Capital da Finlândia dá adeus à carne em eventos públicos


Vem da Finlândia um grande exemplo de combate à mudança climática. A capital Helsinque acaba de estabelecer uma medida para reduzir o consumo de carne, um dos maiores causadores da mudança climática.

Tal medida visa reduzir a emissão de gases do efeito estufa, rumo à meta de se tornar um país neutro em carbono, até 2035.

Um país com alto consumo de carnes tendo que ajustar seus hábitos

A população da Finlândia é por tradição adepta ao consumo de carnes, porém, a partir de janeiro de 2022, os eventos públicos realizados na capital Helsinque, como reuniões, seminários, workshops e demais eventos, não poderão ter a oferta de alimentos à base de carnes.

Tais refeições serão substituídas para os participantes por pratos vegetarianos, legumes e frutas, ou por peixes capturados de forma responsável.

Entretanto essas regras não se aplicam ainda às refeições servidas nas escolas e nos locais de trabalho.

O objetivo da medida

O objetivo principal da medida, é juntamente com outras que estão sendo adotadas no país, o de alcançar a neutralidade de emissão de carbono na atmosfera, e assim se tornar um dos primeiros países com emissão zero.

E como a pecuária é uma das atividades que mais contribui na emissão dos gases de efeito estufa – por causa do metano emitido pelo gado e pelo desmatamento que emite CO2 – a redução do consumo de carne é uma das ações mais fáceis e eficazes para reduzir a emissão desses gases causadores do aquecimento global e da mudança climática.

Brasil podia seguir o exemplo!

Saiba mais: 

Talvez te interesse ler também:

Carne de laboratório: como e do que é feita? Você comeria?

Por que você deve AGORA parar de comer carne de vitela

Mais de 100 países se comprometem a reduzir emissões de metano até 2030 

Para reduzir aquecimento global, vacas aprendem a usar o banheiro

Segundo estudo do Inpe, Amazônia já emite mais CO2 do que absorve




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...