Pasta de alho – 5 receitas simples e gostosas


Brasileiro adora alho. Muitas receitas da nossa culinária levam esse ingrediente diferenciado e muito saudável. O alho é um antibiótico natural, não à toa é bastante utilizado em chás medicinais.

Seu uso no combate e prevenção de doenças é bastante antigo, mas vale lembrar que ele possui também contraindicações de uso.

O queridinho das refeições nossas de cada dia tem seu lugar aqui também.

Confira abaixo 5 receitas simples e fáceis para fazer pasta de alho para pães, torradas e lanches e também como tempero base para arroz, feijão e outros pratos.

Pasta de alho – tempero base

Muito versátil, essa receita da blogueira Liliane Fundão pode servir como tempero base de praticamente todas as receitas que levam cebola e alho (arroz, feijão, batata recheada ao forno, sopas, etc), além disso cai muito bem para temperar lanches, pães, torradas e o próprio pão de alho. A receita é vegana. Experimente!

Ingredientes

½ kg de alho;

½ cebola média;

5 colheres de sopa de óleo;

1 colher de sopa de sal;

Modo de preparo

Descasque os alhos e a cebola. Dos alhos, retire sempre o fiozinho do meio (principalmente se verde), para evitar má digestão.

Corte os alhos e a cebola em pedaços grandes e leve todos os ingredientes para bater no liquidificador (ou mixer) até obter uma consistência pastosa.

Guarde a pasta na geladeira em recipiente de vidro, limpo e bem fechado. A pasta de alho pode durar em média 2 meses na geladeira.

Se notar um cheiro diferente, descarte ainda que não tenha passado os 2 meses e, ao contrário, se passado este período a aparência e o cheiro forem iguais, pode seguir usando.

Caso você queira diminuir a quantidade de pasta de alho, basta reduzir pela metade, ou em um quarto, a quantidade de ingredientes.

Leia também: PESQUISA REVELA TRUQUES PARA NÃO FICAR COM MAU HÁLITO DE ALHO

Pasta de alho com maionese para pão

Alho e maionese tem tudo a ver! Nessa receita do Tudo Receitas a pasta de alho ganha uma incrementada especial com maionese, azeite e cheiro verde. Dê uma olhada. É super fácil de fazer!

Ingredientes

1 cabeça pequena de alho descascada

½ copo americano de azeite de oliva

2 colheres de sopa de Maionese

2 colheres de sopa de cheiro-verde finamente picado

sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

Retire sempre o fiozinho do meio do alho porque é ele que causa má-digestão.

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e pronto, passe-o nos pães e leve-os ao forninho elétrico, grelha ou forno normal.

Se sobrar pode guardar na geladeira por máximo uma semana (mas fique de olho na aparência e cheiro).

A receita pode ser feita à mão, socando o alho em um pilão. Neste caso, corte os alhos em pedacinhos bem pequenos para facilitar o trabalho.

Pasta de alho com requeijão

Muita gente pensa que pasta de alho e pão com alho só são utilizados em churrascos, mas, na verdade, ambos podem servir para acompanhar ou temperar qualquer prato e também para incrementar espetinhos vegetarianos no churrasco sem carne.

No vídeo abaixo, a receita do André Dias leva bastante margarina e requeijão.

Mas dá para fazer uma troca saudável com manteiga e cream cheese. Fica uma delícia!

Receita Síria de pasta de alho

No vídeo abaixo, o chef Yazan Zwawe ensina a fazer uma pasta de alho síria. A receita leva leite e por esse motivo não pode ser considerada vegana, apesar de o vídeo citar que é. O grande segredo dessa receita é ficar de olho na consistência para não errar no ponto. Acompanhe!

Pasta de alho vegana

Para os veganos também tem receita de pasta de alho. Esta receita é da Margarita con limón. Super simples de fazer, leva como grande diferencial a utilização da batata. Sim, a queridinha de quase todo mundo também combina com a pasta de alho. Fica uma delícia também:

Ingredientes:

5 dentes de alho descascados e sem o fio do meio

½ xícara de chá de azeite de oliva

1 batata grande cozida e descascada

sal a gosto

Modo de fazer:

Basta misturar todos os ingredientes no liquidificador ou mixer até conseguir a consistência de pasta e pronto.

Acrescente salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino em pó, ou outras ervas e especiarias a gosto, se quiser incrementar a receita.

Bom apetite!

Veja outras receitas saudáveis:

23 IDEIAS PARA PREPARAR BRUSQUETAS INCRÍVEIS

A MELHOR RECEITA DE PÃO DE QUEIJO MINEIRO: CROCANTE POR FORA, MACIO POR DENTRO

COMO FAZER TAPIOCA?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...