Bebidas energéticas: 10 RECEITAS NATURAIS para preparar em casa

bebidas-energizantes

As bebidas energéticas e bebidas esportivas comumente para venda podem conter corantes, conservantes e uma quantidade excessiva de cafeína. Preparar em casa a bebida para tomar durante exercícios ou beber depois de esportes é simples.

Os energéticos naturais são feitos, especialmente, com frutas e legumes frescos e, quando necessário, algum ingrediente especial como canela ou guaraná, que são energizantes e algum suplemento natural de vitaminas e minerais como água de coco ou spirulina em pó.

Aqui estão 10 receitas para você experimentar:

1. "Cocolina": água de coco e spirulina

Ingredientes:

* 500 ml de água de coco

* ½ colher de chá de spirulina em pó

Modo de fazer:

Misture a spirulina em pó na água de coco, numa garrafa, e leve com você para a academia. Agite bem ante de beber para que a spirulina se misture e a bebida seja homogênea. Esta bebida energética é adequada tanto para antes como durante os treinos. Se você não gosta do sabor da spirulina em pó, engula-a em cápsulas, acompanhada com a água de coco. A água de coco é rica em potássio e é uma bebida isotónica. A spirulina é rica em potássio, magnésio, aminoácidos essenciais e a vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6).

2. Laranja e linhaça

Ingredientes:

* 5 laranjas descascadas

* 3 colheres de sopa de óleo de linhaça prensado a frio

Modo de fazer:

Bata no liquidificador os pedaços de laranja e o óleo de linhaça. Adicione um pouco de água fria - que dê para fazer um copo de suco - e misture um pouco mais. Você poderá substituir o óleo de linhaça pelo óleo de semente de cânhamo. As laranjas são uma boa fonte de magnésio, potássio e vitaminas do complexo B . O óleo de linhaça diminui a liberação de açúcar da fruta no sangue, garantindo um fornecimento adequado de energia para as horas seguintes.

seta Leia também: SEMENTES DE LINHAÇA: BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES

3. Banana e espinafre

Ingredientes:

* 4 bananas

* 2 ramos de espinafre fresco

* 700 ml de água fria

Modo de fazer:

Lave e pique o espinafre e bananas cortadas. Misture tudo no liquidificador, acrescentando a água aos poucos até que a mistura fique homogênea. Você pode usar água gelada ou juntar cubos de gelo para obter uma bebida fresca. Este é um energético natural adequado para tomar após os treinos que vai te acrescentar potássio, fósforo e magnésio.

4. Germe de trigo e bananas

Ingredientes:

3 bananas maduras

500 ml de água fria

1 colher de sopa de germe de trigo em pó

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata até conseguir uma mistura homogênea. O germe de trigo é uma fonte rica de proteínas, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, ou seja, tudo que você precisa para recarregar as baterias durante e depois do treino.

5. Pimenta caiena

Ingredientes:

* 1 fatia de limão

* 1 pitada de pimenta caiena

* 1 xícara de água

Modo de fazer:

Esta é uma bebida energética adequada para qualquer hora do dia, que vai te ajudar a manter a hidratação do corpo e o bem-estar. Em um copo de água fria, esprema uma fatia de limão e adicione uma pitada de pimenta caiena, agite e beba em seguida. A pimenta caiena é benéfica para a saúde do coração.

6. Gengibre e açafrão da terra

Ingredientes:

* 1 fatia de gengibre fresco picado

* 1 pitada de açafrão em pó

* 1 pitada de cardamomo em pó

* água fervente

Modo de fazer:

Ponha os ingredientes em um copo de água fervente, agite bem e deixe repousar por 15 minutos. Filtre e beba em seguida. Esta é uma bebida energética adequada para o começo do dia. Você também pode tomar essa bebida fria, se preferir, e adoçada. Os ingredientes usados nessa bebida aumentam as taxas metabólicas, os níveis de energia e melhoram a circulação.

7. Amêndoas e bananas

Ingredientes:

* 1 banana madura

* 30 gramas de amêndoas sem casca

* 2 folhas de couve ou repolho

* 1 pote de iogurte vegetal

* 1 colher de sopa de semente de linho picada

* 250ml de leite de amêndoa

Modo de fazer:

Esta é receita de um batido rico em proteínas vegetais para ser consumido na parte da manhã. Sirva com uma fatia de pão integral para completar seu desjejum.

8. Sementes de chia

Ingredientes:

* 500 ml de água

* 1 colher de sopa de sementes de chia

* 1 colher de sopa de xarope de bordo ou agave

* 1 pitada de sal

* 1 copo de suco de laranja

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes em uma jarra e deixe em repouso por, pelo menos, uma hora, na geladeira ou em temperatura ambiente. Coe o líquido e mexa bem antes de beber. Esta bebida tem consistência gelatinosa, característica das mucilagens de chia.

seta Leia também: SEMENTE DE CHIA: PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS E USOS (INFOGRÁFICO)

9. Abacaxi e salsão

Ingredientes:

* 4 fatias de abacaxi

* 1 talo de aipo ou salsão

* ½ maçã em cubos

* 1 colher de sopa de suco de laranja ou manga

* 1 tâmara picada

* 250 ml de água

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes no liquidificador até conseguir um suco grosso, homogêneo. Se preferir um suco mais doce, acrescente mais tâmaras à sua mistura. Esta é uma bebida energética muito rica em fibras, vitaminas e sais minerais.

10. Super energético com guaraná, gengibre e canela

Ingredientes:

* 250 ml de água

* 1 colher (de chá) de guaraná em pó

* 1 fatia média de gengibre

* suco de 1 limão

* 1 colher (de sobremesa) de melado de cana

* 5 folhas de hortelã

* 1 colher (de chá) de canela em pó.

Modo de fazer:

Bata tudo junto no liquidificador e beba, de preferência sem coar. Esta é uma bebida altamente energizante, estimulante, portanto só é recomendado seu uso de manhã.

Especialmente indicado para você:

setaGENGIBRE: PROPRIEDADES MEDICINAIS COMPROVADAS

setaSUCO DE LIMÃO COM GENGIBRE: DÁ ENERGIA, EMAGRECE E REFRESCA

setaQUAIS SÃO OS EFEITOS DA INGESTÃO DIÁRIA DE GENGIBRE? (INFOGRÁFICO)