OVNIs existem e podem ser uma ameaça, diz Congresso americano


Muita gente conta ter visto objetos estranhos voando pelo céu no mundo inteiro, e aquela dúvida intrigante que passa pela cabeça é “será mesmo que extra-terrestres existem?“.

Pela primeira vez na história, as autoridades norte-americanas organizaram uma audiência pública sobre os fenômenos aéreos não identificados (denominados em inglês pela sigla UAP – Unidentified Aerial Phenomena), conhecidos por nós como OVNIs.

A audiência seguiu-se a um relatório não confidencial emitido por uma força-tarefa do Departamento de Defesa em junho passado e ao estabelecimento de um escritório permanente de UAP no Pentágono, como reporta a NBC News.

OVNIs existem e podem ser uma ameaça

Finalmente o Congresso norte-americano começou a levar o assunto OVNIs a sério, mas infelizmente o vem tratando quase que inteiramente como uma questão militar.

O subsecretário de Defesa dos EUA para Inteligência e Segurança, Ronald Moultrie, ressaltou que o fenômeno pode representar “riscos potenciais” ao país. Ele disse:

“Sabemos que nossos militares encontraram fenômenos aéreos não identificados e, como os UAPs representam riscos potenciais de segurança de voo e segurança geral, estamos comprometidos com um esforço concentrado para determinar suas origens”..

Para a Comissão do Comitê de Inteligência da Câmara, órgão que supervisiona as questões de segurança nacional dos EUA, os OVNIs devem ser analisados ​​de forma minuciosa e científica.

A audiência ocorreu após um relatório documentar mais de 140 casos de fenômenos aéreos não identificados em 2021.

Dos 140 casos reportados, 18 relatos são de “padrões incomuns de movimento ou de características de voo“.

Isso pode significar, por exemplo, objetos que apareceram voando sem nenhum tipo de propulsão ou com velocidade acima das capacidades tecnológicas encontradas atualmente.

Os OVNISs podem ser extraterrestres?

Desde pelo menos a Segunda Guerra Mundial, os pilotos norte-americanos relatam avistamentos estranhos de aeronaves, mas o relatório do ano passado se concentrou nos incidentes testemunhados, e ainda assim, os resultados foram decepcionantes, dado que não concluem se os objetos voadores vistos poderiam ser de origem sobrenatural (ou seja, extra-terrestre), mesmo que a grande maioria dos avistamentos tenha sido testemunhada como objetos cuja natureza “não poderiam ser desse mundo”.

A audiência pública histórica foi tão inconclusiva quanto o relatório do ano passado.

O governo norte-americano listou cinco possíveis explicações para esses OVNIs:

  1. Objetos dispersos no ar — podem ser pássaros, balões ou mesmo sacos plásticos que enganam radares
  2. Fenômenos atmosféricos naturais — cristais de gelo, vapor ou até flutuações térmicas que acabam captados por equipamentos infravermelhos;
  3. Tecnologias em desenvolvimento — inclui sistemas ainda confidenciais desenvolvidos pelo governo ou por empresas americanas;
  4. Sistemas estrangeiros adversários — tecnologias desenvolvidas em países como Rússia e China, citados nominalmente pelo relatório dos EUA;
  5. Outros — segundo o governo norte-americano, alguns fenômenos relacionados aos OVINIs necessitam de novos conhecimentos científicos para serem analisados, com novas tecnologias.

Ou seja, as mais altas autoridades de inteligência dos EUA parecem não ter explicação exata sobre a natureza e origem desses objetos.

A pergunta que todos querem saber

De onde os OVNIs vieram?

Se as autoridades americanas querem respostas, é preciso alta tecnologia para descobrir o que são estes objetos, ou seja, alto investimento.

As gravações mostram que eles exibem velocidade e capacidade de manobra que excedem a tecnologia de aviação conhecida e sem meios visíveis de propulsão ou superfícies de controle de voo.

Para astrônomos e especialistas, perguntas extraordinárias exigem financiamento extraordinário.

A sessão foi a primeira audiência aberta no Congresso sobre o assunto desde que a Força Aérea dos EUA encerrou um programa inconclusivo sobre OVNIs em 1969, o Projeto Livro Azul.

Talvez te interesse ler também:

Alô alô, aqui quem fala é da Terra: cientistas tentam entrar em contato com alienígenas 

Mistérios do Universo: farol celestial permanece desconhecido

Que foto a NASA tirou no dia do seu aniversário? Descubra com o #Hubble30

O Sol visto de perto: o espetáculo de um supertelescópio

Síndrome de Kessler: o lixo espacial vai causar tilt na Terra




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...