Como lavar a cafeteira Moka e com quanta frequência


Moka é uma cafeteira italiana fácil de usar e que faz um café delicioso. Mas ela também precisa ser lavada. Como e com que frequência? Descubra a melhor maneira de cuidar da sua MoKa para preparar aquele café perfeito todas as vezes!

Muitas vezes, surgem dúvidas sobre como limpar a Moka corretamente e qual a frequência ideal para isso. Vamos desvendar esses mitos e fornecer respostas claras para suas perguntas.

Lavar ou não lavar a Moka?

Existe uma crença popular de que a Moka nunca deve ser lavada, pois o aroma do café fica impregnado nas paredes da cafeteira, proporcionando um sabor mais intenso. No entanto, na realidade, o sabor e o cheiro de queimado são causados pela sujeira acumulada nas paredes internas da Moka. Portanto, não lavá-la é equivocado. No entanto, é essencial evitar o uso de detergentes agressivos e perfumados.

Limpeza diária

É recomendável lavar a Moka diariamente para evitar a acumulação de óleos e sujeira, garantindo assim um café saboroso e higiênico.

Após a máquina esfriar, desmonte toda a cafeteira e lave todas as partes com água corrente e uma esponja, tanto interna quanto externamente. Se optar por usar detergente, certifique-se de que seja suave e sem perfume, para evitar que os aromas interfiram no sabor do café.

É importante não remontar a cafeteira até que todas as suas peças estejam completamente secas. Isso evita o risco de oxidação.

Limpeza periódica

A cada duas semanas, é aconselhável realizar uma limpeza mais profunda. Verifique periodicamente se o filtro está com os orifícios livres. Se eles estiverem bloqueados, você pode liberá-los usando uma escova de dentes limpas e com cerdas delicadas ou usando a ponta de uma agulha.

Para limpar o reservatório, encha-o com água, adicione uma colher de chá de ácido cítrico ou vinagre. Remonte a Moka e, sem colocar café em pó, faça um “café sem café”. Jogue a solução obtida. Lave a cafeteira com água corrente e prossiga depois com a preparação do café.

De vez em quedado será necessário trocar a borrachinha de vedação e o filtro. Você perceberá quando o café vazar muito ou não sair totalmente.

Seguindo essas dicas simples, você garantirá que sua Moka esteja sempre limpa e pronta para preparar aquele café delicioso que você tanto ama!

Talvez te interesse ler também:

Como Fazer o Café Moka. Super Dicas de um Italiano

25 maneiras de tomar café e variar a bebida mais amada do Brasil

Como fazer cappuccino caseiro: 5 métodos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...