Alô alô, aqui quem fala é da Terra: cientistas tentam entrar em contato com alienígenas


Alô, alô marciano! Tentativa de contato: mensagem TRAPPIST-1 será enviada para possíveis civilizações alienígenas. Você ainda duvida que existe vida fora da Terra?

Extraterrestres inteligentes

Segundo dois cientistas da Universidade de Nottingham, existem pelo menos 36 civilizações de alienígenas inteligentes em nossa galáxia.

Eles montaram um projeto e tentarão entrar em contato com os alienígenas relatando a posição da Terra.

Mensagens para contatar civilizações hipotéticas de alienígenas inteligentes no espaço estão sendo preparadas.

Comunicação

A tentativa de comunicação contendo dados científicos e amostras de música será transmitida para um sistema estelar a 39 anos-luz da Terra, na esperança de iniciar uma conversa com uma inteligência alienígena avançada.

A mensagem é apenas a segunda a ser transmitida pela organização Messaging Extraterrestrial Intelligence (METI), com sede em São Francisco.

METI

Ao contrário do grupo de busca por inteligência extraterrestre (SETI), o METI visa contatar proativamente outras civilizações, em vez de apenas ouvir evidências delas.

O envio de tais mensagens requer transmissores extremamente poderosos porque a força do sinal, mesmo quando bem focalizado, diminui rapidamente em força nas enormes distâncias exigidas.

Douglas Vakoch do METI diz que a transmissão será formada a partir de pulsos curtos enviados em quatro fases diferentes da mesma frequência.

O início será uma série de rajadas para identificá-la como uma mensagem artificial, e então passará a descrever a contagem simples, apresentar detalhes da tabela periódica e retransmitir representações de átomos, antes de incluir várias amostras musicais.

De acordo com cálculos, acredita-se que em cerca de 300 milhões de planetas potencialmente habitáveis ​​presentes na Via Láctea exista vida e que, pelo menos em alguns casos, ela possa ter evoluído para extraterrestres inteligentes.

Mensagem Arecibo

O projeto semelhante, que é o contato com alienígenas através de mensagens especiais, foi a famosa “mensagem de Arecibo”, enviada em 1974 pelo Observatório de Arecibo em Porto Rico.

Nesse caso os cientistas prepararam uma mensagem de rádio baseada em código binário para transmitir informações básicas sobre o ser humano, biologia, matemática etc.

Foi enviado para o aglomerado estelar globular M13 localizado a 25 mil anos-luz da Terra, uma das mais ricas em estrelas de todos os tempos e, por isso, provavelmente também exista planetas potencialmente habitados por civilizações extraterrestres.

Mesmos com as enormes distâncias, uma eventual resposta alienígena poderia nos alcançar em dezenas de milhares de anos.

Em 2023, será enviado “The Beacon in the Galaxy“, uma mensagem em código binário herdeira da mensagem de Arecibo.

Para enviá-lo, os cientistas usarão o maior radiotelescópio do mundo, um gigante de 500 metros de diâmetro localizado na China.

Desta vez o alvo serão milhões de estrelas localizadas entre 10 mil e 20 mil anos-luz da Terra, perto do coração da Via Láctea.

A mensagem incluirá detalhes sobre a composição bioquímica da vida, imagens estilizadas de mulheres, homens e DNA, e informações sobre o Sistema Solar.

Civilizações extraterrestres

Conforme especificado por Chris Impey, professor de astronomia da Universidade do Arizona, dois grupos de cientistas estão planejando novas mensagens a serem enviadas para hipotéticos “vizinhos” de civilizações extraterrestres.

O primeiro será enviado por pesquisadores da Goonhilly Satellite Earth Station, na Inglaterra, para o sistema estelar TRAPPIST-1.

Sete planetas semelhantes à Terra orbitam em torno desta estrela, em três dos quais pode haver água líquida (eles estão localizados na zona habitável).

Três desses pequenos mundos estão dentro da chamada zona Cachinhos Dourados, onde a água pode permanecer líquida e potencialmente sustentar a vida.

Eles são atualmente o melhor lugar para procurar organismos vivos (e vida inteligente) no espaço, razão pela qual foram escolhidos como alvo por cientistas britânicos.

A “apenas” 39 anos-luz da Terra, estima-se que uma eventual resposta alienígena pode ocorrer em menos de 80 anos.

A mensagem será enviada em 4 de outubro da Goonhilly Satellite Earth Station em Cornwall, Reino Unido, para TRAPPIST-1 .

A localização do nosso planeta também será indicada na mensagem para TRAPPIST-1.

Será que é uma boa ideia?

Entenda melhor:

 

Talvez te interesse ler também:

Previsões 2022: nova pandemia, invasão alienígena, tsunami e fome 

A previsão de Baba Vanga para Putin, Rússia e Ucrânia 

Pentágono confirma a autenticidade das imagens de OVNIs registradas durante missões aéreas




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...