O mel, maravilha da natureza e seu uso na cura

mel
O mel de abelhas desde sempre, e em todos os povos, vem integrando a dieta humana. E pelos séculos, a humanidade descobriu vários usos curativos para este produto natural e saudável.

Os poderes curativos atribuídos ao mel derivam tantos das flores que as abelhas visitam para recolher o polem, matéria prima básica para a produção de mel assim como, do tipo de abelhas que o faz, por conta das enzimas específicas que cada tipo de abelha produz e de onde derivam as propriedades antissépticas, bactericidas que todo mel possui, em maior ou menor grau.

O mel sempre foi usado internamente, como adoçante e como medicamento - você verá abaixo alguns usos comuns e que dão ótimo resultado. Externamente também o mel é muito usado em problemas de pele: cicatrização de feridas, limpeza (peeling), amaciamento de superfícies ásperas, etc. O mel também é usado em compressas plantares que ajudam a baixar a febre dos mais pequeninos. Na medicina ayurvédica, por exemplo, o mel é usado para o equilíbrio dos dochas, os três estados possíveis do organismo humano, que depende do equilíbrio e correlação dos 5 elementos - fogo, terra, água, ar e espírito. Já são 4 mil anos de uso e comprovação. 

Abelhas diferentes no Brasil

 

mel Abelhas

No Brasil temos abelhas nativas cujo mel é muito rico em propriedades medicinais. Conheça aqui, no vídeo abaixo, a riqueza do mel da abelhas jatai:

E neste aqui, uma explicação sobre as diferentes qualidades curativas dos diferentes tipos de mel, em função do tipo de abelha que o produz e das flores que são usadas em sua produção:

9 usos de cura do mel para o dia a dia

Mas, pode-se dizer que todo tipo de mel ajuda nos 9 problemas que vamos citar abaixo, independente da sua procedência (tipo de flor e abelha que o fez) pois essas são características gerais que todo mel pode aportar para o seu dia a dia ficar melhor:

mel Abelhas 2

círculo verde 1. Para dormir melhor, não acordar à noite, tome 1 ou 2 colheres de chá de mel antes de ir para a cama. O mel ajuda seu corpo a reequilibrar os hormônios que causam estresse e te possibilitam uma noite de sono ininterrupta e saudável.

círculo verde 2. Na dor de dente faça uma pasta de mel com canela em pó e aplique, três vezes ao dia, no dente dolorido. O mel, e a canela, são anti-inflamatórios que têm ação tópica, no caso. Use mas não deixe resíduos no dente entre uma aplicação e outra e, claro, consulte um dentista para resolver de vez a questão.

círculo verde 3. Dor de garganta alivia se você combinar mel com limão. Não só é gostoso como também é anti-bactericida e reduz a inflamação, portanto, a dor diminui. Você pode misturar o limão espremido em uma colher de sopa de mel e tomar, em colheradinhas de chá, algumas vezes por dia. Também pode misturar o limão e o mel em água quente e tomar como chá. O efeito será o mesmo e, neste caso, leva o benefício do calor da água que reduz o incômodo da garganta irritada.

círculo verde 4. Tosse persistente de garganta irritada cede com um xarope de mel e limão. Faça assim: misture 2 partes de mel e 1 parte de suco fresco de limão, tome em colheradinhas de chá, até a tosse diminuir.

círculo verde 5. Perder peso também é possível com mel e canela. Faça, num pote, uma mistura de 2 partes de mel com 1 parte de canela e use diariamente: tomar em jejum, um colheradinha de chá em meio copo de água morna vai ajudar o seu organismo a entrar em atividade e ativar o metabolismo queimando gorduras extras. Esta mistura, rica em sais minerais, vitaminas e açúcares de boa qualidade, vão reduzir a sua necessidade de comer demais. Também se pode usar para barrar o pão, no café da manhã, é gostoso e saudável.

círculo verde 6. Para nariz congestionado use uma mistura de 1 parte de mel e 2 de vinagre de maçã. Este é um xarope muito bom para resfriados, sinusite e rinite. Alivia os sintomas incômodos do nariz entupido e ajuda o organismo a combater o que os causa: gripe, resfriado ou alergias.

círculo verde 7. Para desintoxicar seu organismo tome chá de ervas com mel. Escolha as ervas do chá de acordo com suas propriedades medicinais consagradas e use a mesma erva por 7 dias seguido, depois altere. Busque ervas com efeito depurativo como a camomila, a salsinha, a laranja, o liimão, a cavalinha, a carqueja, etc.

mel ervas1

círculo verde 8. Gripes e resfriados: uma colher de sopa de mel e uma de limão. Essa combinação, em xarope, tem poderosos antioxidantes e propriedades antibacterianas e antimicrobianas, ajudando o seu organismo a se desvencilhar de vírus, bactérias e fungos que são, habitualmente, os agentes de resfriados.

círculo verde 9. Intestino preso se resolve tomando, em jejum, todas as manhãs, uma xícara de água quente com duas colheradas de mel e duas de limão. Também é bom juntar a esse “chá” uma colherada de azeite de oliva de boa qualidade. Essa composição, ao ser tomada em jejum, funciona como um suave laxante para além de hidratar as mucosas intestinais. Com o hábito volta a necessidade de evacuar diariamente, a primeira função orgânica que se ativa, entre as 7 e as 9 h da manhã.

mel ch

Faça bom uso do mel e procure sem comprar um mel de qualidade comprovada, de região conhecida e produtor cuidadoso. Para os mais pequeninos, prefira usar o mel pasteurizado pois que, eventualmente, o mel de produção doméstica pode conter bactérias de botulismo as quais são extremamente perigosas para crianças menores de 2 anos de idade, que ainda não têm defesas específicas para esta contaminação.

Leia também:

setaINFECÇÃO URINÁRIA: REMÉDIOS E TRATAMENTOS NATURAIS

setaCONHEÇA OS TIPOS E OS BENEFÍCIOS DO MEL