Cosmos: planta ornamental, medicinal e comestível. Significados e receita do chá


O gênero Cosmos é conhecido por suas belas flores e, embora geralmente cultivado por razões ornamentais, também possui certas espécies com usos medicinais e comestíveis. Neste conteúdo, exploraremos informações botânicas, origem, características, bem como os usos e benefícios desse gênero de plantas.

©Cosmos bipinnatus/Doris/Wikipedia

© Cosmos bipinnatus/Doris/Wikipedia

Informações Botânicas e Origem

O gênero Cosmos, também conhecido como Cosmea, é composto por cerca de 20 espécies de plantas anuais ou perenes, nativas das Américas do Sul, Central e México. No entanto, hoje em dia, é cultivado em todo o mundo, especialmente em regiões com climas quentes a temperados. A sua popularidade deve-se à sua capacidade de florescer abundantemente com poucos cuidados.

Características

Dependendo da espécie, as plantas Cosmos geralmente crescem entre 60 e 120 centímetros de altura ou até mais. Elas apresentam folhas pinadas (forma de pena), finamente divididas, com tons de verde claro a médio.

As flores do Cosmos geralmente são grandes e vistosas. Dependendo da espécie, seus tamanhos podem variar, de cerca de 2 a 4 polegadas de diâmetro e suas pétalas podem apresentar tons de rosa, vermelho, branco, amarelo ou laranja. Possuem uma aparência semelhante à margarida.

Cultivo

O Cosmos é conhecido por ser fácil de cultivar a partir das sementes. Ele prefere sol pleno, solo bem drenado e tolera uma ampla faixa de condições de crescimento.

Uma vez plantado, o Cosmos é resistente à seca e não requer muita água para prosperar.

Em condições adequadas, as flores do Cosmos produzem sementes que caem no solo, gerando novas plantas na temporada seguinte.

Atrativo para Polinizadores

As flores do Cosmos são ricas em néctar, atraindo borboletas, abelhas e outros polinizadores. Portanto, é uma ótima opção para os jardins destinados à conservação da biodiversidade.

Usos culinários e medicinais

Além do seu uso mais comum como planta ornamental em jardins e canteiros de flores, algumas espécies desse gênero de plantas também podem ser utilizadas na decoração de pratos, saladas, geleias e chás. No entanto, seu uso culinário ainda não é amplamente difundido, o que faz com que seja considerada uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional).

As flores do Cosmos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido à presença de quercetina em sua composição química. A quercetina é usada na prevenção e tratamento de inflamações. Inclusive, de acordo com um artigo do PPMAC, uma das espécies desse gênero, a Cosmos caudatus, é comumente usada no combate à malária e à febre intermitente.

Receita do Chá de Cosmos

O vídeo abaixo ensina uma receita do chá das flores da espécie Cosmos sulphureus (também denominada pelo sinônimo-Bidens sulfurea). Conhecida popularmente pelos nomes Cosmos-de-enxofre ou Cosmos-amarelo.

Ingredientes

  • 500ml de água filtrada
  • 5 flores de cosmos

Modo de preparo

  1. Colha flores saudáveis e evite flores murchas ou deformadas.
  2. Coloque a água no fogo alto e quando levantar as primeiras bolhas, desligue o fogo e adicione as flores.
  3. Abafe com um pratinho ou tampa por aproximadamente 10 minutos.
  4. Coe em uma xícara e desfrute desse chá maravilhoso.
@amorajardins DESCUBRA o PODER oculto das FLORES: Este Chá Irá Despertar Seus Sentidos e Renovar sua Energia RECEITA : 500ml de água filtrada 5 flores de cosmos Modo de preparo: – Colha flores saudáveis e evite flores murchas ou deformadas. – Coloque a água no fogo alto e quando levantar as primeiras bolhas, desligue o fogo e adicione as flores. – Abafe com um pratinho, por aproximadamente 10 minutos. Coe em uma xícara e desfrute desse chá MARAVILHOSO CUIDADOS COM O COSMOS Pode ser plantada em locais com exposição total ao sol, onde florescerá de forma mais vibrante, mas também consegue prosperar em áreas de meia sombra. Quanto ao solo, não é particularmente exigente, mas prefere um solo moderadamente fértil, que tenha uma boa drenagem. Suas mudas são feitas com facilidade por sementes. Seu nome científico é Bidens sulphurea, mas também é chamada pelos nomes populares de Cosmo amarelo, picão, áster do México. Gostou desse vídeo? Então aproveite para seguir nosso perfil, e aprender mais sobre as plantas! #plantas ♬ som original – Amora Jardins

Significados do Cosmos

Este gênero de plantas carrega vários simbolismos e significados que incluem:

  • Origem do Nome: O nome “Cosmos” tem raízes na Grécia antiga, onde significa “belo”.
  • Cultura Japonesa: As flores Cosmos são altamente admiradas no Japão e empregadas como símbolos de várias cidades japonesas. Além disso, nesse país, atribuem-se significados especiais a essa planta, como inocência, harmonia, cordialidade e afeição. Dependendo da cor e do tipo da flor, esses significados podem variar conforme a região.
  • No Sentido Metafísico: A flor do Cosmos está associada ao chakra da garganta, que está relacionado à expressão de sentimentos. Por essa razão, essa flor é utilizada em práticas de terapias alternativas, como os florais, para auxiliar na clareza da fala.
  • Aspecto Vibracional: As flores do Cosmos são apreciadas por despertar sentimentos de alegria, vitalidade e motivação, além de contribuir para uma atmosfera mais positiva e elevada no ambiente.

Em resumo, o Cosmos é uma planta ornamental encantadora, valorizada por sua beleza, facilidade de cultivo e benefícios para a vida natural.

Se você deseja adicionar cores vibrantes e atrair polinizadores para o seu jardim, o Cosmos é uma excelente escolha.

Fontes:

  1. Wikipédia
  2. Amora Jardins
  3. PPMAC – Portal de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares
  4. Portal Vida Livre

Para mais conteúdos sobre plantas incríveis, veja;

Alocasia: Gênero de plantas apaixonantes! Veja seu significado

Flor-do-beijo (Psychotria elata): Curiosidades, usos e cultivo

Episcia, planta-tapete de lindas flores e folhas: Como plantar

Cymbalaria muralis: Planta rústica que se desenvolve em ruínas

Jacinto flor: Significados, como plantar e cuidar




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...