Não desperdice: como usar a casca de abacaxi de 10 maneiras diferentes


Uma fruta diferente, abundante e altamente nutritiva: o abacaxi é apreciado por muitas pessoas por seu sabor cítrico e sua versatilidade. Mas, o que muitos não percebem, é que os resíduos dessa fruta, que, geralmente, vão parar no lixo, são ainda mais saudáveis do que a polpa da fruta.

Além disso, o aproveitamento integral do alimento é um bem para o meio ambiente. Os ganhos são muitos, então por que não inovar?

Conheça abaixo os benefícios da casca do abacaxi e como ela pode ser consumida.

Por que não jogar fora. Benefícios da casca de abacaxi

As cascas do abacaxi são muito nutritivas e isso se deve, em grande parte, a uma enzima chamada bromelaína.

Ela tem alto poder anti-inflamatório, ajudando a amenizar dores nas articulações, artrite, tensões musculares, entre outras.

Essa substância auxilia ainda a combater coágulos sanguíneos, manter a pressão arterial equilibrada e a deixar a composição do sangue mais saudável. Além disso, a bromelaína pode ser bem útil em episódios de gripe, resfriados ou alergias respiratórias, pois ajuda a cessar o muco, reduzir a tosse e estimular o sistema imunológico.

A casca do abacaxi também é importante para a saúde digestiva, pois favorece uma flora intestinal saudável, ajuda na digestão e combate problemas, como prisão de ventre e a síndrome do intestino irritável.

A vitamina C, presente nela, ajuda a fortalecer a imunidade e prevenir doenças oculares degenerativas. Os nutrientes presentes na casca podem auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer, além de fortalecer os ossos, dentes e gengivas e melhorar a fertilidade.

Como usar a casca do abacaxi

Agora que você já sabe os benefícios da casca de abacaxi, é hora de colocar a mão na massa e utilizar todo potencial dessa parte da fruta.

Conheça abaixo alguns dos usos possíveis:

Água de abacaxi

Um uso simples e prático. Para preparar a água de abacaxi, coloque as cascas em uma panela com água e deixe ferver por cerca de 35 minutos.

Se quiser, pode adicionar canela em pau para dar ainda mais sabor.

Passado o tempo de fervura, deixe em infusão por mais 30 minutos, retire as cascas e pronto.

É só beber!

Leia também:

Chá de sol de casca de abacaxi

Separe todos os resíduos do abacaxi em um recipiente, cubra com água e deixe no sol por algumas horas, até a água ficar amarelada. Após esse tempo, coe e leve à geladeira. Você pode adoçar, se preferir, ou consumir in natura.

Leia também:

Vinagre de abacaxi

Em uma tigela, coloque os resíduos de 1 abacaxi, 2 colheres de chá de orégano seco, meio litro de água e lascas de pimenta vermelha.

Certifique-se de que a água seja filtrada e não clorada, pois o cloro mata as bactérias que são necessárias para a fermentação. Cubra com gaze e deixe em temperatura ambiente por cerca de 36 horas. Após esse período, retire a espuma que vai se formar no topo, os pedaços de abacaxi e coe o vinagre. Conserve em frascos bem fechados.

Suco de casca de abacaxi

Ferva as cascas de abacaxi em uma panela com água. Depois, espere esfriar e coe. Esse preparo pode ser base para vários tipos de suco e fica muito bom natural também.

Se você preferir um chá mais tradicional, basta ferver as cascas do abacaxi em uma panela com água. Após levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando, em fogo médio, por cerca de 40 minutos, com a tampa entreaberta. Após isso, desligue o fogo e deixe 5 minutos em infusão.

Coe, adoce e bom apetite!

Aromatizador de abacaxi

As cascas podem ser desidratadas para servirem como um cheiroso aromatizador de ambiente. Embora existam produtos específicos para isso, é possível secar as cascas em uma grelha. Dá para misturar as cascas de abacaxi com outros aromatizadores naturais, como cascas de outras frutas cítricas, flores ou especiarias.

Esfoliante para os pés

A bromelaína é também um ótimo emoliente. Para se beneficiar das cascas do abacaxi dessa forma, basta fazer uma pasta (no liquidificador ou processador de alimentos) com os resíduos, passar nos pés e deixar por 20 minutos. Depois é só enxaguar, secar e hidratar.

Tônico para a pele

A água de casca de abacaxi pode ser um tônico facial excelente, já que a bromelaína ajuda a eliminar as células mortas da pele, aliviando os sintomas da acne. A receita é a mesma para fazer a água de casca de abacaxi. Basta passar na pele, após lavar o rosto.

Aromatizador para automóveis

O segredo para um carro bem perfumado pode envolver algo bem simples, como colocar cascas de abacaxi em um saco plástico e deixar em um local do veículo que fique exposto ao sol. O carro vai cheirar bem e todo mundo vai querer saber o segredo.

Zoborodo

Bebida típica da Nigéria, essa mistura pode ser feita em casa. Basta adicionar cascas de abacaxi, flores de hibisco, 1 colher de sopa de gengibre picado, suco de 2 limões e açúcar a gosto em uma panela com 2 litros de água.

Deixe ferver, cozinhe por 5 minutos, retire do fogo e feche a tampa. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e leve para geladeira.

Tepache

Mudando um pouco de país, é a vez de experimentar o Tepache, bebida típica do México, que é produzida a partir da fermentação do abacaxi.

Para fazê-la, lave as cascas do abacaxi, corte-as em pedaços grandes, coloque em uma tigela de vidro juntamente com 8 xícaras de água, 2.5 xícaras de piloncilo (melaço extraído da cana de açúcar) ou açúcar mascavo temperado com especiarias, canela e cravo.

Cubra com gaze e deixe descansar por 48 horas.

Depois disso, coe o líquido, acrescente mais 4 xícaras de água e deixe descansar por mais 12 horas.

Coe novamente e sirva gelado.

Usos industriais da casca do abacaxi

Outras formas de utilização das cascas do abacaxi envolvem processos industriais. Já é possível, por exemplo, fazer embalagens com resíduos do abacaxi e outras frutas.

A ideia original é fruto da iniciativa da startup colombiana Lifepack, que desenvolveu materiais substitutos de itens de plástico a partir de restos de cascas, como a de abacaxi. O mais legal é que são produtos que podem voltar tranquilamente para a natureza por serem orgânicos e biodegradáveis

Além desse uso, é possível também fazer papel, já que a casca é rica em celulose, hemicelulose e outros carboidratos, e biogás, já que os resíduos podem produzir metano.

O abacaxi tem ainda largo uso em produtos em conserva, como é o caso do abacaxi em lata, facilmente encontrado nas prateleiras dos supermercados brasileiros.

Pode ainda servir com base para fazer frutas secas e matéria orgânica para alimentação dos animais.

Com tantos usos e benefícios, desperdício nunca mais! Reaproveite! Compartilhe!

Talvez te interesse ler também:

Como fazer comedouros para pássaros usando cascas de frutas

Faça você mesmo produtos de beleza usando cascas de frutas

Como purificar a água com frutas e suas… cascas!

Sementes das frutas: não as descarte! Elas fazem um bem que você não imagina

10 receitas de água aromatizada




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...