Carrapato em cachorro: 20 remédios naturais eficazes

Carrapato em cachorro

É muito comum, principalmente em épocas quentes como o verão, que os cachorros e outros animais (como os gatos), sejam atacados por carrapatos, um parasita incômodo que causa coceiras, dor, inchaço, vômito, febre e diversas outras mazelas por causa de sua mordida. 

Vejamos 20 remédios naturais e eficazes para acabar com os carrapatos nos cachorros

1. Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã é um dos melhores repelentes de pulgas e carrapatos que existem. Misture 2 xícaras de vinagre de maçã com 1 xícara de água morna e meia colher de bicarbonato de sódio. Encha em um frasco de spray e espirre um pouco apenas sobre a área afetada, no máximo duas borrifadas.

2. Bicarbonato de sódio

Para utilizar este repelente, a medida é meia colher de chá que tenha bicarbonato de sódio e sal misturados. Coloque esta mistura em 2 xícaras de água morna, quase fria em temperatura ambiente. Coloque em um spray borrifador e gentilmente borrife na área afetada. Nunca no rosto do animal ou perto dos olhos.

3. Óleo de eucalipto

Para preparar o óleo de eucalipto, utilize 20 folhas desta árvore e ferva-as em 1 litro de água. Deixe esfriar, coloque em um borrifador e borrife sofre a área do corpo afetada.

4. Cravo

Por ser anti-inflamatório e antibacteriano natural, o cravo-da-índia pode eliminar carrapatos facilmente. Esfregue óleo de cravo nas mãos e aplique sobre a parte do corpo do cachorro que esteja afetada pelos carrapatos.

5. Alho

O alho tem propriedades poderosíssimas na eliminação de carrapatos, mas não pode ser ingerido cru pelos animais. Portanto, sirva a refeição normal do animal recomendada pelo veterinário, e, apenas uma vez por semana, complemente-a com pó de alho, 1/8 colher de chá para 1 quilo de alimento.

6. Óleo de aromaterapia

Repelente natural de carrapatos, os óleos de aromaterapia de canela, lavanda e limão podem ser usados nos cachorros. Coloque 3 gotas do óleo escolhido misturadas com óleo de amêndoas doces. Umedeça um pano com o óleo e envolva o cachorro gentilmente por 2-3 minutos.

7. Ácido cítrico

O ácido cítrico encontrado na laranja e no limão é um excelente repelente natural. Tire a casca da laranja ou do limão, ferva a fruta. Deixe esfriar naturalmente e aplique sobre a área afetada no cachorro. Não deve ser aplicado em gatos, pois não gostam de essências cítricas.

8. Laranja

O suco de 2 laranjas pode ser utilizado para a eliminação completa dos carrapatos dos cachorros. Esprema as laranjas em um recipiente e aplique sobre o animal com a ajuda de algodão ou uma gaze.

9. Suco de limão

Como vimos, o ácido cítrico no limão (e na laranja) é muito eficiente para eliminar carrapatos. Esprema o suco de um limão em um recipiente e aplique-o gentilmente sobre a área afetada por carrapatos nos cachorros.

10. Óleo de amêndoas com vitamina E

Esta dica é do Perito Animal e a receita é misturar 20 ml de óleo de amêndoas com uma cápsula de vitamina E e passar na áreas afetadas ou picadas. É um remédio delicado e pode-se passar nas áreas das orelhas com o cuidado de não deixar o óleo escorrer para o canal auditivo do animal. Este remédio repele os carrapato e evita novas infestações.

11. Óleo de canela

O óleo de canela pode ser aplicado diretamente sobre a área comprometida pelos carrapatos. Funciona como repelente natural por sua composição.

12. Pentes

É importante que o cachorro ou o gato estejam sempre penteados. Isso não é dito por mero charme, pois o ato de pentear ajuda a retirar carrapatos que estejam nos bichinhos. Devemos penteá-los diariamente com muito amor, preferencialmente pela manhã.

13. Óleo essencial de Gerânio Rosa

Basta adicionar 20 gotas de óleo essencial de gerânio rosa em um recipiente com mais 3 colheres de sopa de óleo de amêndoas. Aplique algumas gotas sobre a área afetada no cachorro. Não utilizar em gatos.

14. Óleo de Neem

O óleo de neem é um ótimo repelente por suas propriedades antissépticas e antibacterianas. Basta aplicar algumas gotas sobre a mão e massagear a área afetada do cachorro.

15. Hamamélis

Para usar este repelente natural, misture hamamélis com uma porção de 10 para 1 de óleo de eucalipto. Coloque em um spray e borrife gentilmente sobre a área afetada. Uma borrifada apenas.

16. Óleo de cedro

O óleo de cedro é capaz de eliminar pulgas e carrapatos. Basta utilizar seu spray e aplicá-lo sobre o corpo do animal gentilmente, nunca nos olhos ou região da face.

17. Camomila

Use a infusão de camomila (morna, não quente para não machucar o animal) e com a ajuda de um algodão ou de um pano limpo, passe-a sobre a áreas afetadas. A camomila além de suavizar os locais machucados, servirá também como repelente.

18. Vaselina

Embora deva ser usada com cautela, a vaselina pode eliminar os carrapatos dos cachorros. Espalhe vaselina sobre as mãos e aplique sobre os peles e pele do cachorro. Espalhe com um pente gentilmente. A vaselina sufocará os carrapatos, eliminando-os completamente.

19. Óleo da árvore de chá

O óleo da árvore de chá pode ser utilizado como repelente natural. Adicione o óleo no shampoo utilizado para dar banho no cachorro e lave-o normalmente.

20. Terebintina

Coloque duas colheres de sopa de terebintina em um recipiente e com a ajuda de um algodão passe sobre a área em que haja carrapatos. Eles serão eliminados do cachorro.

Orientações gerais sobre carrapatos

É muito importante que seu animal (cachorro, gato ou outro) seja consultado por um médico veterinário frequentemente. Somente um especialista em saúde animal será capaz de recomendar os melhores métodos e tratamentos para eliminar os carrapatos do seu animal e ainda manter sua boa saúde. Nunca utilize nenhum dos métodos acima diretamente na face, olhos ou ouvidos do animal.

Especialmente indicado para você:

setaPICADA DE CARRAPATO: SINTOMAS, PREVENÇÃO E O QUE FAZER

setaCARRAPATOS EM ANIMAIS: REMOÇÃO COM 2 RECEITAS NATURAIS

setaPULGAS - QUEM TEM CACHORRO EM CASA SABE BEM COMO É DIFÍCIL DE TIRAR