15 Remédios Naturais para tratar vômito e náusea


O vômito é uma resposta do corpo que rejeita um alimento ou alguma coisa que esteja causando disturbo ao estômago, e geralmente vem acompanhado de náuseas e ânsias. Apesar de ocorrer mais comumente devido a um mal-estar gastrointestinal, o vômito também pode ocorrer por mudanças e transtornos hormonais, alergias alimentares, dores de cabeça, enxaquecas ou por motivos psicossomáticos como estresse e ansiedade.

Alguns remédios naturais podem ajudar a enfrentar a difícil vontade de vomitar, fazendo o vômito cessar ou, pelo menos, aliviar as náuseas.

Mas lembre-se! O vômito, apesar de ser chato pra caramba, pode ser uma salvação dado que é uma reação do corpo que busca expelir alguma coisa que te esteja fazendo mal.

Use os remédios naturais abaixo se perceber que não tem mais o que vomitar e que as contrações do vômito estão apenas te fazendo mal.

GENGIBRE

Gengibre é um antigo remédio natural contra náuseas e vômitos, cuja eficácia é cientificamente comprovada contra estes distúrbios.

Você pode consumi-lo de várias formas, chupando o próprio pedaço da raiz, ou consumindo balas de gengibre. Você também pode fazer um chá de gengibre quente ou gelado, um shot de gengibre, ou simplesmente ralar um pedaço da raiz e colocá-lo na água.

O gengibre alivia as náuseas e ajuda a impedir que a pessoa continue vomitando.

SUCO DE LIMÃO

Chupar um pedaço de limão ou tomar, aos poucos, bem devagar, o suco dessa fruta, combate as náuseas e impede a desidratação. Você pode espremer o suco em um copo e tomar o suco de uma vez, como shot. Mas se for demasiado difícil de encarar o limão dessa forma, misture um pouco de água com limão, ou coloque um cubo de gelo no suco, e beba aos golinhos para obter alívio.

CAMOMILA

Estudos comprovam que a camomila ajuda a aliviar os efeitos da quimioterapia como vômito e náuseas, bem como náuseas devidas à gravidez. Embora seja o clássico remédio da vovó, durante a gravidez é sempre melhor perguntar ao médico o que pode ou não tomar.

Para fazer um chá ce camomila contra náusea, use uma colher de sopa das flores secas em uma xícara de água quente e deixe abafar por 5 – 10 minutos.

ÁGUA COM GÁS

Quem sofre de náusea sabe que água com gás alivia as náuseas. Isso porque o gás causa vontade de arrotar e o arroto dá a sensação de aliviar a náusea ou provoca o vômito, o que pode ser bom dado que vomitar faz bem se for para expulsar algo que fez mal.

Este é um remédio popular, assim como a água tônica ou a coca-cola pelos mesmos motivos. Embora a coca-cola seja um bebida desprezível e desaconselhada sempre, em casos de náusea de ressaca, beber coca-cola pode ser um remédio.

Contudo, quem sofre de gastrite deve evitar o consumo de água e outras bebidas gaseificadas porque os gases podem irritar a mucosa do estômago. 

ERVA-DOCE

Este é um remédio popular da vovó, mas também de tradição xamanista, como indica esse e-book, e comprovado em estudos que têm na erva-desce uma outra planta amiga da mulher por aliviar dores menstruais e ajudar na amamentação, além de reduzir náuseas e vômitos.

Faça um chá usando uma colher de chá das sementes de erva-doce para cada xícara de água quente. Deixe abafar uns 10 minutos ates de beber.

BANANA

Quando a gente está passando mal do estômago, comer é a última coisa que passa na nossa cabeça. No entanto, comer pequenas porções de banana amassada pode ser de grande ajuda para regularizar as contrações do vômito e da diarreia, além de dar energia já que, provavelmente, você estará se sentindo muito fraco de tanto vomitar.

CRAVOS-DA-ÍNDIA

O Cravo-da-índia é popularmente conhecido para tratar diarreia, vômito, náuseas e indigestão. Faça um chá de cravo, colocando uma colher de sopa de cravo-da-índia em um copo de água, deixando a mistura ferver por 10 minutos.

Coe e beba sempre que sentir que vai vomitar. O aroma e sabor do cravo podem criar um alívio imediato tanto do vômito quanto da náusea.

FOLHAS DE HORTELÃ

Simplesmente pegue as folhas frescas e lavadas de hortelã e mastigue-as! Essa planta é capaz de acabar com irritações no intestino e no esôfago. Também é capaz de eliminar germes no estômago que podem estar causando o vômito.

ÁGUA DE ARROZ

Ferva uma colher de sopa de arroz em um pouco de água. Espere que o arroz cozinhe, então coe e reserve a água. Vá tomando aos poucos essa água para obter alívio contra as náuseas e interromper os vômitos. A água de arroz é um santo remédio para melhorar e resolver problemas de digestão.

SORO CASEIRO

Uma solução de água, açúcar e sal, o famoso soro caseiro, vai repor os eletrólitos que seu corpo perdeu com o vômito. Vomitar continuamente pode ser perigoso pois desidrata e causa a perda não só de água mas de muitos nutrientes, sais minerais importantes. Por isso é importante uma reposição rápida.

Sabe como fazer soro caseiro? É simples: para cada litro de água filtrada, coloque uma colher de sopa cheia de açúcar e uma colherzinha de café de sal. Vá consumindo a mistura aos poucos, aos golinhos. Isso vai reestabelecer o equilíbrio dos fluidos no corpo e também vai ajudar a cessar o vômito.

MEL

O mel é um alimento extremamente curativo. Dilua uma colher de sopa de mel orgânico em um copo de água morna e vá bebendo a mistura aos poucos, bem devagar. Isso ajudará a parar o vômito e as náuseas.

VINAGRE DE MAÇÃ

Se o vômito for causado por bactérias (comida estragada por exemplo), então elas precisam ser removidas o mais rápido possível. O vinagre é um poderoso antibactericida e vai ajudar o corpo a eliminar o que lhe estiver causando o vômito. Adicione uma colher de sopa do vinagre de maçã a um copo de água e beba bem devagar. Observe o efeito e repita a dose se sentir melhora.

ACUPRESSÃO NO PULSO

A acupressão é uma técnica da medicina tradicional chinesa que usa a pressão para estimular certos pontos do corpo e aliviar sintomas. Pressionar o ponto Neiguan (P-6), um lugar perto na palma do antebraço, perto do pulso, pode ajudar a aliviar náuseas e vômito.

Para massagear esse ponto de pressão, siga esses passos:

  1. Coloque três dedos obliquamente sobre o pulso
  2. Coloque seu dedão abaixo do dedo indicador
  3. Massageie esse ponto em um movimento firme e circular, por dois ou três minutos
  4. Repita no outro pulso

Acompanhe o vídeo do canal Roberto Kennedy de Queiroz que explica bem como pressionar o ponto certo:

GELO

Manter-se hidratado é essencial para uma recuperação mais rápida e para impedir o desequilíbrio dos fluidos corpóreos. Mas nem sempre conseguimos colocar alguma coisa pra dentro nestes casos de total mal-estar. Que tal chupar gelo? Caso as bebidas líquidas não sejam muito convidativas, essa pode ser mais uma opção para manter-se hidratado.

BOLACHAS SALGADAS

As bolachas (ou biscoitos, se preferirem) salgadas tipo cream cracker ou de água e sal podem ajudar em caso de vômito. Elas absorvem os ácidos do estômago e são excelentes para tratar náuseas em geral e enjoos matinais.

Cuidados com crianças

Em caso de crianças, assegure-se de mantê-las deitadas de lado para evitar que inalem o próprio vômito ou engasguem.

Encoraje o consumo de água, já que a desidratação é perigosa para elas.

Procurar assistência médica em casos de:

  • Se estiver vomitando a mais de dois dias,
  • se sua criança estiver vomitando a mais de um dia,
  • se o vômito vai e volta por mais de um mês,
  • se você estiver perdendo peso.

Procurar assistência médica URGENTE em casos de:

Busque ajuda médica imediatamente se o vômito vier acompanhado de:

  • Dor no peito,
  • dor abdominal forte,
  • visão embaçada,
  • tontura ou desmaio,
  • febre alta,
  • torcicolo,
  • pele fria, pálida e pegajosa,
  • dor de cabeça muito forte
  • e se você não estiver conseguindo manter comida ou líquidos no estômago por, pelo menos, 12 horas.

O vômito infelizmente muitas vezes pode ser sintoma de alguma coisa mais grave como um AVC por exemplo.

Talvez te interesse ler também:

Causas emocionais da Dor nas Costas: o corpo fala através dos sintomas físicos

Água de Bétula: desintoxica, aumenta imunidade e outros usos medicinais

Compulsão alimentar ou fome emocional? Reveja a sua relação com a comida

Fonte foto: Freepik




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Stefhanie
    Publicado em 18/01/2021 às 11:57 pm [+]

    Minha filha tá passando mal


  2. Stefhanie
    Publicado em 18/01/2021 às 11:58 pm [+]

    Minha filha tá passando mal e tá até pálida


  3. Daia Florios
    Publicado em 13/05/2021 às 3:59 pm [+]

    OI Stephanie, desculpa responder depois de tanto tempo. Ontem minha filha também passou mal vim ver o artigo e vi teu comentário. Agora com certeza deve estar tudo bem com a tua, né? A minha eu dei primeiro camomila mas não resolveu, daí eu dei limão com gelo e passou incrivelmente. Ela bebeu dormiu e acordou zerada, Crianças…. <3 <3 <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...