Fanatismo religioso e outros fanatismos: significados, causas e exemplos


Vivemos em tempos marcados por muita polarização, divisão, segregação e partidarismo, com gente fanática que briga feio seja por causa de política, futebol ou religião.

Neste conteúdo será abordado o fanatismo religioso, porque é devido a esse tipo de extremismo psicológico, que o mundo vem testemunhando o que está acontecendo atualmente no Afeganistão, mas que também ocorre no dia a dia através do preconceito, discriminação e até agressividade para com aqueles que não têm as mesmas crenças e religiões.

Entenda melhor o que é fanatismo religioso, como se manifesta e outras questões relacionados à esse mal que aflige a humanidade.

O que é fanatismo religioso?

O fanatismo religioso é a forma excessivamente centrada e obsessiva de seguir uma doutrina religiosa, não dando espaço para outras expressões de fé, nem margem para a tolerância.

Aquele que é afetado pelo fanatismo religioso entende que a única verdade está na religião que segue e na crença que professa, os demais  credos estão todos errados e desencaminhados da vida espiritual.

Do fanatismo religioso nasce o fundamentalismo religioso, através do qual há quem mate e morra pela religião.

Como é um fanático religioso?

O fanatismo religioso é robustecido e movido pelo orgulho que, por sua vez, faz o fanático sentir que por meio de sua religião, ele tem a verdade, a honra e a glória, e com isso se sente superior aos demais.

O orgulho e a vaidade de ser adepto de uma determinada religião, ou de ser um líder religioso, alimenta o ego espiritualizado e, daí, advém o fanatismo religioso ou a mitomania (considerar-se como um deus).

Características: como identificar um fanático religioso?

É possível identificar traços psicológicos e comportamento de fanatismo religioso através das atitudes de uma pessoa.

Algumas características que se sobressaem de um fanático religioso podem ser:

  • reatividade às pessoas contrárias à sua religião
  • necessidade de controle para que as pessoas se encaixem em suas crenças
  • falta de flexibilidade para aceitar outras formas de pensar e ver a vida
  • autoritarismo e imposição para que seus familiares e amigos frequentarem sua igreja
  • intolerância religiosa
  • arrogância frente a quem não compartilha da sua crença religiosa
  • tendência a se afastar e discriminar quem não compartilha da mesma religião
  • pontos de vistas radicais e absolutistas, não dando espaço para troca de ideias e visões

Como nasce o fanatismo religioso?

O fanatismo pode ser desencadeado por fatores emocionais, transtornos mentais e desequilíbrios psicológicos.

Pode ser também uma forma de suprir a falta de segurança, apoio e amor que não se teve na infância e, como compensação, a pessoa busca se afirmar na religião.

Outra possibilidade é da pessoa buscar através do fanatismo religioso uma âncora, por ter dificuldade de se firmar e realizar na vida.

Pessoas com baixa autoestima, carentes e sem autoconfiança têm a tendência a se embrenhar no fanatismo religioso como forma de autoafirmação. Buscam na religião o que não conseguem encontrar dentro de si mesmas.

O que o fanatismo religioso pode causar?

O fanatismo religioso já causou e vem causando muitos problemas de relacionamento, convívio social e sectarismo. Entretanto, de maneira mais grave pode provocar terrorismo, perseguição, violência e extermínio contra aqueles que não professam a mesma fé.

Exemplos históricos de fanatismo religioso

Existem vários exemplos históricos da intensidade que pode alcançar o fanatismo religioso, tais como:

  • Na Idade Média, a igreja Católica perseguia, julgava e condenava à morte na fogueira, aqueles que não seguissem os seu dogmas (a inquisição)
  • As Cruzadas, entre séculos XI e XII, também foram expressão de fanatismo religioso, que teve como consequência as guerras religiosas entre cristãos, judeus e mulçumanos pelo domínio de Jerusalém, considerada terra sagrada para estes três povos, e por isso tão  disputada por eles.
  • O fundamentalismo religioso tem sido efeito do fanatismo e causa do terrorismo e conflitos no Oriente Médio.

Esse fundamentalismo religioso vem sendo provocado pela distorção dos preceitos islâmicos, levados ao extremo por fanáticos que não aceitam outras ramificações do Islamismo e até matam quem consideram como inimigos do Islã.

Atualmente, vemos efeitos desse fundamentalismo com o que vem acontecendo no Afeganistão, em virtude da invasão Talibã.

Estes são alguns exemplos históricos, dos estragos e desavenças que o fanatismo religioso pode causar indo na contramão dos ensinamentos de amor, paz e fraternidade, dados pelos mestres que foram a inspiração para o surgimento das principais religiões.

Tipos de fanatismos

Além do fanatismo religioso, existem outros tipos de fanatismo que também podem trazer prejuízos físicos, morais, éticos e psicológicos nos seres humanos.

Fanatismo artístico

Esse tipo de fanatismo é muito comum e é expresso por pessoas que idolatram celebridades, a ponto de chegarem a viverem 24 por dia, em função de seus ídolos.

Fanatismo esportivo

Esse fanatismo já desencadeou muitas brigas e até mortes por causa de times de futebol principalmente.

Fanatismo político

No Brasil, temos o exemplo desse tipo de fanatismo através da Internet que virou palco de guerra entre quem é da esquerda e da direita, trocando ofensas e excluindo quem não concorda com determinado político ou partido. Mas o problema não é só brasileiro, o mundo inteiro vem percebendo essa dicotomia.

Fanatismo ético

Por mais que seja louvável defender uma ética visando um bem maior, há que se ter cuidado para não rotular, excluir e condenar os que não têm a mesma compreensão e visão, ou se sentir superior aos demais. Dessa forma, em vez de inspirar e ser exemplo, corre-se o risco de afastar as pessoas de um ideal por um mundo melhor.

Como se libertar do fanatismo religioso?

É de vital importância detectar a o início de um fanatismo religioso ou qualquer outro tipo de fanatismo. E nisso, o saber e o conhecimento podem ajudar. É essa a proposta deste conteúdo.

Contudo, não basta só ter conhecimento de como se expressa o fanatismo, é necessário uma forma inteligente de detectá-lo para não se deixar levar por sua influência. Para isso, é necessário a auto-observação.

Através da auto-observação é possível flagrar detalhes de fanatismo e assim reverter essa situação colocando o oposto, ou seja, quando vier a tentação de se achar superior aos demais e o dono da razão, contrapor a essa ideia o oposto, isto quer dizer, entender que não é uma crença ou religião que nos torna melhor que ninguém.

Enquanto o orgulho alimenta o fanatismo religioso, a verdadeira humildade o enfraquece.

Sempre que o fanatismo assombrar, é necessário por a luz da humildade nele.

Meditar e aumentar a lucidez também são formas para enxergar o que está por trás do fanatismo.

Um dos piores efeitos do fanatismo é levar o ser humano a agir de forma irracional e tola.

Quanto mais a pessoa se autoconhece e eleva a sua espiritualidade, menos se torna suscetível ao fanatismo, seja ele qual for.

E  por falar em autoconhecimento, confira os conteúdos:

Ganhe anos-luz de sabedoria conhecendo a dimensão do universo e a importância do ser humano

Estoicismo, a Filosofia do Viver em Paz. 10 Ensinamentos para a Vida

Pathwork, o Trabalho do Caminho que nos liberta das máscaras sociais

Talvez te interesse ler também:

Método Self-Healing: a cura que vem do movimento e consciência corporal

Gentileza, Bondade, Compaixão – Qualidades Inatas que Precisamos Treinar para não Esquecermos

A importância e o poder da PACIÊNCIA. Como ser paciente nas horas certas




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...