O Sol visto de perto: o espetáculo de um supertelescópio

O Sol visto de perto: o espetáculo de um supertelescópio

Já imaginou poder ver o Sol bem de perto? Isso já possível com um supertelescópio, capaz de registrar os movimentos feitos pela estrutura solar, onde o que parecem “pequenas placas”, medem aproximadamente 30 quilômetros.

O DKIST, ou Telescópio Solar Daniel K Inouye, será lançado nesta semana em uma missão espacial e já mostrou que é capaz de registrar detalhes da superfície solar. Segundo noticiou o site BBC News Brasil, o supertelescópio está posicionado no topo do vulcão Haleakala, no Havaí. Seu espelho principal mede 4 metros e é considerado o maior do mundo.

Os cientistas criaram o DKIST para estudar o campo magnético e o funcionamento do Sol. As imagens capturadas até então, são tão perfeitas que é possível observar detalhes da estrutura solar. As “pequenas placas” parecem células e fazem o movimento de convecção, que é a transmissão de calor entre massa de gás quente e plasma. Esse processo provoca a emissão de partículas eletromagnéticas que interferem em satélites, aeronaves, comunicação de rádio e redes elétricas.

O DKIST é administrado por Matt Mountain, presidente da Associação de Universidades para Pesquisas Astronômicas. O intuito dele é poder prever o clima espacial, assim como ocorre com o clima terrestre, pois estão 50 anos atrasados em relação a isso.

Com o objetivo de enviar imagens dos polos do Sol à Terra, o DKIST será lançado nesta semana na Flórida, como um complemento da sonda Solar Orbiter (SolO). Juntos eles vão capturar imagens bem mais próximas do Sol, mesmo a uma distância de 42 milhões de quilômetros.

O lançamento da sonda SolO e do telescópio DKIST está previsto para o dia 7 de fevereiro, às 23h15 em Cabo Canaveral, Flórida (1h do dia 8 no Brasil).

Talvez te interesse ler também: 

Sol, o astro regente de 2020: siga com coragem, siga com o coração!

Entre mais de 360 mil propostas, Tupi e Guarani serão nomes de estrela e planeta

Síndrome de Kessler: o lixo espacial vai causar tilt na Terra

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *