Na Holanda: a primeira do mundo a proibir publicidade de carne


Nenhum anúncio ou publicidade vendendo carne. Em Haarlem, na Holanda, as autoridades esperam que a proibição de propagandear o consumo de carne tenha um impacto ambiental positivo. Esta é a primeira cidade do mundo a fazer isso.

As autoridades de Haarlem, cidade localizada a 20 quilômetros a oeste de Amsterdã, aprovaram uma lei que visa ajudar a reduzir o o impacto das mudanças climáticas através da diminuição do consumo de carne.

Naquela cidade, a carne entrou para a lista dos produtos considerados prejudiciais ao meio ambiente e catalizador da mudança climática. Assim, quem passar por lá não verá em outdoors, paradas de ônibus e outros espaços públicos, alguma publicidade relacionada ao consumo de carne.

Haarlem é uma cidade bastante turística, sendo capital da província da Holanda do Norte, muito visitada por quem vai à Holanda assistir ao Grande Prêmio de Fórmula 1 em Zandvoort.

Dando o exemplo

Sendo pioneira nesse tipo de proibição, as autoridades locais esperam dar o exemplo ao mundo. Mas não foi de propósito não.

Ziggy Klazes, vereadora do partido GroenLinks que propôs a lei, disse que não sabia que a cidade seria a primeira do mundo a aplicar tal política:

“Não podemos dizer às pessoas que há uma crise climática e incentivá-las a comprar produtos que fazem parte da causa”, disse a vereadora.

“Claro, há muitas pessoas que acham a decisão ultrajante e paternalista, mas também há muitas pessoas que acham que está tudo bem.

Carnívoros, a quantidade de carne consumida na Holanda atualmente é de 89,3 quilos por pessoa, acima da média global.

O novo cigarro!

Será que outras cidades, estados e países seguirão o exemplo? Será que esse tipo de proibição funciona?

Um estudo muito interessante a esse respeito fala sobre os carnívoros por dissociação. O estudo analisou que, em restaurantes, os consumidores são menos propensos a consumirem carne quando o menu contém fotos de animais vivos, em vez da carne pronta no prato.

Um outro estudo ainda descobriu que “exibir mensagens ambientais cuidadosamente enquadradas nos menus dos restaurantes pode aumentar significativamente a aceitação dos clientes por pratos de baixa emissão de carbono e ricos em plantas”.

A carne é o novo cigarro! Talvez comecem a fazer propaganda contra e proibir propaganda a favor, até chegar ao ponto em que as pessoas se sentirão envergonhadas por consumir carne.

Fontes:

  1. The National News
  2.  The Guardian
  3. WRI

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Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


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