10 benefícios do sal marinho para a saúde


É ainda muito comum encontrar pessoas que não conhecem os benefícios do sal marinho para a saúde. É ainda mais comum encontrar pessoas que acreditam piamente que o sal marinho faz mal para a saúde. Obviamente, se consumido em excesso, como qualquer outro alimento, pode fazer mal.

No entanto, veremos aqui 10 benefícios do sal marinho para a saúde. Este produto que pode ser utilizado no tempero e preparo de alimentos têm muitos usos e irá auxiliar nas mais diversas doenças.

1. Depressão

Como o sal marinho ajuda a preservar importantes hormônios em nosso corpo, este elemento tem se mostrado muito eficaz no auxílio ao tratamento de depressão. Neste caso, estamos falando especificamente da serotonina e melatonina, que nos trarão a sensação de bem-estar, relaxamento e garantirão um sono tranquilo.

2. Espasmos musculares

O sal marinho possui pequenas quantidades de potássio que são essenciais para o funcionamento da musculatura corporal. Além disso, o sal marinho auxilia o corpo a absorver melhor todos os outros nutrientes, por isso é um importante aliado para evitar espasmos musculares e até mesmo câimbras.

3. Diabetes

Por ser capaz de diminuir os níveis de insulina, o sal marinho é de grande ajuda no tratamento de diabetes, pois mantém os níveis de açúcar regulares no corpo humano. Portanto, geralmente os nutricionistas recomendam a moderada ingestão do sal marinho para aqueles que sofrem de diabetes e outros males sanguíneos.

4. Saúde do coração

Por ajudar a reduzir níveis elevados de colesterol ruim, o sal marinho faz bem para a saúde do coração. Regula a pressão arterial e também auxilia no batimento irregular do coração. Desta forma, o sal marinho é largamente conhecido como um eficaz medicamento natural contra a aterosclerose, derrames e até mesmo ataques cardíacos.

Leia mais:

PRESSÃO ALTA: SINTOMAS, CAUSAS E REMÉDIOS NATURAIS

PRESSÃO BAIXA: SINTOMAS, CAUSAS E REMÉDIOS NATURAIS

5. Problemas na pele

Tomar banho em água do mar ou mesmo água que contenha o sal marinho poderá trazer grandes benefícios para a pele. Isso porque o sal marinho abre os poros e melhora a circulação dos vasos sanguíneos sob a pele, aliviando psoríase e eczemas.

Leia mais: MANCHAS NA PELE: 10 TRUQUES E REMÉDIOS NATURAIS

6. Perda de peso

Por ajudar a aumentar a produção de sucos digestivos, o sal marinho é altamente recomendado para pessoas que procuram perder peso. Isso significa que os alimentos são digeridos de forma mais rápida, facilitando que o organismo também os elimine mais rapidamente, geralmente também evitando a constipação.

Leia mais: COMO PERDER PESO RÁPIDO SEM PASSAR FOME

7. Alcalinizante

Por ser um elemento natural, o sal marinho é um poderoso alcalinizante para o organismo. Ajuda a diminuir níveis altos de ácidos no organismo, eliminando risco de doenças fatais que podem ser causadas por estas toxidades.

Leia mais: 10 ALIMENTOS ALCALINOS PARA COMER TODOS OS DIAS

8. Fortalece o sistema imunológico

É considerado um eficaz remédio natural na luta e prevenção de gripes e resfriados, pois ajuda e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico de nosso corpo. Com isso evita-se febres, tosses, espirros, doenças autoimunes e até mesmo alergias.

Leia mais: CURAS E REMÉDIOS NATURAIS PARA GRIPES E RESFRIADOS

9. Contra osteoporose

Consumir sal marinho com moderação e beber grandes quantidades de água é de muita valia para combater a osteoporose. Isso acontece porque ¼ do sal que ingerimos é alocado nos ossos, fortalecendo-os e prevenindo esta doença que os afetam.

10. Sal Marinho contra asma

Por ser extremamente eficaz contra as inflamações do sistema respiratório, o sal marinho é também muito indicado em tratamentos de asma. O sal marinho facilita os processos respiratórios, favorecendo a inspiração de ar para quem sofre com esta mazela.

Recomendações gerais

É muito importante notar que o consumo de sal marinho deve ser moderado. Além disso, um médico ou nutricionista deve ser consultado para que possa lhe orientar a respeito do consumo deste elemento ou não. O consumo exagerado pode causar diversos problemas à saúde, em geral totalmente contrários aos seus benefícios.

Especialmente indicado para você:

SAL AMARGO: DESCUBRA TODOS OS USOS E BENEFÍCIOS

SAL ROSA DO HIMALAIA: 10 EXTRAORDINÁRIOS BENEFÍCIOS E COMO USAR

SAL: TODOS OS TIPOS E BENEFÍCIOS

Fontes: readynutrition e organicfacts




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...