Ajude seu cão a suportar os rojões e os fogos de fim de ano

Fim de ano, festa geral, muito barulho, rojões, fogos de artifício…Há quem goste, há quem pense que a tradição deve falar mais alto, que é preciso comemorar assim, ainda que o barulho causado pelos fogos seja prejudicial às pessoas combalidas em hospitais, aos bebês, anciãos, e acima de tudo, aos nossos cães, que ouvem os rojões como o fim do mundo dado que têm uma audição muito superior à nossa.

Algumas dicas, talvez já conhecidas, para aliviar esse medo são:

1. Tentar “abafaro som de fora com música, televisão, ventilador, etc.

2. Deixar o cachorro “se esconder” onde ele quiser, onde ele se sentir mais protegido e nem sempre esse lugar é o teu colo. Não force mais a barra do bichinho em sofrimento.

3. Ficar atento para que o cachorro não fuja, fechar portas e portões por exemplo, pois com o medo, o cachorro pode querer fugir.

4. Evite deixar o cão sozinho em casa em dias de fogos, não só no final de ano, mas em finais de jogos etc. O porto seguro do animal é o seu dono, portanto não o abandone nas suas horas mais difíceis.

5. Se o seu cão sofrer demasiado com os barulhos, converse com o veterinário para ver se seria possível algum tratamento leve, poderia ser homeopático ou natural, que ajudasse o cão a suportar a sua ansiedade dos fogos.

TTouch, a técnica que acalma os cães

Uma dica natural consiste em amarrar uma faixa no corpo do cão, a TTouch body wrap.

A técnica, segundo o site PETmi, foi usada pela primeira vez pela Dra Temple Grandin para aliviar a tensão em pessoas com autismo e posteriormente foi estudada e desenvolvida por Linda Tellington-Jones, uma especialista em comportamento animal, para aliviar a ansiedade em cães.

Como funciona

O princípio Tellington Touch consiste em fazer uma “pressão mantida” que acalmaria os cães pois ajudaria a liberar a musculatura tensa e melhoraria a circulação sanguínea, dando como resultado uma sensação de confiança e segurança nos cães. A técnica é usada no Reino Unido em abrigos e canis para reduzir o estresse canino.

Dicas para aplicar o body wrap:

foto: Petmi

* Ainda que a ligadura possa ser feita em casa, o conselho geral seria obter a ajuda de um profissional para avaliar se o método pode ser eficaz como curativo emocional em cada caso específico.

* A ligadura é utilizada como suporte psicológico para conter as emoções, seja em pessoas como em animais, mas acredita-se que a contenção deveria ser feita por um profissional para que a ajuda emocional fosse certeira e para que bandagem estimulasse também determinados pontos de energia.

Fora isso, seguem as dicas abaixo:

1. Para que o cão se acostume com a faixa, aconselha-se a amarrá-la em situações não estressantes por uns 10 minutos.
2. Atenção para não amarrar a faixa muito apertada. Ela deve ser colocada em modos que o cão sinta o contato do tecido em sua pele de uma maneira cômoda.
3. Observe o cão e não o deixe sozinho enquanto usa a body wrap.
4. Reutilize uma t-shirt velha de algodão ou use uma bandagem médica, de qualquer forma, um material confortável.

Fica a dica e boas festas também para os nossos pets :)

Leia também:

POR QUE OS CÃES INCLINAM A CABEÇA QUANDO FALAMOS COM ELES?

KIT DE PRIMEIROS SOCORROS PARA ANIMAIS: O QUE NÃO PODE FALTAR NA CAIXINHA DO SEU PET?

SAIBA COMO PROCEDER EM CASO DE ENVENENAMENTO DE CÃES E GATOS