Esta gangorra entre México e EUA vai muito além de um projeto de design


Além de comemorar os decretos assinados pelo novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, norte-americanos e mexicanos também podem se orgulhar de uma premiação que receberam.

Trata-se do prêmio Beazley Design of the Year 2020 do Design Museum de Londres.

Em seu primeiro dia de mandato, Joe Biden assinou dezessete decretos, dos quais um deles contempla a paralisação da construção do muro anti-migrante, ordenado pelo ex-presidente Donald Trump.

Paralelamente a isso, a obra Teeter Totter Wall, instalada temporariamente para permitir que as pessoas na fronteira dos Estados Unidos interajam com as do México, recebeu o prêmio Beazley Design of the Year 2020 do Design Museum de Londres.

A obra projetada pelos arquitetos Ronald Rael e Virginia San Fratello é composta por três gangorras cor-de-rosa, que atravessam o muro de 700 milhas que faz a fronteira entre o México e os Estados Unidos, e foi concluída em julho de 2019.

De acordo com Ronald Rael, o muro tornou-se uma espécie de ponto de encontro, onde pessoas do México e dos Estados Unidos conseguem se relacionar, através de uma brincadeira da infância.

A gangorra mostra que um depende do outro para que haja o movimento.

De uma maneira lúdica, porém muito consciente, fica bem claro que “as ações que ocorrem de um lado têm uma consequência direta do outro”, conforme explicou Rael.

O Beazley Design of the Year 2020 está na décima terceira edição promovida pelo Design Museum de Londres. O anúncio da vitória do Teeter Totter Wall foi feito no dia 19 de janeiro de 2021.

Esta obra demorou 10 anos para ser instalada devido às dificuldades enfrentadas na fronteira. O desafio era projetar uma nova conexão entre as comunidades divididas e isso foi possível através de uma brincadeira infantil, mas que sempre encantou muitos adultos.

Por trás de uma simples brincadeira de criança existe uma grande vitória, que ganhou um gostinho ainda mais especial com o decreto do novo presidente, Joe Biden.

Ou seja, as gangorras cor-de-rosa representam muito mais do que um simples design e mereceram o prêmio com louvor.

Talvez te interesse ler também:

Dama da Liberdade: destroços da explosão em Beirute viram obra de arte

É preciso ter fé: Kobra retrata união das nações diante da pandemia do coronavírus

Genial essa intervenção urbana nos bueiros da cidade




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...