Conheça 10 alimentos que purificam o fígado


O que tem causado tantas epidemias e doenças atualmente? Vivemos em ambientes tóxicos, onde os alimentos, o ar que respiramos e até a água que bebemos estão contaminados de produtos químicos que podem favorecer e causar enfermidades graves. Toda essa toxidade sobrecarrega nosso fígado.

Pesquisas cientificas demonstram como as toxinas presentes em nosso dia a dia podem causar uma série de problemas, incluindo o autismo. Nós falamos aqui do caso da água sanitária muito usada por nós, brasileiros, na limpeza da casa, que aumenta o risco de infecções em crianças.

É possível viver uma vida mais saudável e cercar-se de um ambiente menos tóxico e mais natural.

Para isso é preciso uma mudança de conceitos, valores e, claro, de hábitos prejudiciais que sobrecarregam nosso organismo e prejudica nossa saúde.

A importância do fígado

Se tem um órgão que deixa nosso organismo mais puro e limpo é o fígado. A maior glândula do corpo tem várias funções importantes para a nossa saúde:

  • Desintoxica o sangue, limpando-o de todas as impurezas como gorduras, drogas, álcool e químicas de medicamentos;
  • Converte o açúcar em energia e regula a glicose no sangue evitando a hipoglicemia;
  • Produz a bile, que digere gorduras (por isso se o fígado não funciona bem, engordamos);
  • Armazena o ferro no organismo.

Por ser um órgão suscetível a muitas doenças por suas várias funções vitais ao corpo humano, é preciso cuidar bem dele.

Para cuidar desse órgão é preciso evitar o tabagismo, o excesso de álcool, ficar bem longe das drogas, fazer exercícios físicos regulares, evitar o consumo de açúcar e principalmente, manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Purificando o fígado

A seguir, veja alguns alimentos que ajudam a purificar o fígado para mantê-lo saudável:

Tomate

Tomates são ótimos para desintoxicar o fígado, pois possuem glutationa que é uma proteína que desintoxica o fígado. Além de dexintoxicante do fígado, o tomate ainda possui o licopeno, uma substância que está ligado ao combate do câncer, de mama, pulmão e pele.

Cenoura

Cenouras são como um remédio natural para o fígado, pois além da glutationa, ainda possuem betacaroteno e flavonoides que ajudam a manter a pele saudável e o coração em boa forma.

Espinafre

Importante hortaliça, o espinafre também possui glutationa que desintoxica o fígado, mantendo-o limpo e consequentemente, seu sangue mais puro.

Alho

O alho possui enxofre, alicina e selênio, poderosos compostos naturais que ajudam o fígado a liberar toxinas.

Abacate

Os abacates são preciosos para o fígado pois ajudam naturalmente na produção da glutationa, favorecendo a limpeza deste órgão.

Frutas cítricas

Limões possuem vitamina C em grande quantidade e por ser uma fruta cítrica, ajudam o fígado e se purificar de toxinas não absorvidas pela água.

Maçã

Maçãs ajudam a liberar toxinas pelo trato digestivo, ajudando o fígado a trabalhar melhor e ficar mais puro.

Azeite de Oliva

Óleos vegetais prensados a frio, tais como o azeite, o óleo de cânhamo e o de semente de linho dão um grande suporte ao fígado, ajudando o fígado a depura-se das toxinas nocivas presentes no organismo.

Chá verde

O chá verde é repleto de antioxidantes como as catequinas, comprovadamente reconhecidas por seus benefícios às funções hepáticas.

Repolho

Os isotiocianatos (ITCs) feitos a partir dos glucosinolatos presentes no repolho fornecem enzimas hepáticas desintoxicantes que ajudam a eliminar as toxinas no organismo.

Leia também: 10 alimentos e ervas que são verdadeiros antibióticos naturais

Fonte foto: wikipedia.org




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Filomena Tiago
    Publicado em 26/02/2021 às 10:59 am [+]

    Gostaria de saber como conhecer o meu nível de gordura no fígado?


  2. Filomena Tiago
    Publicado em 26/02/2021 às 11:01 am [+]

    Gostaria de saber como poderei conhecer o nível da gordura no meu fígado


  3. Daia Florios
    Publicado em 01/03/2021 às 8:04 am [+]

    Somente com exame médico, ultrassom ou exame de sangue <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...