRE PARA EMAGRECER

setaSUCOS CENTRIFUGADOS: 10 RECEITAS PARA DESINTOXICAR E EMAGRECER

setaENZIMA ENCONTRADA NO ABACAXI CURA O CÂNCER