Kobra presenteia obras ao Instituto Butantan e à Fiocruz por aniversário de 120 anos


O Instituto Butantan fez 120 anos esta semana. Após dar de presente para a sociedade brasileira uma vacina contra o coronavírus, agora foi a vez de o instituto ganhar um presente: um mural do artista visual Eduardo Kobra.

O muralista doou um enorme painel com o tema vacina ao Butantan e, também, à Fiocruz, sediada no Rio de Janeiro, como informou a Tribuna de Minas.

Em sua conta no Instagram, Kobra divulgou um vídeo no qual apresenta as obras, que retratam a esperança motivada pela vacina.

“Vacinar-se, assim que possível, é uma medida de saúde pública e de cidadania. As duas instituições responsáveis pela produção nacional delas [vacinas] completam 120 anos de história justamente em meio a esse momento difícil de pandemia: a Fiocruz celebrou a data o aniversário em maio do ano passado e o Instituto Butantan comemora nesta terça”, explicou o artista.

Kobra acrescentou ainda que:

“Vou presentear ambas com esses trabalhos que fiz meses atrás. A mensagem é uma só: na vacina está nossa esperança. Deixo então a homenagem e a gratidão ao trabalho dos cientistas e de todos os funcionários do Instituto Butantan e da Fiocruz”.

Este mês, Kobra transformou um cilindro de oxigênio inutilizado, que mede de 1m30, em uma nova obra, chamada “Respirar”. Vendida para o movimento UniãoBR por R$ 700 mil, o artista destinou o valor para a instalação de duas usinas de oxigênio no estado do Amazonas.

Sobre essa ação, o artista explicou que “Respirar” expõe a dor da pandemia e alerta para os problemas ambientais na Amazônia.

Parabéns ao artista, ao Instituto Butantan e aos pesquisadores, que dão vida a ele e às pessoas através do seu trabalho!

Talvez te interesse ler também:

É preciso ter fé: Kobra retrata união das nações diante da pandemia do coronavírus

Esta gangorra entre México e EUA vai muito além de um projeto de design

Dama da Liberdade: destroços da explosão em Beirute viram obra de arte




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...