Dama da Liberdade: destroços da explosão em Beirute viram obra de arte


Dama da Liberdade: destroços da explosão em Beirute servem de material para artista plástica criar estátua símbolo de protestos

A artista libanesa, Hayat Nazer, se inspirou na tragédia literalmente.

Mergulhada de cabeça no que ocorreu há quase 3 meses na capital do seu país, a artista utilizou dos destroços deixados pela explosão para criar uma obra esplêndida e com ar de revolucionária: uma estátua de uma guerreira segurando uma espada e de cabelos ao vento.

A própria artista publicou algumas reportagens em sua conta no twitter.

Segundo a artista, a obra, além de marcar a explosão, é símbolo das manifestações que tomaram conta das ruas do Líbano há cerca de um ano, onde as pessoas lutavam por liberdade e falta de transparência no sistema político.

Os protestos foram considerados inéditos no país dominado pelos conservadores, onde a política é fortemente sustentada por setores religiosos, e culminou com a renúncia do Primeiro-Ministro à época, o bilionário Saad Hariri, cujo governo estava sendo investigado por corrupção.

A obra foi batizada de “Dama da Liberdade” e possui um relógio marcando 6:08, hora em que ocorreu a explosão no porto de Beirute.

A escultura é combativa e está em posição que convida as pessoas a sempre se lembrarem de lutar e reivindicar seus direitos.

Em suas redes sociais a artista diz

“Esta estátua representa o que o governo está fazendo por nós. Primeiro eles nos queimaram, depois viramos cinzas, vidros e um monte de entulho. Não vamos deixar isso acontecer novamente. Não não perdoaremos e nem esqueceremos. Vamos reconstruir Beirute e nos reerguer”.

Talvez te interesse ler também:

O Líbano e suas riquezas, atrativos e belezas

A maior árvore de Natal do mundo fica na Itália. Veja que maravilha!

Genial essa intervenção urbana nos bueiros da cidade




Juliane Isler

Juliane Isler, advogada, especialista em Gestão Ambiental, palestrante e atuante na Defesa dos Direitos da Mulher.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...