©GulfToday/Twitter

Dama da Liberdade: destroços da explosão em Beirute viram obra de arte

Dama da Liberdade: destroços da explosão em Beirute servem de material para artista plástica criar estátua símbolo de protestos

A artista libanesa, Hayat Nazer, se inspirou na tragédia literalmente.

Mergulhada de cabeça no que ocorreu há quase 3 meses na capital do seu país, a artista utilizou dos destroços deixados pela explosão para criar uma obra esplêndida e com ar de revolucionária: uma estátua de uma guerreira segurando uma espada e de cabelos ao vento.

A própria artista publicou algumas reportagens em sua conta no twitter.

Segundo a artista, a obra, além de marcar a explosão, é símbolo das manifestações que tomaram conta das ruas do Líbano há cerca de um ano, onde as pessoas lutavam por liberdade e falta de transparência no sistema político.

Os protestos foram considerados inéditos no país dominado pelos conservadores, onde a política é fortemente sustentada por setores religiosos, e culminou com a renúncia do Primeiro-Ministro à época, o bilionário Saad Hariri, cujo governo estava sendo investigado por corrupção.

A obra foi batizada de “Dama da Liberdade” e possui um relógio marcando 6:08, hora em que ocorreu a explosão no porto de Beirute.

A escultura é combativa e está em posição que convida as pessoas a sempre se lembrarem de lutar e reivindicar seus direitos.

Em suas redes sociais a artista diz

“Esta estátua representa o que o governo está fazendo por nós. Primeiro eles nos queimaram, depois viramos cinzas, vidros e um monte de entulho. Não vamos deixar isso acontecer novamente. Não não perdoaremos e nem esqueceremos. Vamos reconstruir Beirute e nos reerguer”.

Talvez te interesse ler também:

O Líbano e suas riquezas, atrativos e belezas

A maior árvore de Natal do mundo fica na Itália. Veja que maravilha!

Genial essa intervenção urbana nos bueiros da cidade

Sobre Juliane Isler

Juliane Isler
Juliane Isler, advogada, especialista em Gestão Ambiental, palestrante e atuante na Defesa dos Direitos da Mulher

Veja Também

É preciso ter fé: Kobra retrata união das nações diante da pandemia do coronavírus

Diante da emergência pela pandemia do novo coronavírus, algumas iniciativas lindas vêm surgindo. Uma destas é …