A Estrela e suas Diversas Simbologias e Significados

  • atualizado: 
estrela

A estrela é um símbolo muito antigo, que faz parte de várias culturas, tradições e religiões. Suas variadas simbologias e seus muitos significados estão atrelados às diversas formas de representá-la. Neste conteúdo veremos quais são estas formas e seus respectivos significados.

Segue a lista dos diversos tipos de estrelas que serão descritas com suas respectivas simbologias e, nos 2 últimos tópicos, a simbologia geral e uma mensagem relacionadas com a Estrela:

 

1. Pentagrama: Estrela de Cinco Pontas

A estrela de cinco pontas representa o homem auto-realizado, também conhecida como Pentagrama.

Símbolo do microcosmo humano, a estrela de cinco pontas, ou Pentagrama, representa o mundo espiritual, a orientação e a proteção divina. Esta estrela era o símbolo da deusa suméria da fertilidade, denominada Ishtar.

O significado cabalístico do número 5 está atrelado à conexão do corpo com a alma.

O Pentagrama é um símbolo poderoso de proteção e equilíbrio e representa o quinto elemento, o éter, energia mais sútil, que está além dos quatro elementos (ar, água, fogo e terra). O Pentagrama pode ser encontrado na arte de vários povos e como símbolo de várias religiões, tais como: maçonaria, cristianismo, druidismo, alquimia, tarô e cabala.

pentagrama invertido

1: pentagrama invertido - 2: pentagrama  

2. Pentagrama Invertido

A estrela de cinco pontas invertida tem uma interpretação contrária ao Pentagrama anterior.

O Pentagrama invertido é símbolo da magia negra. Seu significado é o oposto do Pentagrama em sua posição normal.

Neste caso, representa o homem invertido influenciado pela matéria e pelas baixas paixões.

3. Hexagrama: Estrela de Seis Pontas

A estrela de seis pontas é representada por dois triângulos equiláteros que formam uma estrela de seis pontas, ou seja, um triângulo sobreposto ao outro. O triângulo com a ponta voltada para cima representa o fogo e o triângulo invertido a água.

A estrela de seis pontas representa a conexão entre Deus e o Homem, Espírito e Matéria, Céu e Terra, como símbolo do Despertar da Consciência, Expansão Espiritual e Expressão de Sabedoria.

A tradição hindu vê neste símbolo, que nesta cultura tem o nome de Iantra,  a representação da união de Kali e Shiva, representada pela junção dos dois triângulos, simbolizando a fusão do masculino e do feminino e consequentemente dos elementos fogo e água.

A Estrela de seis pontas pode ser representada com um hexagrama entrelaçado, símbolo conhecido como Selo de Salomão e, também, utilizado pela Maçonaria, seu significado está associado à criação primordial e à harmonia dos princípios feminino e masculino que regem o Universo, relacionado com o Infinito, devido às linhas serem ininterruptas e coligadas.

A Estrela de seis pontas figura na bandeira de Israel e é um símbolo judaico muito antigo relacionado com a história e religiosidade desse povo. Símbolo do Judaísmo, a estrela de seis pontas ou Hexagrama, representa a Estrela de Davi, que representa a união dos opostos bem como a conexão com o todo e a transcendência da dualidade.

4. Hexagrama Unicursal

hexagrama unicursal heptagrama octograma

3: hexagrama 4: unicursal 5: heptagrama 6: octograma

Essa estrela de seis pontas pode ser representada por uma linha contínua, em vez de dois triângulos sobrepostos do hexagrama. Sua simbologia na magia branca está relacionado com a Sabedoria, a Força Espiritual e a Eternidade.

5. Heptagrama: Estrela de Sete Pontas

Sete é o número da Criação e tem relação com o mundo espiritual.

Essa estrela de sete pontas, para os egípcios antigos, representava as sete dimensões da Criação.

A estrela de sete pontas ou o heptagrama, para os judeus, simboliza os setes dias de criação do mundo.

Na cabala, esta estrela corresponde à sétima esfera da Árvore da Vida, chamada Netzach ou Vitória.

Para os budistas, simboliza os sete degraus para a evolução ou iluminação.

No Cristianismo, o heptagrama representa a perfeição de Deus.

Os esotéricos veem essa estrela como símbolo místico e mágico.

A estrela sete pontas é um símbolo de integração espiritual devido ao número 7 que está relacionado com a espiritualidade. O número 7 é um número integrador, o qual representa a ordem hierárquica do pensamento místico.

Sete dias da semana, sete cores do Arco-íris e as sete notas musicais distintas. O 7 está associado aos sete planetas da astrologia clássica e a outros sistemas de sete, tal como o chacras do Hinduísmo. 

6. Octograma: Estrela de Oito Pontas

Representado por dois quadrados iguais, sobrepostos a 45 graus no mesmo centro, esse octograma, no Hinduísmo, recebe o nome de Estrela de Lakshmi.

No ensinamento Hinduísta, esta estrela simboliza as oito divindades, chamadas de "Ashtalakshmi", que representam os oito tipos de riquezas concedidos pela deusa "Lakshmi", a deusa da abundância.

No Islamismo, o octograma é chamado de Rub el Hizb e aparece em muitos emblemas e bandeiras islâmicos.

7. A Estrela Que Nos Guia

Como uma luz que brilha na noite, a estrela frequentemente é considerada um símbolo de verdade, do espírito e da esperança. A estrela representa a luz que guia na escuridão e direciona diante do mistério e desconhecido. Quase todas as religiões do mundo se utilizam da simbologia da estrela. Desde os primórdios da humanidade, o ser humano sempre buscou estabelecer conexão com as forças superiores e uma delas foram os símbolos como uma forma de linguagem e comunicação para esse contato.

8. Somos Estrelas

Neste vídeo a mensagem Somos Estrelas narrada por Antonio Pereira, apresentador do programa Mundo Incrível na Rádio Inverso.

Segue a mensagem escrita contida no vídeo, caso queiram compartilhar com outras estrelas:

Olhamos as estrelas e toda imensidão do Universo. Ficamos imaginando mundos distantes. Nosso pensamento percorre o infinito, mais veloz que a Luz! Mesmo vivenciando um turbilhão de emoções, como seres inconstantes, de corações palpitantes! Queremos encontrar a verdade e qual é a direção que nosso Espírito nos conduz?!

Cada um de nós é uma estrela caminhante que, por vezes, fica oculta atrás da nebulosidade do medo desconcertante! Efeito de um mundo dual que prevalece à oposição entre o bem e o mal e nossa identificação e apego ao que é material! Ambas forças, fazem parte de nossa Jornada e existem para nosso crescimento espiritual!

Oscilamos entre momentos de prazer e dor, em nossa existência individual e vivência social! Com as experiências da Vida teremos oportunidades para liberarmos nossa Alma. E, assim, poderemos despertar em nós o Amor Incondicional que é nossa fonte primordial. Nos levando à verdadeira realização, afinal!

Sobre Significados e Símbolos, talvez te interesse ler também: 

setaSIMBOLOGIA E SIGNIFICADOS DA FIGA

setaCENTAURO - HISTÓRIA E SIMBOLISMO DESSE ANIMAL MITOLÓGICO

setaCARPA: A TATUAGEM DESSE PEIXE, O QUE SIGNIFICA REALMENTE? LEIA ANTES DE TATUAR

Fonte fotos artigo

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!