Como Usar Água de Arroz para a Beleza


O arroz nosso de cada dia, juntamente com o feijão. A nossa comida mais comum e um dos alimentos mais consumidos no mundo inteiro. Que tal reaproveitar a água do cozimento do arroz? Ela tem muitas propriedades benéficas. Fique sabendo!

O arroz é um ingrediente importante também para a beleza, além da alimentação. Seu uso é secular no tratamento da pele e dos cabelos. Tradicionalmente, as agricultoras de arroz na China, Japão e outros países asiáticos, tomavam banho da água usada para limpar o arroz, para cuidar de suas peles e, para os cabelos, acredita-se que a água do arroz os façam crescer.

Mulheres da etnia Yao da vila Huangluo, que entraram para o Guiness com o recorde de “vila dos cabelos mais compridos do mundo”, elas usam água de arroz nos cabelos e não têm cabelos grisalhos até o fim dos seus 80 anos!

ÁGUA DE ARROZ PARA A BELEZA

agua arroz copo

Cabelos

Uma pesquisa recente demonstrou o efeitos benéficos da água de arroz para o tratamento dos cabelos, pois diminui o frizz da superfície e aumenta a elasticidade capilar.

Seu principio ativo seria o inositol, um carboidrato que pode reparar os cabelos danificados, bem como os protege dos danos causados por fatores ambientais, poluição, umidade, vento, sol. A substância é considerada eficaz porque permanece dentro do cabelo mesmo depois do enxágue.

Então, enxaguar ou lavar os cabelos com água de arroz trata e protege os cabelos de danos futuros, pois fortalece os fios e a raiz do cabelo.

Pele

E não é só para os cabelos que a água de arroz traz benefícios. Devido ao seu efeito calmante e refrescante, a água de arroz é considerada muito eficiente pela medicina ayurvédica nos tratamentos de inflamações da pele.

Suas propriedades hidratantes, antioxidantes e curativas, melhoram a circulação, previnem ou eliminam melasmas ou machas de sol e idade, aliviam inflamações, hidratam e dão vigor à pele do rosto e corpo.

Acredita-se que a água de arroz atue até mesmo como um suave protetor solar, se deixada sobre a pele.

ÁGUA DE ARROZ FERMENTADA

Os efeitos da água de arroz podem ser elevados se ela for fermentada.

Água de arroz fermentada é a água de arroz que foi deixada para fermentar e se tornou levemente azeda.

É rica em antioxidantes, minerais, vitaminas do complexo B, vitamina E e traços de Pitera, uma substância produzida durante o processo de fermentação, que se tornou recentemente popular como um elixir anti-idade, devido a sua habilidade de promover a regeneração das células e ajudar a pele a se manter jovem e bonita.

Lavar ou enxaguar seu cabelo com água de arroz fermentada pode ser melhor do que com a água de arroz simples. A fermentação abaixa o pH do líquido e o torna similar ao pH do cabelo, que também é mais baixo (levemente ácido). Logo, esse pH levemente ácido mais os nutrientes adicionados devido ao processo de fermentação ajuda a restaurar o equilíbrio do pH do cabelo, nutrindo os folículos capilares para promover o crescimento e a condição geral do cabelo.

Na pele, a água fermentada de arroz pode ser usada como um limpador facial ou tônico. Ela promete diminuir os poros, reduzir as rugas e as linhas de expressão, além de dar firmeza e brilho à pele, ou seja, melhorar muito a aparência, rejuvenescer!

COMO FAZER ÁGUA DE ARROZ

Para fazer a água de arroz, você vai precisar cozinhar os grãos, como se fosse cozinhar macarrão.

Ou seja, coloque água suficiente para que os grãos cozinhem bem, em agua abundante e deixe a agua ferver pelo tempo necessário (10 minutos aproximadamente dependendo do tipo de arroz.

Quando a água adquirir um tom branco leitoso, o arroz estará cozido. A este ponto, coe o arroz (que será usado como alimento) e reserve sua água.

Deixe a água de arroz esfriar e guarde-a em uma garrafa de vidro na geladeira por até quatro dias.

COMO FAZER ÁGUA DE ARROZ FERMENTADA

Para obter a água fermentada, basta deixá-la em temperatura ambiente por 24 a 48 horas, até que ela fique levemente ácida, quando mais quente o ambiente, mais rápido ocorrerá a fermentação. Se quiser acelerar o processo, basta não coar o arroz, assim a água fermentará em 12 ou 24 horas, depois basta coar.

Então agora você tem água de arroz. O que fazer com ela? Veja como usá-la

EMBELEZE SUA PELE

óleo de rícino para a pele

Como dissemos acima, a água de arroz é um efetivo elixir para a beleza a pele. Pode ser usada para limpar, tonificar, clarear as manchas de sol e idade e como antirugas natural.

Muitos dizem que dá para sentir os resultados após um único uso pois, a água de arroz ilumina e firma a pele, deixando-a rejuvenescida, com poros menores, hidratada e macia .

Com o tempo, usando a água de arroz regularmente, melasmas e manchas no rosto tendem a diminuir ou desaparecer.

Use-a como um simples limpador facial, mergulhando um disco de algodão na água de arroz e aplicando-a por todo o rosto, pela manhã e à noite, antes de dormir para aumentar seus benefícios.

Água de arroz também é boa para tratar acne, pois acalma a pele, reduz a vermelhidão e clareia as manchas. O amido da água de arroz suaviza e acalma a inflamação da eczema.

O poder rejuvenescedor do arroz se dá por conta de seus antioxidantes naturais, como vitamina C, vitamina A, compostos fenólicos e flavonoides, que ajudam a minimizar os efeitos dos radicais livres provenientes da idade, exposição solar, poluição, etc.

DOMAR E CONDICIONAR SEU CABELO

Como tratamento capilar, é dito que a água de arroz condiciona profundamente e amacia o cabelo, tornando-o mais fácil de pentear. Como dissemos, acredita-se que a água de arroz ajude a fazer o cabelos crescer e a impedir que fiquem brancos. Os mantêm brilhantes, saudáveis, longos e manejáveis.

Após lavar e condicionar como de costume, enxágue bem o cabelo, pela última vez, com uma quantidade generosa de água de arroz fria.

Usar a água de arroz uma ou duas vezes na semana trará melhores resultados. Experimente!

MELHORE SUA SAÚDE GERAL

Porque a água obtida é tão nutritiva quanto o arroz em si, e muitas culturas, especialmente na Ásia, juram pela saúde e longevidade vindos de uma dieta com muito arroz, beber a água de arroz pode prover alguns benefícios à saúde.

Claro que isso tudo depende da qualidade do arroz. Hoje a preocupação é que o arroz possa estar envenenado de arsênico (veja no link abaixo como evitar a contaminação).

Apesar de não existirem pesquisas científicas em torno dos benefícios da água de arroz, seu uso popular diz que bebê-la proporciona energia, resolve problemas estomacais, digestivos, inchaço abdominal, prisão de ventre mas também a diarreia, ajuda a nos proteger do sol e regula a nossa temperatura corporal.

Um estudo afirma que água de arroz ajuda a prevenir desidratação e é tão efetiva quanto as bebidas eletrolíticas; enquanto um outro estudo revelou que água de arroz é um tratamento efetivo contra diarreia.

De qualquer forma, parece que a maior vantagem da água de arroz reside nos benefícios para pele e cabelo. O mais legal disso é que se trata de um tratamento simples e barato e que reduz o desperdício utilizando algo que iria para o lixo, ralo abaixo.

Experimente por uma ou duas semanas e veja o que a água de arroz fará pela tua aparência.

Leia mais sobre Arroz:

MÁCARA DE ÁGUA DE ARROZ: SEGREDO JAPONÊS PARA UMA PELE JOVEM

ARROZ CHEIO DE ARSÊNICO: VEJA DICAS PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO

COMO FAZER ARROZ: A RECEITA MAIS SIMPLES DE TODAS

ARROZ – ALGUNS USOS MEDICINAIS DESSE GRÃO QUE ALIMENTA MAIS DE METADE DA POPULAÇÃO MUNDIAL




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...