Com 35 metros de altura, a 2ª maior estátua de Buda no mundo está no Brasil


A segunda maior estátua de Buda do mundo está localizada no Brasil. Isso mesmo! O monumento foi oficialmente inaugurado em agosto de 2021 e está localizado no Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo.

A estrutura é feita de ferro, aço e concreto, pesa 350 toneladas, mede 35 metros de altura e fica na entrada do Mosteiro Zen Morro da Vargem, que é o maior da América Latina.

A estátua levou mais de um ano para ficar pronta e é a segunda maior estátua de Buda do mundo, ficando atrás apenas do Buda de Leshan, na China, que é considerado patrimônio histórico pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“Abertura dos olhos”

A obra da estátua foi finalizada em 2020, mas devido à pandemia da Covid-19 a inauguração teve que ser adiada e só foi acontecer, oficialmente, em agosto deste ano.

Em dezembro do ano passado, a estátua recebeu um batismo espiritual em cerimônia à distância de acordo com o fundamento do Budismo. A partir da cerimônia, ela já não é uma simples estátua de pedra, mas uma representação “viva” do próprio Buda Sakyamuni, e por isso o nome simbólico de “abertura dos olhos“.

A cerimônia foi realizada no Japão pelo abade superior da escola Zen à qual o Mosteiro Zen do Morro da Vargem (Zenkoji) é ligada, a escola Soto Zen e, simultaneamente, pelo abade do mosteiro de Ibiraçu (monge Daiju), outros monges e adeptos leigos.

De acordo com o abade do Mosteiro Zen Morro da Vargem, Daiju Bitti, agora os visitantes poderão realizar suas preces e orações a uma imagem “com alma“.

Maior que o Cristo Redentor

Segundo o abade do mosteiro, o Buda capixaba tem 35 metros de altura. Se levar em consideração o pedestal, chega a 38 metros.

A estátua é maior do que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 30 metros de altura, desconsiderando o pedestal. O Buda de Ibiraçu é o maior do Ocidente e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para uma estátua em Hong Kong, que tem 42 metros.

O monge Daiju disse que a estátua tem atraído aproximadamente cinco mil visitantes por semana ao mosteiro.

O Mosteiro Zen Morro da Vargem está localizado no município de Ibiraçu, ao Norte da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, às margens BR 101, Km 217.

Veja como foi a bela cerimônia de inauguração do monumento:

Que todos os seres possam se libertar!

Gassho.

Talvez te interesse ler também:

Japamala: o que é, para que serve e como usar 

Sadhus: quem são, como vivem e o que podemos aprender com eles? 

O que é TAO e como seus ensinamentos podem beneficiar nossas Vidas 

O que é espiritualidade e como ela pode nos ajudar 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...