Cuidado! Incêndios domésticos aumentam em SP e a culpa é, em parte, do álcool gel


Como diz aquela música, “o país do swing é o país da contradição”. Os dias de isolamento fizeram aumentar o número de acidentes domésticos provocados pelo fogo, de acordo com o Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo.

Segundo a corporação, o número de casos, que subiu 60%, tem sua causa, em parte, pelo uso indevido do álcool, que tanto tem sido utilizado para desinfetar mãos e embalagens do novo coronavírus.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Marcos Palumbo, disse à BBC News Brasil que as demais causas dos acidentes domésticos estão associadas à sobrecarga de tomadas e ao uso do fogão.

Álcool

“O álcool 70% foi retirado das prateleiras no início dos anos 2000 por causa do grande número de incêndios e acidentes. Hoje, voltou porque é necessário para assepsia contra o coronavírus. Mas é necessário esperar que ele evapore completamente antes de fazer contato com fogo. Algumas pessoas fazem assepsia com esse álcool e acendem um cigarro na sequência. Pega fogo mesmo”, informou o bombeiro.

O tenente ainda alerta que o álcool em gel é potencialmente mais perigoso porque a sua combustão é alta e a sua chama é quase invisível. Ao colocarem objetos inflamáveis próximos à chama, as pessoas não se dão conta de que o produto está em combustão.

Tomadas e adaptadores

Os adaptadores de tomada são outros dispositivos para incêndios, pois agrupam vários equipamentos eletrônicos. Nas palavras de Palumbo, eles representam um “inferno” domiciliar. Ele explica que o correto é trocar as tomadas quando um eletrodoméstico tem mais amperes do que elas suportam.

Eletrodomésticos que esquentam demais e exigem muita potência para aquecer, como cafeteira elétrica, ferro de passar, micro-ondas, chuveiro e sanduicheiras, costumam ser os grandes vilões. Ao serem ligados, o fio esquenta por causa da alta carga de energia e superaquece as tomadas ou adaptadores até que eles peguem fogo.

Para verificar se está havendo algum problema na instalação elétrica, o bombeiro aconselha observar se algum aparelho pode estar provocando a queda de energia na casa.

“Sabe quando alguém liga o liquidificador, o chuveiro ou algo que puxa muita energia e dá uma queda na energia? A lâmpada algumas vezes até fica mais fraca. Isso é um sinal de que é necessário chamar um eletricista para que ele avalie a situação elétrica do imóvel imediatamente”, explica.

Fogão

As pessoas têm passado mais tempo em casa e cozinhado mais. Ou seja, os fogões nunca funcionaram tanto! É preciso atenção especial ao óleo quente na panela. Por distração, ele pode cair sobre uma pessoa ou, ainda, ao ser colocado algum alimento no óleo superaquecido, o fogo pode ser provocado.

“O óleo e a água não se misturam. Quando você joga água dentro do óleo, ela afunda, mas está tão quente que ela evapora imediatamente e sobe de novo jogando para cima partículas de óleo. Isso pode causar chamas de até dois metros de altura em cima do fogão”, alerta Palumbo.

Queimadas

Outro problema destacado pelo Corpo de Bombeiros são os incêndios nesta época do ano. Com menos chuvas, é comum pessoas atearem fogo no lixo em terrenos baldios. O perigo disso é que as chamas se alastram podendo atingir moradias.

Se, por um lado, as chamadas aos bombeiros aumentaram por causa dos incêndios domésticos, por outro, os atendimentos de resgate e salvamento diminuíram em 30% devido à menor circulação de pessoas.

Talvez te interesse ler também:

Como garantir brincadeiras com diversão e segurança

Kit de Primeiros Socorros para animais: o que não pode faltar na caixinha do seu pet?

Como evitar e tratar picada de escorpião

Como evitar acidentes em idosos




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...