©Reprodução/TV Gazeta

Com 35 metros de altura, a 2ª maior estátua de Buda no mundo está no Brasil

Com 35 metros de altura, a 2ª maior estátua de Buda no mundo está no Brasil

A segunda maior estátua de Buda do mundo está localizada no Brasil. Isso mesmo! O monumento foi oficialmente inaugurado em agosto de 2021 e está localizado no Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo.

A estrutura é feita de ferro, aço e concreto, pesa 350 toneladas, mede 35 metros de altura e fica na entrada do Mosteiro Zen Morro da Vargem, que é o maior da América Latina.

A estátua levou mais de um ano para ficar pronta e é a segunda maior estátua de Buda do mundo, ficando atrás apenas do Buda de Leshan, na China, que é considerado patrimônio histórico pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“Abertura dos olhos”

A obra da estátua foi finalizada em 2020, mas devido à pandemia da Covid-19 a inauguração teve que ser adiada e só foi acontecer, oficialmente, em agosto deste ano.

Em dezembro do ano passado, a estátua recebeu um batismo espiritual em cerimônia à distância de acordo com o fundamento do Budismo. A partir da cerimônia, ela já não é uma simples estátua de pedra, mas uma representação “viva” do próprio Buda Sakyamuni, e por isso o nome simbólico de “abertura dos olhos“.

A cerimônia foi realizada no Japão pelo abade superior da escola Zen à qual o Mosteiro Zen do Morro da Vargem (Zenkoji) é ligada, a escola Soto Zen e, simultaneamente, pelo abade do mosteiro de Ibiraçu (monge Daiju), outros monges e adeptos leigos.

De acordo com o abade do Mosteiro Zen Morro da Vargem, Daiju Bitti, agora os visitantes poderão realizar suas preces e orações a uma imagem “com alma“.

Maior que o Cristo Redentor

Segundo o abade do mosteiro, o Buda capixaba tem 35 metros de altura. Se levar em consideração o pedestal, chega a 38 metros.

A estátua é maior do que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 30 metros de altura, desconsiderando o pedestal. O Buda de Ibiraçu é o maior do Ocidente e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para uma estátua em Hong Kong, que tem 42 metros.

O monge Daiju disse que a estátua tem atraído aproximadamente cinco mil visitantes por semana ao mosteiro.

O Mosteiro Zen Morro da Vargem está localizado no município de Ibiraçu, ao Norte da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, às margens BR 101, Km 217.

Veja como foi a bela cerimônia de inauguração do monumento:

Que todos os seres possam se libertar!

Gassho.

Talvez te interesse ler também:

Japamala: o que é, para que serve e como usar 

Sadhus: quem são, como vivem e o que podemos aprender com eles? 

O que é TAO e como seus ensinamentos podem beneficiar nossas Vidas 

O que é espiritualidade e como ela pode nos ajudar 

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *