10 surpreendentes usos alternativos para o sal

usos alternativos para o sal

O sal é um ingredientes muito popular nas preparações alimentares e não alimentares, em particular, é largamente utilizado refinado obtido a partir da água do mar evaporada, ou o cloreto de sódio que consiste de um átomo de sódio (metal) e um átomo de cloro (gás).

Que o sal não deve ser consumido em quantidade excessiva todo mundo sabe, principalmente pessoas que sofrem de hipertensão. Por outro lado, deve ser lembrado que o mesmo sal é necessário para o bom funcionamento do nosso organismo. Claro, sem exagerar, conforme indica a OMS: "Os adultos deveriam consumir menos de 2 gramas de sódio – ou menos de 5 gramas de sal – e pelo menos 3,51 gramas de potássio por dia".

O sal comum pode ser substituído por sal marinho integral, que além de sódio contém minerais importantes tais como ferro, magnésio, cálcio, cobre e manganês.

Além das utilizações alimentares, o sal é um ingrediente que pode ser um grande aliado seja na limpeza da casa que em tratamentos naturais de beleza.

Então, quais são os usos alternativos para o sal? Vamos encontrar alguns.

1. Clarear os dentes

Para clarear os dentes, você pode usar um creme dental em pó criado com a mistura de 1 colher de sopa de sal e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. É uma solução útil para a remoção da placa e para manter a saúde das gengivas. É porém muito abrasivo para ser usado todos os dias. Recomendamos que você use somente uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias.

seta

Leia também: COMO CLAREAR OS DENTES DE MODO EFICAZ E NATURAL

2. Remédio para caspa

O sal pode ser usado como um remédio natural para a caspa e para remover as células mortas do couro cabeludo. Basta massagear o couro com sal antes do xampu, sem precisar recorrer a um produto anti-caspa.

3. Exfoliante

Um exfoliante natural deito com dois ingredientes simples e sempre disponíveis na cozinha: sal e azeite de oliva extra virgem. Misture-os em uma tijelinha para se obter um composto cuja consistência permita aplicá-lo na pele. Adicione algumas gotas de seu óleo essencial favorito e conserve o creme em um frasco de vidro que se conservará intacto por algumas semanas.

4. Remover manchas de vinho

Se você derrubou um copo de vinho na toalha da mesa, recolha o excesso com um pano absorvente e polvilhe sal até que a mancha absorva todo o vinho. Uma vez que o sal estiver seco, lave normalmente a toalha de mesa.

5. Desumidificação

É possível desumidificar os cômodos de sua casa, colocando nos cantos mais úmidos bacias contendo sal grosso. O sal é perfeito para absorver a umidade. Deixe a tigela de sal para secar ao sol e a reutilize.

6. Limpar as esponjas

As esponjas usadas para tomar banho, lavar a louça ou limpar a casa vão durar mais se você usar o sal para lavá-las. Adicione um pouco de sal em uma tigela de água fria e mergulhe as esponjas. O sal elimina odores e permite que as esponjas durem mais.

7. Sais de Banho

Faça você mesmo sais de banho para usar na banheira ou em uma bacia para descansar e cuidar dos pés, simplesmente misturando o sal com algumas gotas de óleo essencial de lavanda para um efeito calmante, ou eucalipto, para um efeito energizante e tonificante.

8. Limpe o frigorífico

Para limpar a geladeira não é necessário comprar produtos específicos. Basta diluir uma colher de chá de sal em um litro de água e pulverizar o líquido obtido na esponja ou pano que você usa para limpar as prateleiras e a porta interna da geladeira. Assim, você pode limpar o seu frigorífico e ao mesmo tempo eliminar odores.

Leia também: Freezer: como e quando descongelar o congelador

9. Manchas de chá e café

Os copos e xícaras brancas se mancham facilmente com chá e café. Despeje água e sal nas xícaras e copos e deixe tudo de molho por algumas horas para facilitar a limpeza. Para clarear adicione uma colherzinha de bicarbonato de sódio.

10. Limpar a prataria

Para deixar a prataria brilhando deixe de molho em água salgada os objetos que você deseja limpar, mesmo aqueles com manchas mais difíceis de desaparecerem. A solução também é apropriada para talheres de aço inoxidável.

Leia também:

SAL AMARGO: DESCUBRA TODOS OS USOS E BENEFÍCIOS

BICARBONATO DE SÓDIO: O QUE É E PORQUE FUNCIONA

SAL: TODOS OS TIPOS E BENEFÍCIOS

SAL ROSA DO HIMALAIA: 10 EXTRAORDINÁRIOS BENEFÍCIOS E COMO USAR