Conheça 12 remédios naturais para hemorroidas


As hemorroidas podem representar tanto um simples desconforto quanto uma dor intensa, que impede a pessoa de andar normalmente ou de ficar sentada por um longo período. Felizmente, para pequenos desconfortos, existem muitos remédios naturais e eficazes.

As hemorroidas podem ser internas (não visíveis) ou externas. Eles podem causar ardor e sangramento e são frequentemente associadas ao intestino preso.

O que são hemorroidas e quais as diferenças entre hemorroidas internas e externas

Muitas vezes se usa o termo comum hemorroida para definir a doença hemorroidária, ou seja, uma síndrome que ocorre quando as hemorroidas estão inchadas ou inflamadas. Hemorroidas, em si, representam as estruturas vasculares do canal anal.

As hemorróidas são uma dilatação da parede das veias localizadas no reto e ânus que provocam o estiramento do tecido. Dependendo da sua localização, as hemorroidas podem ser internas ou externas.

As hemorroidas internas são formadas antes da abertura do recto, acima do esfíncter anal e não são visíveis a partir do exterior.

As hemorroidas externas são subcutâneas. Estas se formam na altura do esfíncter anal e são visíveis a partir do exterior.

Segundo as estatísticas, a hemorroida com inchaço e inflamação afeta cerca de 10% da população adulta nos países industrializados.

Sintomas de hemorroidas

Os sintomas mais comuns da presença de inflamação e inchaço das veias localizadas na região anal são

  • dor
  • ardor
  • coceira na região
  • vermelhidão e
  • dificuldade em evacuar.
  • Também podem ocorrer sangramentos.

Hemorroidas internas podem ser mais difíceis de detectar. Em qualquer caso, para entender melhor o problema e como resolvê-lo você precisa passar por um exame médico.

O sintoma mais comum das hemorroidas é representado por uma perda de sangue vivo ao evacuar.

O sangue mais escuro vem de dentro do intestino.

Pode haver prurido, irritação e incômodo na região anal, mas também uma dor rectal.

Causas de hemorroidas

As causas das hemorroidas são numerosas.

Temos hemorroidas que aparecem sem dar sinal, mas estando aparentemente relacionadas ao funcionamento do nosso corpo, podem ser atribuídas a uma vida sedentária, estresse e má alimentação – carne vermelha e álcool, principalmente.

Inclusive, há hemorroidas relacionadas à estagnação das veias do abdômen. E isso seria um indicativo de problemas cardíacos, circulatórios, pulmão, bexiga e útero (hemorroidas podem ocorrer durante a gravidez).

Também podem estar ligadas não apenas a problemas intestinais simples, como o intestino preso, mas à doenças mais graves. Portanto, se você sofre com hemorroidas, consulte um médico e use nossas dicas para aliviar os sintomas quando forem leves.

Remédios naturais para hemorroidas

BANHOS DE ASSENTO

banhos

Banhos de assento são remédios naturais utilizados para tratamento de muitas doenças, que incluem também hemorroidas e prisão de ventre. Para fazê-lo serve um bidê ou uma bacia grande e uma esponja macia. Molhe por pelo menos durante 10 minutos a região afetada. A água deve ser fria (mas não gelada) e é importante manter o resto do o corpo quente.

Os banhos de assento são úteis para melhorar a circulação sanguínea local.

CALÊNDULA

calendula

A calêndula é uma planta medicinal utilizada principalmente para curar ferimentos e queimaduras por causa de suas funções calmante, antisséptica, antibacteriana, desinfetante, cicatrizante e anti-inflamatória.

Também pode ser usada em banhos de assento para o tratamento de hemorroidas com infusões frias de calêndula.

Coloque duas colheres de sopa de flores de calêndula secas em dois copos d’água e deixe ferver durante uns cinco minutos. Deixe a infusão esfriar completamente antes de fazer o banho de assento que deve ser frio, mas não gelado.

FOLHAS DE AMORA-SILVESTRE

amora

O livro “Tisane, il gusto della salute” (de Giunti Demetra, não traduzido para o português) sugere preparar uma compressa com folhas de amora para ser aplicada sobre a área afetada.

Jogue por 30 segundos na água fervente, 50 gramas de folhas frescas de amoreira em 50 ml de água. Coe e pique finamente as folhas. Faça a compressa com as folhas colocando-as em um pano limpo e aplique-as sobre a área dolorosa, deixando agir por 20 minutos. A compressa deve ser em temperatura fria mas não gelada.

MIRTILO (Vaccinium myrtillus)

mirtilo

Mirtilos protegem o coração e a circulação. Se o seu problema de hemorroidas está relacionado à circulação do sangue, você pode aumentar o consumo de mirtilos para ajudar no teu tratamento de hemorroidas, varizes, cólicas e outros problemas circulatórios que se intensificam especialmente no verão.

CAVALINHA

cavalinha

A infusão de cavalinha é adequada para o tratamento de hemorroidas. Para fazer a infusão use 5 gramas da planta para cada 100 ml de água, é ideal para fazer lavagens pois alivia a inflamação da hemorroida. A temperatura deve sempre ser fria mas não gelada.

LINHAÇA

linhaça

As sementes de linhaça ingeridas regularmente são consideradas um remédio natural útil na prevenção de hemorroidas. Além disso, são benéficas para o intestino, em caso de prisão de ventre. Ajudam a manter a matéria fecal mais suave e pode torná-la menos dolorosa à sua evacuação, em caso de hemorroidas.

Aqui está mais um motivo para que não se esquecer de adicionar sementes de linhaça na dieta.

PSYLLIUM

psyllium

Psyllium, cujo nome científico é Plantago psyllium, é uma fibra originária do Mediterrâneo e do Oriente Médio. As suas sementes em contato com a água, produzem uma mucilagem que ajuda a estabilizar o intestino e a deixar a evacuação menos difícil.

CASSIS

Cassis

Ribes nigrum, também conhecido por cassis e groselha-negra, é um remédio natural útil para melhorar a circulação e recomendado em caso de hemorroidas. Produz efeitos benéficos sobre a circulação e a fragilidade dos vasos capilares.

Extratos de groselha-negra ajudam a aliviar problemas desde as varizes nas pernas às hemorroidas.

Peça conselho a um médico homeopata para usar esta planta como tratamento e prevenção nos problemas circulatórios, pois existem capsulas de óleo de groselha-negra.

CIPRESTE

Cipreste

Também conhecida como cipreste italiana, cipreste do mediterrâneo ou simplesmente cipreste comum, é uma planta rica em polifenóis e flavonoides. Esssas substâncias exercem um efeito anti-inflamatório e vasoconstritor em crise hemorroidária.

O cipreste é utilizado para o tratamento de hemorroidas, veias varicosas e pernas pesadas.

ARGILA VERDE

argila verde

Outra ótima dica a respeito das hemorroidas é tratá-las com argila verde. A duração da aplicação das compressas varia, dependendo do distúrbio a ser tratado.

Para preparar as compressas simplesmente misture a argila com água fria para se obter um creme. A compressa pode ser aplicada com a ajuda de uma gaze ou de um pano limpo.

BABOSA

babosa

A selva da babosa, aloe vera, tem ações anti-inflamatoria e antibactericida, o que pode ser útil para aliviar a dor e desinflamar a hemorroida.

Há quem faça um supositório de babosa e funciona muito bem: basta congelar a folha, tirar sua casca e inserir a seiva como se fosse um supositório. Experimente!

CAMOMILA

camomila

A camomila tem benefícios comprovados cientificamente e um destes é sua ação anti-inflamatória, entre tantos outros. Pode-se fazer um chá de camomila, molhar um pano limpo nele quando o cha tiver frio, e deixar o pano repousar sobre a região. Além de servir como anti-inflamatório, a camomila é emoliente, acalma a pele.

Pode também usar o saquinho do chá para fazer um emplastro e aplicar na região. Use como compressa fria pois a temperatura fria contrai os vasos sanguíneos. Use sempre compressas frias mas não geladas.

Hemorroidas: quais alimentos preferir e quais evitar

Entre os alimentos e bebidas que devem ser evitados em caso de hemorroidas estão:

  • refrigerantes
  • café
  • bebidas alcoólicas
  • alimentos muito salgados
  • alimentos muito picantes
  • frituras
  • queijos temperados
  • e alimentos muito ricos em gordura pois todos estes têm o poder de inflamar o cólon.

Entre os alimentos recomendados encontramos

  • maçãs
  • groselhas
  • castanhas
  • melão
  • bananas e vegetais folhosos verde escuro.

Leia mais: HEMORROIDA: QUAIS ALIMENTOS PREFERIR E QUAIS EVITAR

Tratamento medicinal para hemorroidas externas e internas

Os tratamentos medicinais para hemorroidas externas, geralmente prevêem a aplicação de pomadas anti-inflamatórias e vaso constritoras para reduzir a dor e a inflamação.

Algumas vêm com instrumento para aplicação interna. Mas é recomendado consultar um médico, principalmente se estiver fazendo uso de outros medicamentos.

Nos casos mais graves de hemorroidas internas, talvez seja necessário fazer cirurgia com laser ou crioterapia.

Por isso, se você sofre de hemorroidas, internas ou externas, e se sua situação é muito problemática, grave ou frequente, não deixe de procurar um especialista, que nesse caso se chama proctologista.

Talvez te interesse ler também:

ARRUDA, UMA PLANTA DE MUITOS USOS E TRADIÇÕES

DOR NAS PERNAS: COMO ALIVIAR COM REMÉDIOS NATURAIS

CANDIDÍASE: CAUSAS E SINTOMAS. FAÇA O TESTE EM CASA

CISTITE: QUAIS ALIMENTOS PREFERIR E QUAIS EVITAR

REMÉDIOS CASEIROS PARA ELIMINAR GASES ESTOMACAIS E INTESTINAIS

INFECÇÃO URINÁRIA: REMÉDIOS E TRATAMENTOS NATURAIS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Maria José Oliveira goes
    Publicado em 03/06/2022 às 12:28 pm [+]

    Onde eu encontro esssas plantas eu só tenho a Barbosa


  2. Daia Florios
    Publicado em 03/06/2022 às 2:44 pm [+]

    Oi Maria José, algumas é fácil achar até na feirinha do bairro, outras você pode procurar na internet mas a babosa é ótima. Faça algumas vezes e depois conta. Se o caso não for grave passa rápido com a babosa. Um abraço <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...