50 INCRÍVEIS Usos Alternativos para o Chá

  • atualizado: 
saquinho de chá

Para o chá, existem diversos usos alternativos que a gente nem imagina. Aqui vamos falar de 50 deles, para os saquinhos de chá da planta Camelia sinensis - alguns usos são mais adequados para o chá verde, outros para o chá preto. Mas, se você tem por costume tomar chá de saquinho com certeza vai se interessar.

Os mesmos usos são possíveis para aqueles que preferem o chá solto, a granel mas, nesse caso se perde um pouco da praticidade, certo? Em saquinho já está empacotado, é fácil de secar, no varal, pendurado. Sim, porque para reusar o chá de saquinho você precisa que ele esteja seco e sem fungos (o que é difícil caso você resida em uma região muito úmida).

Mas, mesmo aquele chá que sobrou no bule, o líquido, você terá como usar de diversas maneiras, desde regar as plantas até tingir tecidos, fortalecer couros e limpar pisos de madeira.

Os chás da Camelia sinensis, chá preto, chá vermelho ou verde, podem ser usados em limpeza doméstica, em tratamentos de beleza, nos cuidados com a madeira (de móveis, pisos) e até para tingir seu cabelo. Também são adequados para retirar a gordura de superfícies, e da sua pele e até, nos cuidados com o seu jardim.

Mas, vamos lá!

cha saquinho 1

Na limpeza doméstica:

1. Limpar o capacho de entrada (tapete para bater os pés). Espalhe folhas secas já usadas de chá sobre a superfície, deixe por um tempo mínimo de 15 minutos até que toda a umidade seja absorvida pelas folhas. Retire tudo com o aspirador de pó.

2. Na limpeza dos tapetes, inclusive os delicados, tecidos e bordados, use o mesmo procedimento acima descrito. Se o tapete for forte e aguentar o aspirador, aspire tudo depois de um tempo. Se for muito frágil, remova suavemente com uma escova macia.

3. Em pisos de madeira escura, para restaurar cor e brilho naturais, ponha um punhado de saquinhos de chá preto já usados em água morna ou quente, deixe o chá passar para a água. Molhe um pano de algodão, esprema bem e passe no piso de madeira. Se quiser uma cor mais profunda, faça uma água mais forte em cor e passe com pincel, deixe secar naturalmente.

4. Para móveis de madeira pura, sem tratamento, faça um spray com um copo de água e alguns saquinhos de chá preto, agite bem antes de usar, pulverize em todo o móvel e passe um pano de algodão.

5. Limpeza de vidros e espelhos - com chá preto diluído, molhe um pano de algodão, ou então, esfregue o saquinho de chá, já usado, no espelho, para tirar manchas e dar brilho.

6. Saquinhos de chá usados são ótimos para a limpeza de puxadores, maçanetas e todos os metais de portas e janelas pois te ajudam a remover mais facilmente quaisquer vestígios de gordura e irritantes marcas de dedos.

7. Esfregar os dedos com os saquinhos de chá usados fará desaparecer o cheiro de cebolas e alhos picados.

8. Use saquinhos de chá para acabar com o mau cheiro na geladeira.

9. Na caixa de areia dos seus pets acrescente, por baixo da areia, alguns saquinhos de chá para absorver os odores.

10. Contra pulgas, ácaros e carrapatos, espalhe folhas de chá em volta do canil.

11. Para eliminar os ácaros de tapetes e almofadas, pulverize chá verde sobre as superfícies.

12. Para limpar sua lareira, polvilhe folhas de chá sobre as cinzas e conseguirá removê-las mais facilmente.

13. Quando você tiver saquinhos de chá usados que já perderam seu aroma natural, perfume-os com algumas gotas de óleos aromáticos e use como pot-pourri em armários ou ambientes.

14. Saquinhos de chá aromatizados como acima são ótimos para perfumar seu carro substituindo os produtos comprados, químicos e sintéticos.

15. Com o conteúdo de alguns sacos de chá e aromatizado com baunilha ou canela pode facilmente fazer sacos perfumados para colocar em armários e gavetas.

16. Para lustrar aqueles talheres de prata, ou a bandeja que você herdou da sua avó, use saquinhos de chá preto em movimento rotativos, suaves.

Na saúde e na beleza:

cha saquinho 2

17. Para tingir os cabelos, o chá preto pode ser usado em vez de água na preparação da henna, para dar um tom mais vivo e destacar as nuances acobreadas naturais.

18. O chá verde pode ser aplicado, com um cotonete, sobre a pontinha do terçol já maduro e ele desaparecerá rapidamente. Também se pode aplicar sobre espinhas e furúnculos.

19. Tônico antioxidante para o rosto - faça um copo de chá verde, junte algumas gotas de limão. Use de manhã e antes de dormir, aplique com uma esponja ou chumaço de algodão.

20. Na conjuntivite, aplique sobre os olhos saquinhos de chá preto ainda molhados com o chá, para acalmar a irritação ocular.

21. Se você tem olheiras, experimente aplicar saquinhos de chá preto, mornos, sobre a região.

22. Em pequenas queimaduras, aplique uma fralda fina de algodão, molhada em chá preto, para aliviar o desconforto.

23. Após a barba, passe um saquinho de chá, preto ou verde, no rosto para acalmar a pele e reduzir a vermelhidão, ajudando na cicatrização de pequenos cortes.

24. Inclua o chá nos ingredientes que você usa para preparar seu sabão caseiro e terá ótimos resultados.

25. Em contusões, dores musculares ou de injeção, aplique um saquinho de chá úmido sobre a área afetada, reduzindo a dor e o inchaço rapidamente.

26. Faça bochechos com chá e use as folhas para limpar as gengivas a fim de reduzir a vermelhidão e inchaço.

27. Como antisséptico bucal, use um pouco de chá, preto ou verde, e folhas de hortelã. É maravilhosamente refrescante.

28. Para aumentar o brilho dos seus cabelos, após a lavagem, enxague a cabeça com chá verde e uma colher de vinagre de maçã.

29. Excesso de oleosidade na pele do rosto e corpo pode ser reduzido com a aplicação de infusão fria de chá verde.

30. Um banho de pés relaxante é feito com uma xícara de chá verde e 2 a 3 colheradas de sal.

31. Se sofre de halitose ou gengivite, experimente gargarejar, diariamente, com chá preto forte.

32. A aplicação diária de saquinhos de chá preto quente sobre calosidades, por 20 minutos, vão amaciar sua pele e reduzir os incômodos.

33. Dormir em um travesseiro feito com folhas de chá, segundo a medicina tradicional chinesa, garante um descanso relaxante, sonhos serenos e uma mente mais atenta ao acordar.

34. No começo do resfriado, tome um chá preto bem forte com uma colher de sopa de mel ou malte. Também é curativo para dores de garganta.

35. Consumir diariamente chá verde ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e prevenir a formação de coágulos no sangue.

36. Beba uma xícara de chá preto após um episódio de tontura, para recuperar mais rapidamente.

37. Chá verde contra a caspa - massageie o couro cabeludo e deixe uns minutinhos fazer efeito.

38. Use máscara facial de folhas de chá quando precisar de um efeito adstringente e iluminador.

Na cozinha e no jardim:

cha saquinho 3

39. Na preparação de bolos e tortas, use chá verde para substituir a água para que a massa obtenha um sabor peculiar.

40. Na China, folhas de chá preto são adicionadas à água de cozinhar ovos para enriquecer o sabor.

41. A infusão de chá verde dá um toque exótico às mousses, pudins, sorvetes, molhos e marinadas.

42. As folhas de chá já usado podem ajudar a enriquecer a sua compostagem doméstica, promovendo o crescimento de bactérias benéficas.

43. O chá preto é um dos fertilizantes naturais mais adequados para as rosas. Polvilhe folhas de chá em volta das suas roseiras ou molhe as plantas com a infusão fria.

44. As folhas de chá podem ser adicionadas à terra muito básica, cujo pH é maior do que 7,5, para conseguir um solo mais neutro ou mais ácido, dependendo das necessidades das plantas.

45. Coloque os sacos de chá usados no fundo de seus vasos para melhorar a drenagem da terra e, paralelamente, fornecer nutrientes.

46. A cafeína contida nas folhas de chá tem a ação de fazer algumas plantas crescerem mais rapidamente, use-as como adubo.

47. Disponha as folhas de chá verde em torno de seus vasos para impedir o acesso de insetos, lesmas e caracóis.

Outros Usos

48. O chá pode ser utilizado para tingir tecidos e lãs de fibras naturais.

49. Alguns artistas usam o chá preto concentrado para terminar os detalhes de esboços a lápis.

50. Esfregue saquinhos de chá úmidos nas patas dos seus cachorros e fortaleça suas "almofadinhas".

Leia mais sobre o chá da Camelia sinensis:

seta

CHÁ VERDE → OS SURPREENDENTES BENEFÍCIOS PARA SAÚDE (MAS REALMENTE EMAGRECE?)

setaCHÁ OOLONG → TEM AÇÃO EMAGRECEDORA E É ANTIOXIDANTE!

setaCHÁ PRETO AJUDA A EMAGRECER