A Estrela e suas Diversas Simbologias e Significados


A estrela é um símbolo muito antigo, que faz parte de várias culturas, tradições e religiões. Suas variadas simbologias e seus muitos significados estão atrelados às diversas formas de representá-la. Neste conteúdo veremos quais são estas formas e seus respectivos significados.

Segue a lista dos diversos tipos de estrelas que serão descritas com suas respectivas simbologias e, nos 2 últimos tópicos, a simbologia geral e uma mensagem relacionadas com a Estrela:

Pentagrama: Estrela de Cinco Pontas

A estrela de cinco pontas representa o homem auto-realizado, também conhecida como Pentagrama.

Símbolo do microcosmo humano, a estrela de cinco pontas, ou Pentagrama, representa o mundo espiritual, a orientação e a proteção divina. Esta estrela era o símbolo da deusa suméria da fertilidade, denominada Ishtar.

O significado cabalístico do número 5 está atrelado à conexão do corpo com a alma.

O Pentagrama é um símbolo poderoso de proteção e equilíbrio e representa o quinto elemento, o éter, energia mais sútil, que está além dos quatro elementos (ar, água, fogo e terra). O Pentagrama pode ser encontrado na arte de vários povos e como símbolo de várias religiões, tais como: maçonaria, cristianismo, druidismo, alquimia, tarô e cabala.

pentagrama invertido

1: pentagrama invertido – 2: pentagrama

Pentagrama Invertido

A estrela de cinco pontas invertida tem uma interpretação contrária ao Pentagrama anterior.

O Pentagrama invertido é símbolo da magia negra. Seu significado é o oposto do Pentagrama em sua posição normal.

Neste caso, representa o homem invertido influenciado pela matéria e pelas baixas paixões.

Hexagrama: Estrela de Seis Pontas

A estrela de seis pontas é representada por dois triângulos equiláteros que formam uma estrela de seis pontas, ou seja, um triângulo sobreposto ao outro. O triângulo com a ponta voltada para cima representa o fogo e o triângulo invertido a água.

A estrela de seis pontas representa a conexão entre Deus e o Homem, Espírito e Matéria, Céu e Terra, como símbolo do Despertar da Consciência, Expansão Espiritual e Expressão de Sabedoria.

A tradição hindu vê neste símbolo, que nesta cultura tem o nome de Iantra, a representação da união de Kali e Shiva, representada pela junção dos dois triângulos, simbolizando a fusão do masculino e do feminino e consequentemente dos elementos fogo e água.

A Estrela de seis pontas pode ser representada com um hexagrama entrelaçado, símbolo conhecido como Selo de Salomão e, também, utilizado pela Maçonaria, seu significado está associado à criação primordial e à harmonia dos princípios feminino e masculino que regem o Universo, relacionado com o Infinito, devido às linhas serem ininterruptas e coligadas.

A Estrela de seis pontas figura na bandeira de Israel e é um símbolo judaico muito antigo relacionado com a história e religiosidade desse povo. Símbolo do Judaísmo, a estrela de seis pontas ou Hexagrama, representa a Estrela de Davi, que representa a união dos opostos bem como a conexão com o todo e a transcendência da dualidade.

Hexagrama Unicursal

hexagrama unicursal heptagrama octograma

3: hexagrama 4: unicursal 5: heptagrama 6: octograma

Essa estrela de seis pontas pode ser representada por uma linha contínua, em vez de dois triângulos sobrepostos do hexagrama. Sua simbologia na magia branca está relacionado com a Sabedoria, a Força Espiritual e a Eternidade.

Heptagrama: Estrela de Sete Pontas

Sete é o número da Criação e tem relação com o mundo espiritual.

Essa estrela de sete pontas, para os egípcios antigos, representava as sete dimensões da Criação.

A estrela de sete pontas ou o heptagrama, para os judeus, simboliza os setes dias de criação do mundo.

Na cabala, esta estrela corresponde à sétima esfera da Árvore da Vida, chamada Netzach ou Vitória.

Para os budistas, simboliza os sete degraus para a evolução ou iluminação.

No Cristianismo, o heptagrama representa a perfeição de Deus.

Os esotéricos veem essa estrela como símbolo místico e mágico.

A estrela sete pontas é um símbolo de integração espiritual devido ao número 7 que está relacionado com a espiritualidade. O número 7 é um número integrador, o qual representa a ordem hierárquica do pensamento místico.

Sete dias da semana, sete cores do Arco-íris e as sete notas musicais distintas. O 7 está associado aos sete planetas da astrologia clássica e a outros sistemas de sete, tal como o chacras do Hinduísmo.

Octograma: Estrela de Oito Pontas

Representado por dois quadrados iguais, sobrepostos a 45 graus no mesmo centro, esse octograma, no Hinduísmo, recebe o nome de Estrela de Lakshmi.

No ensinamento Hinduísta, esta estrela simboliza as oito divindades, chamadas de “Ashtalakshmi”, que representam os oito tipos de riquezas concedidos pela deusa “Lakshmi”, a deusa da abundância.

No Islamismo, o octograma é chamado de Rub el Hizb e aparece em muitos emblemas e bandeiras islâmicos.

A estrela de oitos pontas representa plenitude, abundância e regeneração.

A Estrela Que Nos Guia

Como uma luz que brilha na noite, a estrela frequentemente é considerada um símbolo de verdade, do espírito e da esperança. A estrela representa a luz que guia na escuridão e direciona diante do mistério e desconhecido. Quase todas as religiões do mundo se utilizam da simbologia da estrela. Desde os primórdios da humanidade, o ser humano sempre buscou estabelecer conexão com as forças superiores e uma delas foram os símbolos como uma forma de linguagem e comunicação para esse contato.

Somos Estrelas

Neste vídeo a mensagem Somos Estrelas narrada por Antonio Pereira, apresentador do programa Mundo Incrível na Rádio Inverso.

Segue a mensagem escrita contida no vídeo, caso queiram compartilhar com outras estrelas:

Olhamos as estrelas e toda imensidão do Universo. Ficamos imaginando mundos distantes. Nosso pensamento percorre o infinito, mais veloz que a Luz! Mesmo vivenciando um turbilhão de emoções, como seres inconstantes, de corações palpitantes! Queremos encontrar a verdade e qual é a direção que nosso Espírito nos conduz?!

Cada um de nós é uma estrela caminhante que, por vezes, fica oculta atrás da nebulosidade do medo desconcertante! Efeito de um mundo dual que prevalece à oposição entre o bem e o mal e nossa identificação e apego ao que é material! Ambas forças, fazem parte de nossa Jornada e existem para nosso crescimento espiritual!

Oscilamos entre momentos de prazer e dor, em nossa existência individual e vivência social! Com as experiências da Vida teremos oportunidades para liberarmos nossa Alma. E, assim, poderemos despertar em nós o Amor Incondicional que é nossa fonte primordial. Nos levando à verdadeira realização, afinal!

Sobre Significados e Símbolos, talvez te interesse ler também:

SIMBOLOGIA E SIGNIFICADOS DA FIGA

CENTAURO – HISTÓRIA E SIMBOLISMO DESSE ANIMAL MITOLÓGICO

CARPA: A TATUAGEM DESSE PEIXE, O QUE SIGNIFICA REALMENTE? LEIA ANTES DE TATUAR

Fonte fotos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Claudia Maria Ferreira de Carvalho
    Publicado em 22/05/2021 às 11:17 am [+]

    Foi um exclarecomento interessantes minhas dúvidas


  2. Daia Florios
    Publicado em 23/05/2021 às 1:45 pm [+]

    <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...