Segundo estudo do Inpe, Amazônia já emite mais CO2 do que absorve


A floresta Amazônica tem um importante papel de absorver uma quantidade de CO2, ajudando a regular a temperatura global.

Com muito pesar, uma má notícia: segundo estudo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a Amazônia está emitindo mais CO2 do que absorvendo.

O desmatamento e as queimadas são os principais motivos para que a floresta, de sorvedouro, agora seja emissora de carbono.

Um caminho sem volta

590 sobrevoos foram realizados em quatro regiões medindo as concentrações de CO2 e CO da Amazônia entre 2010 e 2018. O estudo liderado pela pesquisadora Luciana Gatti do Inpe e publicado na revista Nature, conclui que a floresta cruzou um “ponto de não retorno”.

Desde 2019, a explosão do desmatamento e das queimadas oferece um caminho sem volta. Os impactos das mudanças climáticas estão causando a diminuição da ação da Amazônia como sorvedouro de CO2.

As taxas da temperatura e do clima têm mudado abruptamente. Com menos chuva a região fica mais seca, a umidade aumenta e mais incêndios podem ocorrer. As árvores que estão sendo derrubadas e as queimadas provocadas intencionalmente para o uso da terra na agricultura, são algumas das irregularidades cometidas pelo ser humano que influenciam diretamente para este cenário lamentável.

A Amazônia está sendo atacada violentamente pela ação humana: os recursos naturais estão se perdendo, animais estão sendo mortos e desaparecendo, as comunidades indígenas estão sendo assassinadas.

Se faz necessário interromper imediatamente a destruição do bioma mais biodiverso do país. É só o primeiro passo para o controle do clima terrestre.

Talvez te interesse ler também:

O Planeta pede socorro: concentração de gases de efeito estufa atinge recorde 

Relatório sobre clima global alerta para extinção da humanidade 

Por um mundo melhor: festival Path Amazônia terá mais de 70 horas de conteúdo online em prol do meio ambiente




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...