Araruta: conheça a planta que pode trazer vários benefícios para saúde, corpo e ainda ser uma opção na cozinha

Araruta a planta que pode trazer vários benefícios para saúde

Já ouviu falar na Araruta? Saiba que ela é uma planta que pode trazer vários benefícios à saúde, ao seu corpo e ser uma boa opção para quem adora cozinha alternativa.

Conhecida como maranta, araruta-gingante, arrow root para os ingleses, entre outros nomes, a Araruta (Maranta arundinacea) se destaca no meio de produtos naturais na forma do polvilho extraído dos rizomas da planta, após trituração, e também por ser fonte de carboidratos, cálcio, fibras, alívio de diarreias, e por seu uso em cosméticos.

Saúde

A Araruta pode trazer muitos benefícios à saúde, cujos motivos ainda estão sendo estudados. No combate a problemas gastrointestinais, como a diarreia, especialistas acreditam que é possível que ela seja um bom remédio pela presença das fibras encontradas no amido.

Segundo estudos realizados na Embrapa Agroindústria de Alimentos, o amido da Araruta tem “características e qualidades consideradas inigualáveis. Conferindo leveza e alta digestibilidade aos confeitos.”

Corpo e Estética

Além de ser usada em cosméticos, como em desodorantes naturais, a planta também possui benefícios ao corpo, podendo ser usada em forma de pó seco ou em ervas de banho para o tratamento de queimaduras de sol ou brotoeja – que causa erupções na pele, e frequentemente em crianças pequenas.

Pode, ainda, ser aplicada sob a pele para acalmar mucosas inflamadas por picadas de insetos ou pequenos cortes com objetos.

Culinária

Na culinária, a Araruta costuma ser usada em pó com várias delícias que conhecemos como bolos e tortas, mas pode ser consumida também em uma alimentação mais saudável, por não conter glúten, que torna uma boa alternativa aos celíacos e pela sua riqueza em fibras, auxiliando a digestão.

Mas, cuidado: é bom evitar exageros para não causar dor de estômago.

Como encontrar

Atualmente a Araruta tem sido difícil de encontrar em vários alimentos prontos, pois a sua forma mais usual em polvilho foi sendo substituída por polvilho de mandioca, devido às dificuldades do plantio. Logo, a indústria de alimentos praticamente não a usa mais, mas é possível encontrar em forma de pó, nas lojas de produtos naturais online ou no Mercado Municipal de São Paulo.

Leia também:

CARQUEJA: TODOS OS BENEFÍCIOS E COMO FAZER O CHÁ

COMO RECONHECER SE O ALIMENTO É MESMO ORGÂNICO?

PLANTA PRESENTE NO LITORAL BRASILEIRO PODE SUBSTITUIR O SAL DE COZINHA

REPELENTE CASEIRO: CONHEÇA AS PLANTAS REPELENTES DE MOSQUITOS

AMANTE DA BOTÂNICA? CONHEÇA O APLICATIVO QUE RECONHECE PLANTAS

Fonte fotos: Prefeitura de São Paulo